Ir para conteúdo

Movimentos de Entrada


Ricardo Caniçali

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  17
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  88
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  591
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Pessoal,

Estamos em um processo de adequação dos nossos movimentos de entrada, para ser mais específico, do processo de compras.

Gostaria de saber de vocês quantos movimentos de entrada de Notas Fiscais vocês utilizam? Quais?

Um abraço a todos do forum.

Ricardo C Viana.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  46
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  1.197
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  6.422
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline

No meu entendimento vária muito de empresa para empresa, conheço empresas que operam com apenas 7 movimentos e outras com 60 e assim vai.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  110
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  1.391
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  8.047
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

Isto esta mais ligado a contabilização e o tipo de negócio da empresa.

Veja que empresas de industrialização normalmente tem mais movimentos do que uma prestadora de serviços.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  38
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  248
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

A melhor pessoa para responder é o(a) contador(a), pois é ele quem vai indicar qual o comportamento contábil de determinadas notas fiscais, como os colegas já responderam depende de cada empresa, tipo de negócio, etc...

Dificilmente movimentos usados em uma empresa servirão para outras, justamente por causa do tipo de negócio.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  26
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  324
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  1.902
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  36

Pessoal,

Estamos em um processo de adequação dos nossos movimentos de entrada, para ser mais específico, do processo de compras.

Gostaria de saber de vocês quantos movimentos de entrada de Notas Fiscais vocês utilizam? Quais?

Um abraço a todos do forum.

Ricardo C Viana.

Isso vai sempre variar. Impossível engessar o processo.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  17
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  88
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  591
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Pessoal,

De fato, vai depender de cada processo, e de cada empresa.

Porem existem algumas situações que eu considero obvias e acredito que seja comum ou que pelo menos deveria ser.

Para esclarecer melhor, vou dar alguns exemplos.

Temos diversos movimentos de entrada dentre eles. 1.2.01 - Nota Fiscal de Compra ( para entrada de estoque )

1.2.08 - Nota Fiscal de Compra de Uso e Consumo e 1.2.04 - Nota Fiscal de Compra de Ativo Imobilizado.

Aparentimente, vendo o nome dos movimentos, parece normal e facil de se utilizar certo?

Porem, um fornecedor não sabe que um disco de serra para nós é um material de uso e consumo e que um óleo de freio é estoque, vão existir casos em que um material de estoque e um ativo imobilizado ou um material de estoque e outro de uso e consumo, etc, vão estar na mesma nota, e aí o processo de entrada fica incorreto, como não posso inserir 2 notas com o mesmo número para o mesmo fornecedor em movimentos diferentes. ( apesar do sistema permitir ).

Pelos fatos acima que fiz a pergunta aqui no forum, e desde já agradeço a resposta de todos.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  38
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  248
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Ricardo,

O movimento 1.2.08 - Nota Fiscal de Compra de Uso e Consumo também gera estoque ?

Você usa ou vai usar a integração do estoque com Saldus ?

Editado por Emerson Marcondes
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  17
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  88
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  591
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Emerson,

Ambos os movimentos não afetam estoque e usamos integração com o Saldus.

Pelo que entendi, você tá se relacionando a contabilização do movimento.

NFs que afetam estoque e NF que não afetam estoque, dá para ser tratado no Evento Contábil.

Pode ser que ele fique grande e complexo, mas é possível de tratar.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  38
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  248
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Ricardo.

Isso, estava me relacionando sobre a contabilização que envolve além do tratamento no Cadastro de Evento Contábil que você citou, também as definições no Cadastro de Classificação Contábil e seus defaults.

No seu caso não visualizo outra solução para a questão, a não ser que você defina o tipo de produto na solicitação de compra.

Exemplo: Você criaria um movimento de "Solicitação de Compra Uso Consumo" em que o usuário demandante da compra possa informar somente materiais de "Uso e Consumo", consequentemente esta "Solicitação de Compra" vai evoluir para a cotação definida somente com aquele(s) produto(s) e esta evoluir para Ordem de Compra/Ordem de Fornecimento. Isso faria com que o fornecedor emitisse a NF somente com produtos conforme a classificação determinada por você e desse entrada no Nucleus por um movimento específico de NF(1.2.08 - Nota Fiscal de Compra de Uso e Consumo).

O mesmo procedimento você faria para outra situações, ou seja, uma Solicitação de Compra específica para resultar numa NF somente com produtos classificados por você e dar entrada num movimento relacionado com aqueles itens.

Mas!

Você teria que contar com a vontade do fornecedor em emitir NFs separadas, já que receberia ordens de compras/fornecimento separadas.

Será que o seu fornecedor emitiria uma NF para uma unidade de disco de serra e outra NF para um litro de óleo de freio ?

Vamos trocando ideias !

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  17
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  88
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  591
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Emerson,

Esse é o nosso grande problema hoje, temos diversos movimentos de entrada e temos que contar com a boa vontade dos fornecedores, com alguns, principalmente aqueles que temos muita movimentação isso funciona bem, mas para outros isso é complicado e quando compramos de fornecedores grandes ou que for nosso primeiro contato, normalmente isso não acontece, ou seja, é lançado itens em movimentos incorretos.

Então penso em juntar todos os movimentos de entrada de NF em apenas 1.

Quanto ao estoque, já sei como fazer. O movimento mesmo parametrizado para afetar estoque, se o produto não for um produto estocável ( aba de filial no cadastro ), ele não gera estoque.

Agora quanto a contabilização e fiscal, irei estudar como proceder, alem de outras variáveis.

Por acaso aqui no forum tem alguem que usa apenas 1 tipo de movimento de entrada de Notas Fiscaisl?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.