Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×

Auxílio com parametrizações no Ponto


Bruno Cavalcanti

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  40
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  298
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   6
  • Pontos/Conquistas:  1.896
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline

Boa noite pessoal,

Alguém que já parametrizou o Chronus consegue me dar o caminho das pedras para um ou mais dos seguintes casos?

Obs: Utilizo a versão 11.11.30 do RM Chronus.

1. Como lido com duas ocorrências (de tipos de diferentes) no mesmo dia. Ex. Trabalhou de manhã e foi ao médico a tarde. Como os colegas lidaram com isso? Deixaram as batidas de manhã normalmente e o lançamento do atestado de meio período a tarde? (Presença e ausencia no mesmo dia)

2. Tentei separar atraso de saída antecipada pelos recursos do sitema e não consegui. Só é possível fazê-lo por fórmula? Alguém já a fez? (Ex. Funcionário deveria sair as 18 e sai as 17:50. O sistema gera 00:10 de atraso. Gostaria que ele gerasse 00:10 de saída antecipada.)

3. Como o Chronus lida com os colaboradores que são transferidos de filial no Labore (seja provisório ou permanente)? Onde parametrizo essa situação e qual a melhor forma de fazê-lo?

4. Como parametrizar para o sistema não aceitar compensação de Hora Extra qndo o funcionário não tiver saldo suficiente. (Só pode usar o BH se ele for suficiente para o período de ausência). Ex.:Funcionário tem BH de 10 horas e quer tirar 2 dias (16 horas). O sistema não pode liberar. Só libera a compensação se o saldo for suficiente.

5. Como tratar batida ímpar (Bateu as 4 normais do dia, e mais uma sem querer. Ficou por exemplo, saída as 18:01 e 18:02). Considerando sempre a portaria 1510 que proibi inserir / excluir batidas manualmente, como devo proceder neste caso?

De antemão obrigado!

Editado por Bruno Cavalcanti
  • Gostei 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  24
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  165
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Olá Bruno, vou tentar te ajudar conforme entendi e como venho fazendo por aqui.

1. Nesses casos é isso mesmo, quando for atestado ele irá abonar o atraso ou falta daquele dia, como ele trabalhou acontece do funcionário passar mal e ausentar-se do trabalho justifincando com um atestado médico.

2. Isso acredito que seja fórmula mesmo, ainda não vi esse evento até porque no final para a movimentação é tudo atraso e o que você quer é para visualização do cliente.

3. Por aqui demitimos o funcionário e readimitimos na outra filial/empresa com o motivo transferência, aqui geralmente é permanente essa situação ou demora anos para o retorno.

4. Você pode trabalhar com a compensação manual mas precisa verrificar por período.

5. Existe um campo em Opções/Parâmetros/TOTVS Automação de Ponto ou Chronus onde em cada parâmetro cadastrado você deve verificar na aba Considerações-->Gerais-->Tempo mínimo entre batidas, aqui você pode determinar uma tolerância entre uma batida e outra, aconselho utilizar até no máximo 10min pois segundo CLT a tolerância diária é de 10min para os registros sem contabilizar hora extra.

Espero ter ajudado em algo, abraço!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  40
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  298
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   6
  • Pontos/Conquistas:  1.896
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline

Anderson, muito obrigado pelas dicas!

Vou criar a fórmula que separa atraso e saída antecipada e disponibilizo para você e o pessoal do fórum.

Aproveitando, tenho novos problemas para quebrar a cabeça. Veja se consegue me ajudar em algo:

1. A chefia imediata utiliza o RM Portal para abonar o ponto de seus subordinados. Mas não consigo cadastrar uma opção importante, que seria dar autonomia para o chefe decidir se descontará a ocorrência do salário do colaborador ou se abonará. Por exemplo: funcionário tem 01:32 de atraso. Ao clicar nessa ocorrência, gostaria que o chefe tivesse a opção de descontar do salário, descontar do Banco de horas ou simplesmente abonar.

2. Como configuro para que uma falta de meio período desconte o DSR do colaborador?

3. Para um funcionário que trabalha 8 horas por dia, em dois turnos de 4 horas, preciso que um atraso de 4 horas ou mais se transforme na ocorrência de Falta e não atraso. Seria uma regra mais ou menos assim: "Quando o atraso for maior ou igual a metade da sua jornada de trabalho, a ocorrência deverá mudar de atraso para falta e descontar o DSR)

4. É possível retirar o campo histórico que sai no espelho de ponto?

5. Terei algum problema com algum outro parâmetro se eu alterar os nomes de ocorrências padrão do sistema para "licença inss" e "atestado médico"? Não gosto dos nomes atuais, onde ele mantém afastamento tanto para o atestado quanto para o Inss.

Mais uma vez obrigado!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  40
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  298
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   6
  • Pontos/Conquistas:  1.896
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline

Anderson, muito obrigado pelas dicas!

Vou criar a fórmula que separa atraso e saída antecipada e disponibilizo para você e o pessoal do fórum.

