Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM


Robinson

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Olá meu amigos

Aqui no escritório praticamos, a bastante tempo, o processo de adiantamento para o funcionário para que possam pagar dispesas em trabalhos externos, como por exemplo: pedágio, compra de material no local do serviço, passagem, zona azul, etc....

E muitas vezes acontece de haver alguma mudança no planejamento e o valor solicitado não sendo mais necessário é devolvido por completo pelo funcionário.

-> Adiantamento (A) vs Devolução (B) vs Lançamento Zerado ©

Nestes casos é realizado uma verdadeira mandinga para receber a devolução. Veja:

1º É feito uma solicitação de adiantamento pelo RM Nucleu e que depois de aprovado o deparamento financeiro para o valor ao funcionário e baixa o lançamento A PAGAR no RM Fluxus.

2º Quando o funcionário traz o dinheiro de volta para o financeiro a pessoa respomnsável pelo recebimento do valor gera um lançamento com as características a seguir:

  • A pagar
  • Com valor R$ 0,00
  • Tipo de documento específico que serve para Pagar e Receber e que gera Extrato compensado na baixa
  • Evento contabil (nosso caso) credita Adiantamento e debita Banco. Ambas as contas estão para Aplica - Lançamento e utilizando a formula que utiliza a função "VALORLIQUIDO"
  • Contabilização: Baixa Contábil

3º Depois de criado o lançamento zerado é selecionado e então deve-se clicar na opção baixar.

4º Vai aparecer uma tela de confirmação, apenas clique em SIM.

5º O sistema pergunta se quer alterar o vínculo existente no lançamento zerado. Selecione SIM e vincule o lançamento zerado © ao adiantamento que foi pago (A).

6º Na próxima tela só informe o evento contábil. O mesmo evento informado dentro do lançamento ZERADO, clique em OK.

7º Na tela a seguir deixe marcado a opção Lançamento de Nat. invertida já baixado, informe o mesmo tipo de documento do lançamento com valor Zerado, informe uma conta-caixa (também a mesma do lançamento Zerado), informe a data de vencimento, desmarque a opção de Manter evento contábil e o mesmo evento do lançamento com valor Zerado, clique em OK

Pronto o sistema vai baixar o título com valor zerado e vai gerar um lançamento A RECEBER com o mesmo valor do lançamento que adiantou o valor ao funcionário e com status já baixado.

Seguindo esses passos a devolução total acontecerá e será contabilizada com sucesso.

Até aqui está feito um manual para quem precisar.

Agora, daqui para frente vem um problema que encontrei com essa operação na versão 11.52 utilizando a Contabilização Online.

Quando chego no último passo o RM Fluxus me reclama o seuinte:

Erro na inclusão do Lançamento e/ou estorno

Não foi possível incluir o Lançamento Contábil no Lote 1003, pois existe(m) partida(s) com valor igual a 0.

Este Lote é para o A RECEBER - BAIXA, que configurei na parametrização entre o RM Fluxus e o RM Saldus. (Integração de lote contábil).

Como disse lá no início o sistema o evento contábil está utilizando a formula que busca o valor líquido do lançamento e neste caso ela está buscando o VALORLIQUIDO do lançamento ZERADO e daí vem o erro.

Pessoal, não encontrei um jeito de fazer essa coisa funcionar, lembrando que aqui na empresa não existe lançamento zerado para a contabilidade. Afinal Debitar 0,00 no Banco e Creditar 0,00 em Adiantamento só iria encher de lançamento que não serviriam para nada no RM Fluxus.

Alguém tem alguma idéia de como juntar essa rotina com a conabilização oline do RM Nucleus 11.52 ?

Até mais pessoal e muito obrigado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  69
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  339
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.393
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  8
  • Status:  Offline
  • Idade:  46

Robinson, boa noite!

