Jump to content
Devailton N. Santana

Primeiras Impressões E Dicas Do Totvs Rm Reports (.net)

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, estamos utilizando a versão 11.50 e aproveitando a estabilidade do RM Reports (.net) dessa versão (das versões anteriores o rm reports tinha muitos bugs que dificultava demais o desenvolvimento do relatório) resolvi cair de cabeça nessa nova ferramenta (ainda estou fazendo isso, rsrs). A Totvs IP criou um treinamento e lá estava eu, na primeira turma (começo de julho/2012) e isso foi bom para conhecer os novos recursos, as diferenças entre o gerador de relatórios antigo, os benefícios e também conhecer algumas das dificuldades que teremos. Percebi durante esse treinamento que mesmo nessa versão (11.50), o novo gerador não está redondo, mas de maneira geral está muito satisfatório.

Para você que está acostumadíssimo (a) com o Gerador de Relatórios, com os espelhos, com balizadores, com a sobreposição do grupo anterior e outros "gambiarras" que utilizamos para deixar nossos relatórios mais apresentáveis, talvez seu primeiro contato com o RM Reports seja desagradável, mas isso, com certeza, será por questão de costume e hábito, porque desde já, posso dizer que em muitos aspectos o RM Reports ficou muito melhor, com diversas ferramentas úteis de verdade, muito mais fácil de trabalhar, com recursos magníficos de formatação, um gerador de gráficos extraordinário, possibilidade de gerar PDF, XLS, DOC, etc., com tanta coisa boa, depois de algum tempo você irá gostar.

Vou começar com a falar de uma característica que para mim é a mais desagradável, ela já existia no gerador antigo e permanece no RM Reports. No Gerador, se você criar uma estrutura de grupos utilizando Linha Detalhe “Pai” e criar diversas Linha Sub-detalhes “Filhas” e em algum momento ter que incluir um novo Detalhe acima do Detalhe Pai que já existia, provavelmente você terá um trabalhão para fazer essa tarefa e em muitos casos nem conseguirá fazer o relatório rodar, ficando mais fácil iniciar um novo relatório. No RM Reports, eu diria que é um pouquinho mais fácil fazer isso, mas uma tarefa árdua e também chatíssima, aliás, agora não se chama mais Grupos, você terá que modificar as BANDAS DETALHES.

Com isso, tenha sempre em mente que antes de iniciar o desenvolvimento de um relatório você deve criar um esboço para incluir suas necessidades, como deverão ser apresentadas e elaborar a estrutura pensando em “Tabelas” do sistema para que isso seja possível. Dessa forma você evitará retrabalhos e pense sempre no futuro, crie estruturas que atendam as mudanças das organizações, como por exemplo, se sua empresa adquirir uma nova empresa e formar um grupo organizacional, seu relatório permite totalização por empresa (coligada)? Senão, precisará modificá-lo por causa dessa nova situação, provocando retrabalhos, digo isso porque já tive essa situação, muito relatório e planilhas para alterar por causa de detalhes não necessários anteriormente e que não parecia que iria acontecer, mas ocorreram.

Agora vou falar do que não tem, do que não é possível fazer e como foi substituído.

Para começar, você se lembra de o que era necessário fazer no gerador para gerar arquivos textos que serviam para como LAYOUT’S de EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO de dados e também arquivos bancários (CNAB)? Pois é, no RM Reports você não vai conseguir isso! Esse “recurso” foi substituído pelo novo módulo do FRAMEWORK o “Integração” (veja na MDI RM) que pelo que me parece vai ser uma “puta” mão-na-roda para essas tarefas depois que ele estiver totalmente rodando e com documentação de orientação.

Outra coisa que você não encontrará RM Reports são os velhos ESPELHOS, na verdade você não precisará mais deles, pois, tudo que você inclui no relatório terá um nome denominado nas propriedades como DESENHO que você poderá utilizar nas EXPRESSÕES, TOTALIZADORES e alguns casos até mesmo dentro das SQL’s, também não tem sobreposição de grupo anterior, nem balizadores e por enquanto não senti falta deles, pois, não tive a necessidade, vamos ver no decorrer do desenvolvimento.

Falando em SQL’s, talvez seja o maior atrativo do RM Reports, isso porque ele trata uma Query como sendo uma tabela, isso mesmo! A sua SQL’s vai ser a mandatória da BANDA DETALHE, imagina as possibilidades, você cria sua query com diversas tabelas e ela vai ser seu detalhe! Isso é ótimo não é?

Pois é sim e se você criar outras query’s SQL para ser detalhe filho (SUB RELATÓRIO) da banda detalhe superior basta você amarra-la, como por exemplo: where gfilial.codcoligada=:P_codcoligada,no qual o P_ representa a BANDA ACIMA. E se estiver na mesma banda é só não colocar o P_, , como por exemplo: where gfilial.codcoligada=:codcoligada.