Aproveitando, tenho novos problemas para quebrar a cabeça. Veja se consegue me ajudar em algo:

1. A chefia imediata utiliza o RM Portal para abonar o ponto de seus subordinados. Mas não consigo cadastrar uma opção importante, que seria dar autonomia para o chefe decidir se descontará a ocorrência do salário do colaborador ou se abonará. Por exemplo: funcionário tem 01:32 de atraso. Ao clicar nessa ocorrência, gostaria que o chefe tivesse a opção de descontar do salário, descontar do Banco de horas ou simplesmente abonar.

2. Como configuro para que uma falta de meio período desconte o DSR do colaborador?

3. Para um funcionário que trabalha 8 horas por dia, em dois turnos de 4 horas, preciso que um atraso de 4 horas ou mais se transforme na ocorrência de Falta e não atraso. Seria uma regra mais ou menos assim: "Quando o atraso for maior ou igual a metade da sua jornada de trabalho, a ocorrência deverá mudar de atraso para falta e descontar o DSR)

4. É possível retirar o campo histórico que sai no espelho de ponto?

5. Terei algum problema com algum outro parâmetro se eu alterar os nomes de ocorrências padrão do sistema para "licença inss" e "atestado médico"? Não gosto dos nomes atuais, onde ele mantém afastamento tanto para o atestado quanto para o Inss.

Mais uma vez obrigado!

Encontrei a solução de algumas apenas com parametrizações simples do próprio chronus. (se alguém precisar me pergunte)

Porém ainda preciso de ajuda com as questões 1 e 3.

Obrigado!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  29
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  198
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Prezado,

Aqui tinhamos o mesmo problema, e resolvemos quando criamos um abono com comportamento de desconto. Criei um abono com o evento de atraso associado, chamado ATRASO DESCONTADO.

Aproveitando o ensejo. Gostaria de saber se alguém tem uma solução para fazer com que quando o associado seja admitido fique automaticamente obrigado a registrar o ponto.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  2
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  20
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Boa Tarde Anderson,

Vc podería disponibilizar a fórmula?

Desde já agradeço.

Anderson, muito obrigado pelas dicas!

Vou criar a fórmula que separa atraso e saída antecipada e disponibilizo para você e o pessoal do fórum.

Aproveitando, tenho novos problemas para quebrar a cabeça. Veja se consegue me ajudar em algo:

1. A chefia imediata utiliza o RM Portal para abonar o ponto de seus subordinados. Mas não consigo cadastrar uma opção importante, que seria dar autonomia para o chefe decidir se descontará a ocorrência do salário do colaborador ou se abonará. Por exemplo: funcionário tem 01:32 de atraso. Ao clicar nessa ocorrência, gostaria que o chefe tivesse a opção de descontar do salário, descontar do Banco de horas ou simplesmente abonar.

2. Como configuro para que uma falta de meio período desconte o DSR do colaborador?

3. Para um funcionário que trabalha 8 horas por dia, em dois turnos de 4 horas, preciso que um atraso de 4 horas ou mais se transforme na ocorrência de Falta e não atraso. Seria uma regra mais ou menos assim: "Quando o atraso for maior ou igual a metade da sua jornada de trabalho, a ocorrência deverá mudar de atraso para falta e descontar o DSR)

4. É possível retirar o campo histórico que sai no espelho de ponto?

5. Terei algum problema com algum outro parâmetro se eu alterar os nomes de ocorrências padrão do sistema para "licença inss" e "atestado médico"? Não gosto dos nomes atuais, onde ele mantém afastamento tanto para o atestado quanto para o Inss.

Mais uma vez obrigado!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  24
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  165
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Boa Tarde Anderson,

Vc podería disponibilizar a fórmula?

Desde já agradeço.

Oi Adriana.

Infelizmente não tenho uma fórmula, fazemos o tratamento dependendo da ocorrência conforme o Chronus disponibiliza. Lembro que ele possui a opção na forma de abonar como "em faixas" e "total de horas" você pode verificar essa opção em Opções/Parâmetros/TOTVS Automação de Ponto ou Chronus.

Se o Bruno tiver achado a fórmula seria interessante também, já que para os gestores fica mais fácil compreender certas situações.

Abraço.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  49
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  219
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  1.587
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Leandro,

Pelo que entendi, você deseja que ao cadastrar o funcionário no RM LABORE, ele automaticamente apareça no RM CHRONUS como funcionário que bate ponto, sem que seja necessário que o usuário faça a tarefa de dizer isso.

Se for realmente isso, sim, é possível, mas apenas usando recursos do banco de dados, pois o sistema não dá esta opção nativamente (até a 11.20 pelo menos).

Você pode fazer isso pelo BD usando uma trigger associada à tabela PFUNC (quando esta receber inclusões) ou uma stored procedure associada a um job que periodicamente seja executado.A tarefa consistirá basicamente em inserir um registro na tabela APARFUN, que é a tabela que recebe o registro quando o funcionário passa a bater ponto.

Abraço.

Prezado,

Aqui tinhamos o mesmo problema, e resolvemos quando criamos um abono com comportamento de desconto. Criei um abono com o evento de atraso associado, chamado ATRASO DESCONTADO.

Aproveitando o ensejo. Gostaria de saber se alguém tem uma solução para fazer com que quando o associado seja admitido fique automaticamente obrigado a registrar o ponto.

Editado por Ivan Martinez
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.