Ir para conteúdo

Renteções E Pis/cofins/csll


GACC-BA

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  5
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  45
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Pessoal,

Temos aqui a na empresa, o RM Nucleus, integrado com o Fluxus e com o Saldus. Não usamos o Líber.

Há uma parametrização no Nucleus, onde colocamos uma formula para calcule o valor do PIS/COFINS/CSLL (PCC). Porém, ele calcula para qualquer valor de movimento o PCC. Exemplo: Se o movimento é de R$ 100,00, ele calcula R$ 4,65. Gostaria de alterar a formula para calcular o PCC, somente se o valor for superior a R$ 5000,00. Como poderia ficar a formula abaixo para conseguir isso?

MVT ('PCC')

Grato pela atenção de todos.

Paulo Fegueredo

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  5
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  45
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Pessoal,

Ninguém tem uma dica? Não ficou claro a dúvida ou ninguém sabe mesmo? Sugestões?

Paulo Fegueredo

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  110
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  1.391
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  8.047
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

Tendo em mente que a fórmula não calcula o valor da retenção mas sim a Base de Cálculo, você pode colocar assim na fórmula.

SE MVB > 5000

ENTAO MVB

SENAO 0

FIMSE

Isto irá calcular a base de cálculo somente se o total da nota for maior que os R$ 5.0000,00. Mas existem outras condições pra isto ser verdadeiro, por exemplo se o fornecedor for optante pelo simples também não tem a retenção mesmo a nota sendo acima do limite.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

  • Tópicos Que Criei:  26
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  324
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  1.902
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  36

GACC-BA, o correto é deixar que o sistema faça a cumulatividade conforme a lei 10.925 sozinho, para isso, segue parametrização que deve ser realizada.

O sistema passou a tratar da retenção dos tributos | PIS – COFINS – CSLL | para movimentações A PAGAR a partir da versão 10.40 que vai considerar os valores superiores a 5.000,00 no momento da baixa. Para isto, a base tem que estar na versão citada e com a parametrização abaixo, observando que será consistido a partir do momento que for habilitada.

Exemplo:

Ao incluir duas notas no valor de 3.000,00 os tributos | PIS – COFINS – CSLL | serão gerados no momento que o 2º lançamento for baixado, visto que, terá ultrapassado R$ 5.000,00 no mês.

PARAMETRIZAÇÃO DO RMFLUXUS

Acessar o RMFLUXUS em | Opções | Parâmetros | RMFLUXUS | 02.01 – Contas a Pagar | Avançar >> | Geração de Retenções | e habilitar o campo | ( x ) Usar Cumulatividade de Retenções (Lei 10.925) | Avançar >> | Concluir |

PARAMETRIZAÇÃO DO RMNUCLEUS

1º PASSO:

Acessar | Cadastro | Tabelas de Tributação | Tributos | e fazer a inclusão do tributo informando sigla, código, alíquota, incidência, descrição.... Vale ressaltar que apenas os tributos do tipo | RF | vão gerar financeiro. É sugerido que seja informado | Buscar Alíquota em: TRIBUTO | pelo fato da informação estar preenchida no tributo, caso contrário, deve preencher a alíquota no local referenciado neste campo.

2º PASSO:

Acessar | Cadastro | Fórmula | e incluir fórmula com o conteúdo pertinente a base de cálculo dos tributos inclusos no 1º Passo.

3º PASSO:

Acessar | Cadastro | Tabelas de Tributação | IRRF | e cadastrar o código da receita pertinente aos tributos em questão.

4º PASSO:

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNUCLEUS | 04.04 – Gestão de Estoque | Tipo de Movimento | X.X.XX | Editar | e clicar na opção | Fis – Tributação – Movimento | onde vai referenciar os tributos | PIS – COFINS – CLSS | inclusos no 1º Passo, preenchendo todos os campos apresentados, inclusive “código da receita” e “tributo base”.

Depois de feitas parametrizações acima ao incluir movimento no RMNUCLEUS e acessar aba | CONTAS A PAGAR | será apresentado em | Valores | Impostos \ Tributos | os lançamentos dos tributos “retidos na fonte” de acordo com a parametrização definida. Vale ressaltar que os tributos retidos na fonte obedecem o "fator gerador", ou seja, “BAIXA” não sendo aconselhável que afete o valor líquido do movimento para evitar que as retenções dos tributos sejam considerados em duplicidade.