Outro recurso que foi mantido é os PARAMETROS e eles podem ser utilizados nas SQL’s, quando você incluir um PARAMETRO, poderá alterar seu nome DESENHO e sua descrição... quando o usuário for gerar o relatório o parâmetro automaticamente solicitará dados ao usuário e se você amarrar esse parâmetro a SQL’s ela retornará o que o usuário escolher, como por exemplo: where TMOV.NUMEROMOV>=:Do_NumeroMov AND TMOV.NUMEROMOV<=:Ao_NumeroMov AND

TMOV.CODTMV=:Cod_TMV , nos quais os nomes depois do : é o nome de DESENHO do PARAMENTRO e é só isso que precisa fazer, não precisa mais configurar o filtro com os :Rel_ ... Aliás, os filtros não são mais integráveis as SQL’s, me parece que podemos conseguir isso somente com os parâmetros mesmo.

Como já mencionei anteriormente, o RM Reports vem com várias ferramentas muito bacanas que facilitam bastante o trabalho, vou explicar abaixo cada uma delas e seus atrativos:

- Ferramenta TABELA ==> Facilita a organização de diversos campos em diversas colunas, formando um objeto único que pode ser arrastado como um todo e seu principal atrativo é que podemos formata-la como uma tabela e se tiver um campo de descrição longa por exemplo, a informação desse campo é quebrada em várias linhas, daí a boda de todos os campos dessa linha vai ter a mesma largura, formando uma linha heterogenia. Pena que formulas e expressões não podem ser utilizadas como célula da tabela, elas ficam como objeto dentro da célula e dificulta a formatação.

- Ferramenta EXPRESSÃO ==> As expressões evoluíram! Tem muita coisa nova ai, e vocês vão gostar. Mas já vou logo avisando que ainda tem bug no seu uso. Até a versão 11.50.25 não é possível formatar fonte e tamanho de uma expressão e se você quiser somar uma fórmula com outra fórmula, não basta fazer como antigamente FORMULA1 + FORMULA2, pois, os campos fórmula são tratados como strings e se fizer dessa forma o sistema concatena os dados, colocando um seguido do outro ao invés de somar, daí você tem que converter as formulas em decimal dentro da expressão, assim: Decimal(Relatório.Fórmula1)) + (Decimal((Relatório.Fórmula2))).. Aqui comigo, a primeira linha do detalhe dessa expressão ai nunca imprime corretamente, as demais sim, portanto, ainda tem problema para ser resolvido. Mas a EXPRESSAO evoluiu!

- Ferramenta CHECK BOX ==> Faz uma caixa marcada ou desmarcada, pois, se relaciona com campos tipo boolean da base de dados, como por exemplo, ativo 1 e inativo 0;

- Ferramenta TEXTO RICO è Essa é muito bacana, pois, vai facilitar a construção de relatórios do tipo CONTRATOS, CARTAS que alinham muito texto com campos da base de dados, ou seja, supondo que está redigido o contrato de trabalho e logo precisa do nome do funcionário, basta colocar [PFUNC.NOME] que o sistema se encarrega de transformar o que esta entre [] com a informação da base de dados. Se você quiser formatar um texto dentro do texto rico, precisará fazer isso antes, no Word por exemplo e depois colar dentro do Texto Rico, assim ele assume a formatação de cor, tamanho e fonte;

- Ferramenta MATRIZ ==> Essa também é 10. É o resultado do RM BIS dentro do seu relatório! Faça o teste e vai ver como é bacana.

- Ferramenta GRÁFICO ==> Essa ficou bem feita! Tem recursos de baciada e vai te oferecer diversas possibilidades.

- Ferramenta Stored Procedure è Para quem precisar fazer alterações no banco de dados (um update por exemplo) toda vez que o relatório for gerado. Algo do tipo.

Além das Ferramentas, dispomos de diversos recursos para formatação, alinhamento, disposição e tantas outras configurações, uma bastante interessante é a Formatação Condicional ou as Regras de Formatação, podemos por exemplo, fazer com que o gerador coloque cor de fundo nas linhas IMPARES e nas PARES não, formando aquela marcam igual do Excel que facilita a leitura e tantas outras possibilidades.

Para terminar, você não conseguirá inserir Campos da Base, Campos de SQL’s ou qualquer outra coisa que não seja TEXTO nos CABEÇALHO E RODAPÉ DE PAGINA e dificilmente você precisará desses espaços, a não ser para colocar numeração de página... para mim, são quase inúteis. Deverá utilizar CABEÇALHO E RODAPÉ DO DETALHE, nesses vc pode colocar informação, porém, até a versão 11.50.25 não é possível tornar os cabeçalhos e radapés INVISIVEIS, já solicitei melhoria em relação a isso, vamos aguardar.

Lembrando que para imprimir logotipos da Coligada e Filial presentes na GIMAGEM, você precisará que sua BANDA DETALHE seja GCOLIGADA OU GFILIAL, senão, a imagem não é impressa! Está ai mais um motivo para estudar bem a estrutura do relatório antes de iniciá-lo.