Utilizamos o processo de adiantamento em várias empresas do nosso grupo, mas segue a forma que utilizamos baseado no seu evento:

-> Adiantamento (A) vs Devolução (B) vs Lançamento Zerado ©

1º É feito uma solicitação de adiantamento pelo RM Nucleu e que depois de aprovado o departamento financeiro paga o valor ao funcionário e baixa o lançamento A PAGAR no RM Fluxus. Tipo de documento utilizado no movimento deve ser com classificação Adiantamento.

2º Quando o funcionário traz o dinheiro de volta para o financeiro a pessoa responsável pelo recebimento do valor gera um lançamento com as características a seguir:

  • A pagar
  • Valor total das despesas comprovadas pelo funcionário
  • Tipo de documento específico que serve para Pagar e Receber e que gera Extrato compensado na baixa
  • Evento contabil (nosso caso) credita Adiantamento e debita Banco. Ambas as contas estão para Aplica - Lançamento e utilizando a formula que utiliza a função "VALORLIQUIDO"
  • Contabilização: Baixa Contábil

3º Depois de criado o lançamento é selecionado e então deve-se clicar na opção baixar.

4º Vai aparecer uma tela de confirmação, apenas clique em SIM.

5º O sistema pergunta se quer alterar o vínculo existente no lançamento criado com o valor total de despesas comprovadas entregue pelo funcionário. Selecione SIM e vincule o lançamento criado © ao adiantamento que foi pago (A).

6º Na próxima tela só informe o evento contábil, clique em OK.

7º Na tela a seguir informe o mesmo tipo de documento do lançamento criado, informe uma conta-caixa (também a mesma do lançamento criado), informe a data de vencimento, desmarque a opção de Manter evento contábil e o mesmo evento do lançamento com valor, clique em OK.

O sistema fará o seguinte:

Se o funcionário receber R$ 100,00 de adiantamento e comprovar R$ 40,00 de gastos o sistema vai gerar um lançamento a receber no valor de R$ 60,00.

Se o funcionário receber R$ 100,00 de adiantamento e comprovar R$ 120,00 de gastos o sistema vai gerar um lançamento a pagar no valor de R$ 20,00.

Utilizamos esta funcionalidade corretamente no sistema de versão 11.52.50 com as devidas contabilizações.

Qualquer dúvida estamos aí.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Olá Cleiton, bom dia.

Fiquei com duas dúvidas que você não explicou e que é exatamente o meu problema :-)

1º) Em seus exemplos o funcionário esta devolvendo menos por que teve que gastar parte ou comprovando que gastou mais do que lhe adiantaram e fica com diereito a um crédito. Agora me diga por favor: Como você faz para quando o funcionário pega R$ 100,00 e quer devolver os mesmos R$ 100,00 por que não precizou do dinheiro?

2º) Para essa questão acima, qual a formula que você utiliza dentro do evento a crédito e a débio?

Um grande abraço Cleito e muito obrigado por dedicar parte do seu tempo para dar uma grande força para nós aqui no forum.

:victory:

Robinson, boa noite!

Utilizamos o processo de adiantamento em várias empresas do nosso grupo, mas segue a forma que utilizamos baseado no seu evento:

-> Adiantamento (A) vs Devolução (B) vs Lançamento Zerado ©

1º É feito uma solicitação de adiantamento pelo RM Nucleu e que depois de aprovado o departamento financeiro paga o valor ao funcionário e baixa o lançamento A PAGAR no RM Fluxus. Tipo de documento utilizado no movimento deve ser com classificação Adiantamento.

2º Quando o funcionário traz o dinheiro de volta para o financeiro a pessoa responsável pelo recebimento do valor gera um lançamento com as características a seguir:

  • A pagar
  • Valor total das despesas comprovadas pelo funcionário
  • Tipo de documento específico que serve para Pagar e Receber e que gera Extrato compensado na baixa
  • Evento contabil (nosso caso) credita Adiantamento e debita Banco. Ambas as contas estão para Aplica - Lançamento e utilizando a formula que utiliza a função "VALORLIQUIDO"
  • Contabilização: Baixa Contábil

3º Depois de criado o lançamento é selecionado e então deve-se clicar na opção baixar.