Abrçs.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Olá Flávio

Amigo, você já fez estas configurações com base nas regras mais recentes da Lei 13.137/2015 onde a retenção acontece se o valor do serviço for igual ou maior que R$ 10,01 ?

Sei que deve estar na versão 11.82.39 em diante, mas, de preferência na vesão 11.82.40 por que corrige alguns bugs com vinculo de lançamentos e com geração de boleto do Itaú.

Poderia, por favor, me dar alguma dica desses parâmetros Flávio?

:victory:

GACC-BA, o correto é deixar que o sistema faça a cumulatividade conforme a lei 10.925 sozinho, para isso, segue parametrização que deve ser realizada.

O sistema passou a tratar da retenção dos tributos | PIS – COFINS – CSLL | para movimentações A PAGAR a partir da versão 10.40 que vai considerar os valores superiores a 5.000,00 no momento da baixa. Para isto, a base tem que estar na versão citada e com a parametrização abaixo, observando que será consistido a partir do momento que for habilitada.
Exemplo:
Ao incluir duas notas no valor de 3.000,00 os tributos | PIS – COFINS – CSLL | serão gerados no momento que o 2º lançamento for baixado, visto que, terá ultrapassado R$ 5.000,00 no mês.


PARAMETRIZAÇÃO DO RMFLUXUS
Acessar o RMFLUXUS em | Opções | Parâmetros | RMFLUXUS | 02.01 – Contas a Pagar | Avançar >> | Geração de Retenções | e habilitar o campo | ( x ) Usar Cumulatividade de Retenções (Lei 10.925) | Avançar >> | Concluir |


PARAMETRIZAÇÃO DO RMNUCLEUS
1º PASSO:
Acessar | Cadastro | Tabelas de Tributação | Tributos | e fazer a inclusão do tributo informando sigla, código, alíquota, incidência, descrição.... Vale ressaltar que apenas os tributos do tipo | RF | vão gerar financeiro. É sugerido que seja informado | Buscar Alíquota em: TRIBUTO | pelo fato da informação estar preenchida no tributo, caso contrário, deve preencher a alíquota no local referenciado neste campo.


2º PASSO:
Acessar | Cadastro | Fórmula | e incluir fórmula com o conteúdo pertinente a base de cálculo dos tributos inclusos no 1º Passo.


3º PASSO:
Acessar | Cadastro | Tabelas de Tributação | IRRF | e cadastrar o código da receita pertinente aos tributos em questão.


4º PASSO:
Acessar | Opções | Parâmetros | RMNUCLEUS | 04.04 – Gestão de Estoque | Tipo de Movimento | X.X.XX | Editar | e clicar na opção | Fis – Tributação – Movimento | onde vai referenciar os tributos | PIS – COFINS – CLSS | inclusos no 1º Passo, preenchendo todos os campos apresentados, inclusive “código da receita” e “tributo base”.


Depois de feitas parametrizações acima ao incluir movimento no RMNUCLEUS e acessar aba | CONTAS A PAGAR | será apresentado em | Valores | Impostos \ Tributos | os lançamentos dos tributos “retidos na fonte” de acordo com a parametrização definida. Vale ressaltar que os tributos retidos na fonte obedecem o "fator gerador", ou seja, “BAIXA” não sendo aconselhável que afete o valor líquido do movimento para evitar que as retenções dos tributos sejam considerados em duplicidade.

Abrçs.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  13
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  136
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  30

Robinson, conseguiu alguma coisa, estou enfrentando a mesma situação e não posso desmarcar o parâmetro usar cumulatividade, se tiver conseguindo algo de uma ajuda..

Obrigado

Olá Flávio

Amigo, você já fez estas configurações com base nas regras mais recentes da Lei 13.137/2015 onde a retenção acontece se o valor do serviço for igual ou maior que R$ 10,01 ?

Sei que deve estar na versão 11.82.39 em diante, mas, de preferência na vesão 11.82.40 por que corrige alguns bugs com vinculo de lançamentos e com geração de boleto do Itaú.

Poderia, por favor, me dar alguma dica desses parâmetros Flávio?

:victory:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.