Por enquanto é isso! Espero ter contribuído com algo e bons trabalhos por ai!

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Devanilton , realmente muito bem detalhado o texto e já solicitei o calendário de cursos aqui de SP - Capital pra saber quando teremos esse curso por aqui .

Novamente muito obrigado pelas informações e principalmente pelo seu tempo que foi utilizado no compartilhamento destas primeiras impressões .

:EmoticonosMsN (85):

Share this post


Link to post
Share on other sites

Devanilton , realmente muito bem detalhado o texto e já solicitei o calendário de cursos aqui de SP - Capital pra saber quando teremos esse curso por aqui .

Novamente muito obrigado pelas informações e principalmente pelo seu tempo que foi utilizado no compartilhamento destas primeiras impressões .

:EmoticonosMsN (85):

Fico feliz em saber que as informações estão sendo úteis! Boa sorte e bom trabalho por ai Nego Del! Surgindo novidades irei compartilhando. :victory: e se tiver dúvidas quando iniciar o desenvolvimento no RM Reports, posta ai.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado Devailton, ótimo tópico.

Estou com uma dúvida e talvez você possa me ajudar (ainda mais). Tenho 4 relatórios relativamente simples de um cliente para serem feitos e resolvi já desenvolvê-los no gerador .NET, porém estou preso em um problema. Usando filtros eu consigo, através do componente "filtros", exibir no relatório o período escolhido pelo usuário, mas utilizando SQL + filtros eu não consegui fazer com que os filtros funcionassem corretamente, aparentemente estes só funcionam com CAMPOS DA BASE, correto?

Sendo assim decidi utilizar os parâmetros, mas desta forma eu não encontrei como exibir estas informações no relatório. Você sabe como fazer isso? Exibir o conteúdo de um parâmetro no relatório .NET?

Desculpe se a dúvida é básica, mas o curso de relatório que fiz (do antigo) não é lá muito esclarecedor e de lá pra cá eu desenvolvi poucos relatórios.

Agradeço desde já. Abraços.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado Devailton, ótimo tópico.

Estou com uma dúvida e talvez você possa me ajudar (ainda mais). Tenho 4 relatórios relativamente simples de um cliente para serem feitos e resolvi já desenvolvê-los no gerador .NET, porém estou preso em um problema. Usando filtros eu consigo, através do componente "filtros", exibir no relatório o período escolhido pelo usuário, mas utilizando SQL + filtros eu não consegui fazer com que os filtros funcionassem corretamente, aparentemente estes só funcionam com CAMPOS DA BASE, correto?

Sendo assim decidi utilizar os parâmetros, mas desta forma eu não encontrei como exibir estas informações no relatório. Você sabe como fazer isso? Exibir o conteúdo de um parâmetro no relatório .NET?

Desculpe se a dúvida é básica, mas o curso de relatório que fiz (do antigo) não é lá muito esclarecedor e de lá pra cá eu desenvolvi poucos relatórios.

Agradeço desde já. Abraços.

Bom dia Leandro Reis, obrigado por enviar sua dúvida, isso me fez tentar uma coisa que ainda não havia necessitado. Você tem toda razão, não é possível inserir o PARAMETRO na banda detalhe diretamente como fazemos com os campos da base e do sql, tentei fazer por expressão, utilizando o texto rico e também não funcionou... Restou a SQL... e batata! Funcionou... Você deve fazer o seguinte... Na sua Query coloque o :nome_do_parametro no select como se fosse um campo da sua tabela, ou seja, antes do from, daí o sistema aceita e vai entender isso como um campo, daí vc pode dar nome para esse campo na select com AS, por exemplo ==> Select :Do_NumeroMov as Par_Do_NumeroMov, :Ao_NumeroMov as Par_Ao_NumeroMov FROM TMOV where TMOV.NUMEROMOV>=:Do_NumeroMov AND TMOV.NUMEROMOV<=:Ao_NumeroMov .

Segue print screen para vc ter uma idéia melhor:

https://www.dropbox....ARAMETRO 02.JPG

https://www.dropbox....ARAMETRO 03.JPG

https://www.dropbox....ARAMETRO 04.JPG

Grande abraço,

DNS

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Devailton, obrigado pela ajuda, agora já enxergo uma luz no fim do túnel.

Tentei fazer da forma com que você falou, mas ao executar o relatório eu recebo o erro abaixo que, aparentemente, é um erro de conversão de dados. Segue:

"System.Data.DataException: <target>.PARAM_INICIO_PERIODO e <source>.PARAM_INICIO_PERIODO têm propriedades conflitantes: propriedade DataType incompatível."

