Seu questionamento é muito interessante, Leandro.
Se entendi bem, passei por uma situação parecida quando tive que listar TODAS as informações de um nível, sem ter que associar cada nova consulta com um sub-detalhe. Vou dar um exemplo do meu caso:
No relatório a ser criado, deveriam constar as seguintes informações:
>> contrato [informações gerais]
>> associado [mostrar todos os associados]
>> serviços [mostrar todos os serviços DO CONTRATO]
>> outros níveis
Isso é diferente da visão:
contrato [informações gerais]
associado [mostrar cada associado]
serviços [mostrar todos os serviços DE CADA ASSOCIADO]
No meu caso, como o relatório era bastante personalizado, cheguei à conclusão de que a melhor forma de resolver seria através do componente Matriz; e foi o que fiz. Depois disso, passei a utilizá-lo nos casos similares. Me surpreendi com o que era possível fazer.
Importante mencionar:
1. Estava usando a versão 11.82, que possuía alguns problemas, mas funcionava relativamente bem [com uns ajustes que fiz]. Na versão 12, o suporte da Totvs, simplesmente me disse que "Na versão 12.1.9 não possui mais o campo de Ligação de dados na matriz." , quando percebi que esse componente não funcionava de jeito nenhum.
2. Como mencionei acima, o relatório era bastante personalizado e outros fatores ajudaram na escolha desse componente.
Fiquem à vontade para opinar, inclusive discordando do ponto de vista.
Abraços!