4º Vai aparecer uma tela de confirmação, apenas clique em SIM.

5º O sistema pergunta se quer alterar o vínculo existente no lançamento criado com o valor total de despesas comprovadas entregue pelo funcionário. Selecione SIM e vincule o lançamento criado © ao adiantamento que foi pago (A).

6º Na próxima tela só informe o evento contábil, clique em OK.

7º Na tela a seguir informe o mesmo tipo de documento do lançamento criado, informe uma conta-caixa (também a mesma do lançamento criado), informe a data de vencimento, desmarque a opção de Manter evento contábil e o mesmo evento do lançamento com valor, clique em OK.

O sistema fará o seguinte:

Se o funcionário receber R$ 100,00 de adiantamento e comprovar R$ 40,00 de gastos o sistema vai gerar um lançamento a receber no valor de R$ 60,00.

Se o funcionário receber R$ 100,00 de adiantamento e comprovar R$ 120,00 de gastos o sistema vai gerar um lançamento a pagar no valor de R$ 20,00.

Utilizamos esta funcionalidade corretamente no sistema de versão 11.52.50 com as devidas contabilizações.

Qualquer dúvida estamos aí.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  898
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.839
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   308
  • Pontos/Conquistas:  106.554
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  194
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Android

Mensagem Automática do Fórum RM

Este tópico foi verificado pela moderação/administração que foi postado em área errada !!

Por favor, verifique para que não postem em áreas indevidas. Vamos manter o Fórum o mais organizado possível.

Movido então, de : "Sistemas RM[RM] Avisos Gerais e Versões" para: "Sistemas RM[RM] Dúvidas e Suporte".

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Falta de atenção minha, me desculpe. :blush:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  898
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.839
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   308
  • Pontos/Conquistas:  106.554
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  194
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Android

Falta de atenção minha, me desculpe. :blush:

Não seja por isso... acontece. Mas esse aviso é automático sempre que movemos, até pra avisar os descuidados que postam em qualquer lugar. Sabemos que não é o seu caso. :)
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  69
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  339
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.393
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  8
  • Status:  Offline
  • Idade:  46

Robinson, boa noite!

No caso do funcionário ter pego R$ 100,00 de adiantamento e comprovar os gastos de R$ 100,00 o sistema não irá gerar nenhuma parcela a pagar e/ou receber, pois não haverá saldo e simplesmente irá contabilizar.

Como é um acerto de adiantamento a fórmula que utilizei busca o valor original do lançamento para que liquidasse as devidas contas contábeis.

Se o funcionário comprovar uma despesa maior do que adiantado será lançado um valor a receber para o funcionário.

Espero ter lhe ajudado, caso contrário poste aí sua dúvida.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Olá Cleiton

Toda a informação que me passa sempre me ajuda, pode acreditar.

Eu fiz alguns teste e praticamente cheguei a uma conclusão mas, estou esperando a avaliação do setor contábil e eles me dando um parecer positivo, espereo que seja ainda hoje ou amanhã, vou colocar aqui em datalhes como estamos fazendo.

Assim, de repente, a idéia pode servir para outros colegas ou podem até me indicar alguma falha no procedimento.

Muito obrigado pela ajuda.

Até logo e se tiver mais idéia ficarei feliz em saber :victory:

Robinson, boa noite!

No caso do funcionário ter pego R$ 100,00 de adiantamento e comprovar os gastos de R$ 100,00 o sistema não irá gerar nenhuma parcela a pagar e/ou receber, pois não haverá saldo e simplesmente irá contabilizar.

Como é um acerto de adiantamento a fórmula que utilizei busca o valor original do lançamento para que liquidasse as devidas contas contábeis.

Se o funcionário comprovar uma despesa maior do que adiantado será lançado um valor a receber para o funcionário.

Espero ter lhe ajudado, caso contrário poste aí sua dúvida.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.