Eu entendi o que você fez e repeti o processo em minha sentença SQL. Segue como ficou minha sentença:

SELECT

CAMPO X,

CAMPO Y,

CAMPO Z,

:INICIO_PERIODO AS PARAM_INICIO_PERIODO,

:FIM_PERIODO AS PARAM_FIM_PERIODO

FROM

TMOV

TABELA X,

TABELA Y,

WHERE

TMOV.DATAEMISSAO >=:INICIO_PERIODO

AND TMOV.DATAEMISSAO <=:FIM_PERIODO

E agora, será que o sistema não faz isso quando utilizamos campos com data?

Obrigado mais uma vez e abraços.

Adição:

Neste link podemos ver que o tipo dos dados retornados pela sentença são diferentes e o problema deve estar aí.

Os parâmetros foram retornados como numérico e o campo TMOV.DATAEMISSAO é do tipo Data, o que podemos fazer para passar por isso?

Segue imagem: http://imageshack.us/photo/my-images/515/paramtotvsreport.jpg/

Edited by Leandro Reis

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa, eu mesmo respondo. Rsrsrs, basta converter os parâmetros para o tipo data, segue abaixo como eu fiz:

SELECT

cast(:INICIO_PERIODO AS datetime) AS PARAM_INICIO_PERIODO,

cast(:FIM_PERIODO AS datetime) AS PARAM_FIM_PERIODO

(...)

Fazendo desta forma o erro não é mais apresentado. Valeu demais DNS! Vamos aprendendo juntos! =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa, eu mesmo respondo. Rsrsrs, basta converter os parâmetros para o tipo data, segue abaixo como eu fiz:

SELECT

cast(:INICIO_PERIODO AS datetime) AS PARAM_INICIO_PERIODO,

cast(:FIM_PERIODO AS datetime) AS PARAM_FIM_PERIODO

(...)

Fazendo desta forma o erro não é mais apresentado. Valeu demais DNS! Vamos aprendendo juntos! =)

Opa! Ai sim, rs! Isso ai, vamos nos ajudando.

Bacana existir essa possibilidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou com mais um dúvida que pode ser a dúvida de outros usuários. Eu estou quebrando um relatório pelo campo PAGREC (1 - Receita / 2 - Despesas) da tabela FLAN, porém eu gostaria que no local do valor 1 ou 2 esteja escrito RECEITAS ou DESPESAS. Segue imagem para melhor entendimento.

http://img267.images...8115/rel01t.jpg

Onde tem o número 1 deveria estar como "Receitas" e no número 2 "Despesas".

Alguém já passou por esta necessidade?

Já tentei através de expressão e também sentença SQL criando uma tabela temporária, porém o sistema não permite comandos de SQL que não sejam SELECT.

Edited by Leandro Reis

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou com mais um dúvida que pode ser a dúvida de outros usuários. Eu estou quebrando um relatório pelo campo PAGREC (1 - Receita / 2 - Despesas) da tabela FLAN, porém eu gostaria que no local do valor 1 ou 2 esteja escrito RECEITAS ou DESPESAS. Segue imagem para melhor entendimento.

http://img267.images...8115/rel01t.jpg

Onde tem o número 1 deveria estar como "Receitas" e no número 2 "Despesas".

Alguém já passou por esta necessidade?

Já tentei através de expressão e também sentença SQL criando uma tabela temporária, porém o sistema não permite comandos de SQL que não sejam SELECT.

Essa é fácil, só fazer CASE WHEN... faz um select com case when...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa é fácil, só fazer CASE WHEN... faz um select com case when...

Por exemplo:

SELECT

CASE

WHEN STATUSLAN='0' THEN 'Em aberto'

WHEN STATUSLAN='1' THEN 'Baixado'

WHEN STATUSLAN='2' THEN 'Cancelado'

WHEN STATUSLAN='3' THEN 'Baixado por acordo'

ELSE 'Verificar lancto'

end AS 'Status'

FROM FLAN

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguns comentários deste topico, não relacionados ao assunto inicial, foram transferidos para outro Topico, criado com base nas postagens que estavam aqui...

Novo tópico:

Não mudem o foco deste tópico por favor !!

Ele é muito importante para virar suporte de desenvolvimento de relatórios.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Devailton N. Santana

Antes de qualquer coisa, parabéns pelo conhecimento e obrigado por compartilhá-lo.

Devailton, também estou estudando esse novo gerado .Net e para quem estava acostumado com o Gerador Antigo é bem estranho a transição de uma plataforma para a outra.

No momento estou tentando personalizar um relatório disponibilizado pela Totvs, no blog deles, para o novo Termo de Rescisão Contratual.

Importei o novo relatório para dentro do Gerador .Net e comecei a testá-lo. Aí eu parei em um ponto onde não consegui, ainda, descobri como que o pessoal da Totvs fizeram para limitar as informações vindas de uma tabela para BANDA DETALHE 5.

Procurei por filtros, parâmetros, consultas, etc... mas não encontrei.

Provavelmente deve ser uma coisa bem simples mas, que pela minha falta de conhecimento deste novo Gerador .Net, não consigo sacar o que é.

