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Anderson

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Recém-Chegado

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Reputação

  1. Pessoal, tudo bem com todos? É muito comum observarmos que em alguns projetos o consultor(a) de implantação pode acabar exercendo também a função de instrutor(a). Apesar de termos ciência plena de que são profissionais com perfis distintos, abaixo estão algumas dicas para aqueles que um dia possam se ver diante da platéia. Resumo dos Erros mais comuns cometidos em oratória. Contato visual ao ambiente e pessoas, quando fala: • Olhar demasiadamente para o chão; • Olhar demasiadamente para o teto; • Olhar demasiadamente para qualquer ponto(vago) no ambiente; • Olhar para um só elemento do grupo. Modo de falar: • Tom de voz muito alto ou muito baixo; • Voz sem modulação; • Falar rápido demais; • Falar devagar demais; • Ser dono da verdade; • Usar ‘EU’ demais ou exemplos pessoais; • Vícios de linguagem - né , tá , assim , então; • Erros de concordância. Postura (comportamento) no ambiente, ao falar: • Ficar parado todo o tempo; • Ficar andando demasiadamente de um lado para o outro; • Não saber usar a ponteira (abrir e fechar); • Entrar no treinamento de cigarro aceso; • Criticar as condições do treinamento; • Não seguir /fazer referências ao material didático do treinamento; • Porte inadequado; - mascando chicletes, - vestuário inadequado, etc... • Não usar adequadamente os recursos audiovisuais; - fora de foco, - na frente, - quadro rabiscado, - deixar material no quadro já discutido; Desculpas: • Declarar que não teve tempo de preparar o treinamento; • Declarar que a carga horária do treinamento é insuficiente; • Declarar que o material didático não é adequado; • Declarar que está ali para aprender com os participantes; • Declarar que está nervoso. Despreparo: • Não se preparar adequadamente; • Não se apresentar; • Material visual fora de ordem. Características de um grupo bem-sucedido em treinamento (O instrutor precisa levar em consideração) •Atmosfera descontraída; •Todos os membros estão engajados nas discussões; •A discussão não é pessoal, mas objetiva; •O objetivo foi claramente definido e é compreendido e aceito por todos os membros do grupo; •A atmosfera é informal. Qualquer contribuição é aceita e recebe a devida consideração; •Todas as opiniões são discutidas, nenhuma é deixada de lado ou reprimida; •Todos os participantes devem manifestar livremente as suas opiniões; • Ao término de cada aula há avaliação de reação.
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