Estrutura-do_relat%25C3%25B3rio.jpg

Se tiver um tempinho e puder me dar uma luz ficarei muito grato

Esse é o link para o relatório original http://wikihelp.totv...120.TotvsReport

Esse é o link da página que explica mais dealhes sobre o uso do mesmo http://wikihelp.totv...P/FOP.Trct.aspx

Edited by Robinson

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Devailton N. Santana

Antes de qualquer coisa, parabéns pelo conhecimento e obrigado por compartilhá-lo.

Devailton, também estou estudando esse novo gerado .Net e para quem estava acostumado com o Gerador Antigo é bem estranho a transição de uma plataforma para a outra.

No momento estou tentando personalizar um relatório disponibilizado pela Totvs, no blog deles, para o novo Termo de Rescisão Contratual.

Importei o novo relatório para dentro do Gerador .Net e comecei a testá-lo. Aí eu parei em um ponto onde não consegui, ainda, descobri como que o pessoal da Totvs fizeram para limitar as informações vindas de uma tabela para BANDA DETALHE 5.

Procurei por filtros, parâmetros, consultas, etc... mas não encontrei.

Provavelmente deve ser uma coisa bem simples mas, que pela minha falta de conhecimento deste novo Gerador .Net, não consigo sacar o que é.

Estrutura-do_relat%25C3%25B3rio.jpg

Se tiver um tempinho e puder me dar uma luz ficarei muito grato

Esse é o link para o relatório original http://wikihelp.totv...120.TotvsReport

Esse é o link da página que explica mais dealhes sobre o uso do mesmo http://wikihelp.totv...P/FOP.Trct.aspx

Bom dia Robinson, já tentei vários em momentos dar atenção para sua questão, mas estou com muita coisa essa semana... desculpa ai... eu tentei importar o rel na 11.50 e pra variar deu erro "Object reference not set to an instance of an object."... daí abri ele hj na 11.80, porém, não consegui gerar o relatório... também dá erro... por isso eu não sei exatamente o que ele filtra ai... analisando pela MDI, aba INICIO, botão GRUPOS a BANDA DETALHE8 e não tem nenhuma tabela associada a ela... mas me parece que a referência está no SUB-DETALHE2 que a BANDADETALHE8 pertence... referenciando a tabela " Funcionarios_Descontos (q tabela é essa? você sabe?) " e como a BANDA DETALHE SUPERIOR (DETALHE PAI) é A FUNCIONÁRIOS (PFUNC) daí o RM Reports faz a filtragem pela estrutura TABELA PAI e objetos da TABELA FILHO. Me parece que é isso.

DNS

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Devailton

Fique tranqüilo, sei que todos tem muitas tarefas em seu dia-adia e isso torna difícil estar muito presente aqui no forum. Eu mesmo gosto muito de auxiliar nosso colegas que pedem ajuda aqui no Forum RM mas, as vezes fico na vontade de me dedicar a isto e não consigo.

Devailton, eu olhei em todos os grupos e em todos não tem nem filtro nem coleção de grupos.

Acredito que o negócio deva estar em alguma consulta SQL e em relação a isso talvez você consiga me ajudar, e muito, me dizendo uma coisa...

Como sei qual é o SQL que está sendo utilizado como tabela em algum Grupo e Detalhes?

Provavelmente terei que alterar na consulta SQL, mas não consegui descobrir o nome das consultas que estão relacionadas a cada grupo de detalhe (Banda Detalhe).

Um grande abraço e muito obrigado pela força.

Ps.: A hora que eu descobrir como esse gerador .Net funciona em todos os seus detalhes vou ensinar todos mundo aqui no forum :yahoo:

Até logo

PS.: Aqui ainda estou na versão 11.20, então nos links que te assei baixei o relatório referente a minha versão, pode ser que os das versões superiores realmente tenham algum problema, mas não tenho como vê-los, ainda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Devailton

Fique tranqüilo, sei que todos tem muitas tarefas em seu dia-adia e isso torna difícil estar muito presente aqui no forum. Eu mesmo gosto muito de auxiliar nosso colegas que pedem ajuda aqui no Forum RM mas, as vezes fico na vontade de me dedicar a isto e não consigo.

Devailton, eu olhei em todos os grupos e em todos não tem nem filtro nem coleção de grupos.

Acredito que o negócio deva estar em alguma consulta SQL e em relação a isso talvez você consiga me ajudar, e muito, me dizendo uma coisa...

Como sei qual é o SQL que está sendo utilizado como tabela em algum Grupo e Detalhes?

Provavelmente terei que alterar na consulta SQL, mas não consegui descobrir o nome das consultas que estão relacionadas a cada grupo de detalhe (Banda Detalhe).

Um grande abraço e muito obrigado pela força.

Ps.: A hora que eu descobrir como esse gerador .Net funciona em todos os seus detalhes vou ensinar todos mundo aqui no forum :yahoo:

Até logo

PS.: Aqui ainda estou na versão 11.20, então nos links que te assei baixei o relatório referente a minha versão, pode ser que os das versões superiores realmente tenham algum problema, mas não tenho como vê-los, ainda.

No mesmo local que vê a associação de uma tabela, vc vê a associação de uma consulta SQL, para o RM Reports trata as duas da mesma forma... Vc pode ver nas propriedades do detalhe/sub-detalhe ou pelo ícone Grupos (mais aconselhável nesse caso)... Esse relatório de RCT usa uma coisa nova que não sei a respeito, mas me parece que é isso! VEJA AS IMAGENS... No GRUPOS, Dados, não tem tabela associada, porém, a propriedade SQL do Grupo está com (Text) e pode observar na SubDetalhe2 que está amarrada com "Funcionários.Funcionario_descontos", putz! agora que pesquei... a filtragem q comentou é para filtrar proventos e descontos!

imagem1.JPG

imagem2.JPG

imagem3.JPG

imagem4.JPG

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Devailton

Eu pensei que estava ficando louco mas, você chegou no mesmo ponto que eu :sorry:

Já tentei um monte de coisas e como ainda não havia desenvolvido nada neste novo gerador e nem tive o treinamento, fiz um relatório simples do zero incluindo consultas e campos da base. Aí deu para dar uma visão melhor de como esse cara funciona.

Devailton, eu abri um chamado na Totvs com toda as explicações e print da tela da configuração do relatório e abri na nova MDi.

Vamos ver o que eles vão nos dizer e aí eu coloco aqui para você e todos os demais amigos saberem também.

Devailton, se conseguir descobrir alguma coisa por favor coloca aqui para me tirar desse sufoco :cray:

Um grande abraço e até logo

:victory:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Devailton

Eu pensei que estava ficando louco mas, você chegou no mesmo ponto que eu :sorry:

Já tentei um monte de coisas e como ainda não havia desenvolvido nada neste novo gerador e nem tive o treinamento, fiz um relatório simples do zero incluindo consultas e campos da base. Aí deu para dar uma visão melhor de como esse cara funciona.

Devailton, eu abri um chamado na Totvs com toda as explicações e print da tela da configuração do relatório e abri na nova MDi.

Vamos ver o que eles vão nos dizer e aí eu coloco aqui para você e todos os demais amigos saberem também.

Devailton, se conseguir descobrir alguma coisa por favor coloca aqui para me tirar desse sufoco :cray:

Um grande abraço e até logo

:victory:

E ai Robinson, teve algum retorno da Totvs em relação essa dúvida de como foi estruturado a filtragem desse relatório?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Devailton

Tive sim

A coisa é sinistra mesmo.

Utilizaram neste relatório configurações que estão amarradas a biblioteca do Corpore RM.

Por isso não encontramos filtros, parâmetros ou consultas para espeficicar o que deverá ser listado por este relatório.

Com isso temso a seguinte situação: Não importa e versão que você esteja utilizando do CorporeRM (Biblioteca e RM Labore), se algum campo apresentar o valor errado você deverá entrar em contato com a Totvs para que eles façam a correção para você na bibliotéca ou no RM Labore. Antes porém, você pode procurara as releases mais novas desses aplkicativos, instalá-las e se depois de um novo teste ainda der problema, aí você entra em contato com a Totvs.

Uma coisa que eu queria fazer, e com a ajuda de alguns amigos aqui e que foi quase que sincronizado com o recebimento da mesma informação pela Totvs, era imprimir as variações do campo 115 - Outros Descontos.

Depois descobrio que basta criar uma única Rubrica em tabelas dinâmicas e colocar essa Rubrica em todos os eventos que devem entrar no cálculo de outros descontos e no termo de rescisão e depois informar essa mesma rúbrica no campo 115 do relatório.

Tirando todos esse trabalho, queria deixar minha impressões sobre este novo gerador da Totvs:

- O Gerador .Net tem uma interface bem amigável e com bastante recursos

- Mas não tem todas aquelas facilidades na utilização de formulas, parâmetros e espelhos.

Por enquando está paracendo ser uma perda não ter mais o antigo gerador.

Estou muito preocupado com a conversão de tantos relatório que temos aqui na empresa e nem tenho certeza se eles vão rodar extamente como rodam hoje.

A Totvs tinha falado de um conversor de relatórios, mas até agora não achei nada...

Já ouviram falar deste conversor de relatórios?

Share this post


Link to post
Share on other sites

A Totvs tinha falado de um conversor de relatórios, mas até agora não achei nada...

Já ouviram falar deste conversor de relatórios?

A partir da 11.80 este conversor já existe. Mas não sei como funciona e se converterá os relatórios mais complexos... Tendo em vista que vários objetos (espelhos, balizador, etc) não existem no novo gerador... :blink:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Devailton

Tive sim

A coisa é sinistra mesmo.

Utilizaram neste relatório configurações que estão amarradas a biblioteca do Corpore RM.

Por isso não encontramos filtros, parâmetros ou consultas para espeficicar o que deverá ser listado por este relatório.

Com isso temso a seguinte situação: Não importa e versão que você esteja utilizando do CorporeRM (Biblioteca e RM Labore), se algum campo apresentar o valor errado você deverá entrar em contato com a Totvs para que eles façam a correção para você na bibliotéca ou no RM Labore. Antes porém, você pode procurara as releases mais novas desses aplkicativos, instalá-las e se depois de um novo teste ainda der problema, aí você entra em contato com a Totvs.

Uma coisa que eu queria fazer, e com a ajuda de alguns amigos aqui e que foi quase que sincronizado com o recebimento da mesma informação pela Totvs, era imprimir as variações do campo 115 - Outros Descontos.

Depois descobrio que basta criar uma única Rubrica em tabelas dinâmicas e colocar essa Rubrica em todos os eventos que devem entrar no cálculo de outros descontos e no termo de rescisão e depois informar essa mesma rúbrica no campo 115 do relatório.

Tirando todos esse trabalho, queria deixar minha impressões sobre este novo gerador da Totvs:

- O Gerador .Net tem uma interface bem amigável e com bastante recursos

- Mas não tem todas aquelas facilidades na utilização de formulas, parâmetros e espelhos.

Por enquando está paracendo ser uma perda não ter mais o antigo gerador.

Estou muito preocupado com a conversão de tantos relatório que temos aqui na empresa e nem tenho certeza se eles vão rodar extamente como rodam hoje.

A Totvs tinha falado de um conversor de relatórios, mas até agora não achei nada...

Já ouviram falar deste conversor de relatórios?

Robinson,

Você tem razão em temer esse novo gerador, mas isso é por enquanto... Por estar em desenvolvimento, ainda possuí muitas falhas... e em muitas vezes nem compensa gastar tempo com ele... é melhor esperar a tão falada versão 11.80 sair... Sobre o conversor de relatórios! Ele está presente dentro da interface MDI da versão 11.80 (somente nessa versão que existe esse cara), porém, tenho uma notícia boa para você. Se você não necessitar modificar seus relatórios do antigo RM Gerador, você poderá continuar gerando eles na versão 11.80... A Totvs colocou entre aspas o gerador antigo dentro da versão 11.80... toda vez que você gerar um relatório do RM Gerador nessa versão 11.80 ele traz o resultado do mesmo em um arquivo PDF e a partir do PDF você manda para a impressora. Pelo menos isso ainda tem ou terá.

Boa sorte,

DNS

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By HENRIQUE CARVALHO
      Bom dia.
       
      Estou tentado criar uma expressão onde 
      =se(X>0;X*0,34;0)
      Inseri essa expressão, mas ela retorna erro
      IF (DECIMAL(Relatório.Texto44) - DECIMAL (Relatório.Texto61) - DECIMAL(Relatório.Texto63) - DECIMAL(Relatório.Texto65) - DECIMAL(Relatório.Texto47) - DECIMAL(Relatório.Texto67) - DECIMAL(Relatório.Texto46) - DECIMAL(Relatório.Texto52) - DECIMAL(Relatório.Texto56)>DECIMAL(0);DECIMAL  (Relatório.Texto44) - (DECIMAL(Relatório.Texto61) + DECIMAL(Relatório.Texto63) + DECIMAL(Relatório.Texto65) + DECIMAL(Relatório.Texto47) + DECIMAL(Relatório.Texto67) + DECIMAL(Relatório.Texto46) + DECIMAL(Relatório.Texto52) + DECIMAL(Relatório.Texto56)) *DECIMAL(0,34); DECIMAL(0)
       
      Erro ao executar relatório
      Erro ao executar relatório
      Erro ao gerar o relatório para memória
      Erro ao criar documento

      Parâmetros informados incorretamente.

      Parâmetros informados incorretamente.

      Parâmetros informados incorretamente.
      Usuário da execução: METROENG\MTPLAN02$
       
       
      Aguem pode me ajudar com essa questão? Me solicitaram essa inclusão achando que seria simples como uma fórmula no excel. 
      Poderia ser feio via SQL, mas a query para chegar nesse resultado seria enorme, causando uma redundância muito grande na execução do relatório que já está bastante lenta.
       
    • By ALINE REIS
      Boa tarde!
      Criei um relatório no RM Reports, utilizando SQL para retornar dados da empresa e suas filiais (total de 13 linhas de registro). Para isso, defini a seguinte estrutura:
      - Cabeçalho (inclui o título do relatório e dados gerais (data, hora, página)
      -Detalhe1
      -Subdetalhe2 (vinculei em dados | tabela: SQL Dados Empresa x Filial)
      -Detalhe3 (nesta parte inseri as informações da empresa: nome | CNPJ | endereço)
      -Subdetalhe3 (vinculei em dados | tabela: SQL Dados Empresa x Filial)
      - Detalhe 4 (inclui os dados das filiais: nome filial | CNPJ)
      -Rodapé (inclui informação de assinatura)
      Necessito que o relatório seja quebrado por empresa e que os dados das filiais apareçam sequencialmente.
      Quando gero o relatório está ocorrendo repetição dos registros (looping).
      Alguém saberia me informar como soluciono este problema.
    • By JonathanPrates
      Bom dia. Trabalhei por mutos anos com os sistemas da Senior de Blumenau e estou iniciando agora com o RM. Desenvolvi meu primeiro relatório com o RM Reports e de forma geral não tive muita dificuldade, mas tem um detalhe que eu não consegui resolver e venho pedir a ajude de vocês.
      Montei um relatório de títulos liquidados no contas a receber por período (preview.jpg em anexo), onde no filtro (filtro.jpg em anexo) eu seleciono o período desejado. Até aí tudo bem, o meu problema é que eu preciso recuperar essas datas e colocá-las no cabeçalho do relatório, indicando ao usuário final qual o período referente do relatório.
      Agradeço desde já qualquer ajuda.


    • By ChromusMaster
      Alguem teria algum relatório de alunos matriculados por disciplina ? Por exemplo se preciso ver quais os alunos estão na disciplina ARQ01 utilizava o relatorio.
    • By ChromusMaster
      Bom dia ,estamos desenvolvendo um relatório que realizara a impressão da chapa de funcionário como um código de barras e um código gerado automático logo acima do referido código de barras. 
      Qual o tipo de configuração precisa ser feita para imprimir em papel etiqueta ? O gerador já tem o tipo definido ?
    • By william.kuwiecinski
      Pessoal,
      Eu criei um relatório no RM reports e agora vou publica-lo no Portal do RM, porém não sei como deixar esse relatório dinâmico para que o usuário logado no portal visualize somente os dados da sua chapa.
      Encontrei no TDN um post sobre variável dinâmica ( :$CHAPAFUNCIONARIO ) mas não consegui fazer funcionar.
      Poderiam me ajudar?
    • By Raphael Luiz Schettino
      Amigos estou tentando colocar uma expressão em um relatório padrão totvs (exportei e importei com outro nome), tentei colocar uma expressão para multiplicar um valor de um campo por 2, porém não aparece nada no relatório, estou enviando as imagens, já tentei com decimal antes do nome do campo, mas também não tive êxito.
      Alguém poderia me dar alguma dica? Parece que no relatório as horas são como string, ´porém mesmo quando coloquei decimal nada ocorreu.
      É o espelho do cartão de ponto.


    • By raphaelluizschettino
      Caros amigos, estou com essa expressão:
      if ((and(Relatório.EXTRAANT1-Relatório.ATRASOANT1-Relatório.FALTAANT1+Relatório.EXTRAATU1-Relatório.ATRASOATU1-Relatório.FALTAATU1)>0;Relatório.Totalizador5>0),Relatório.EXTRAANT1-Relatório.ATRASOANT1-Relatório.FALTAANT1+Relatório.EXTRAATU1-Relatório.ATRASOATU1-Relatório.FALTAATU1,0) 
      coloquei um 'and' para que caso um cálculo específico seja maior que 0 e se um totalizador específico for maior que zero, aparecer tal cálculo se não aparecer 0.
      porém está aparecendo tudo zerado, mesmo se eu coloque decimal(Relatório.Totalizador5)>0.
      não encontrei informação sobre o uso de if e and então tentei como no excel  if(and(condição1;condição2,então,senão))
       
    • By Raimundo Neto
      Boa Tarde Pessoal
       
      Estou anexando um fluxo que esta funcionando certinho, porem estou com um problema, gostaria dele sintético, como puxo da tabela de rateio o mesmo, ele esta puxando natureza e projeto deste lançamento, porem quando tivesse lançamentos com o mesmo projeto e mesma natureza, gostaria que os mesmos apenas somassem.
      Se alguém puder me ajudar o arquivo esta em anexo, lembrando que o SQL que utilizei neste arquivo tem customizações de acordo com a empresa.
      06 - FLUXO DE CAIXA CONTAS A PAGAR X RECEBER.TotvsReport
    • By raphaelluizschettino
      Meus amigos, estou anexando arquivos como imagem para posterior análise.
      Quis fazer 2 sqles para conseguir verificar quem trabalhou fim de semana e suas horas extras em tais dias, então criei uma sql para os funcionários (verificando quem trabalhou tais dias) e outra sql só que está para as horas extras do funcionário, então a ideia foi ligar através de parâmetros as duas sql, ou seja liguei a sql de hora extra através do campo p_chapa que representa a chapa do funcionário na sql anterior (funcionários), mas oque ocorre é que tais dados tanto em uma consulta quanto na outra estão ficando repetidos, estão corretos, está aparecendo o nome do funcionário e logo abaixo sua hora extra, porém essa informação para o mesmo funcionário estão se repetindo. Em anexo encontra-se minhas 2 sqles a estrutura do relatório e o resultado.




  • Recent

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.