Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Versão 11.82 - Lentidão De Alguns Processos


barroso_mb

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  19
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  130
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  63

Pessoal, bom dia a todos..

Acabei de converter uma base 11.20 para a 11.82. É uma base muito pequena.... Só utilizam o Nucleus, Fluxus e Labore, e mesmo assim, com poucos movimentos, poucos funcionários..etc...

Aparentemente, está tudo funcionando a contento. Porém, o sistema ficou mais rapido em algumas tarefas, mas muito lento em outras... Mas muito lento mesmo.... As piores são:

  • "Parametrização de tipo de movimento no Nucleus"
  • "Edição de um funcionário no Labore".

Instalamos tudo em 3 camadas.

Alguém saberia dizer o por que desta lentidão, ou alguma sugestão para reduzi-la?

Grato

Editado por barroso_mb
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Olá amigo

Me diga uma coisa por favor.

Na 11.20 você já estava utilizando em 3 camadas?

Eu percebi que na 11.20 em 3 camadas fica uma droga!

Coloquei novamente em 1 camada só e ficou bem mais rápido.

Outra coisa...

As suas 3 camadas são simuladas ou reais?

Quer dizer... Você tem realmente um servidor rodando e camada do meio, entre a estação e o banco de dados ou você fez uma instalação normal (local) e via arquivos de configuração setou para a camada do meio estar na sua máquina?

Até mais amigo

:victory:

Pessoal, bom dia a todos..

Acabei de converter uma base 11.20 para a 11.82. É uma base muito pequena.... Só utilizam o Nucleus, Fluxus e Labore, e mesmo assim, com poucos movimentos, poucos funcionários..etc...

Aparentemente, está tudo funcionando a contento. Porém, o sistema ficou mais rapido em algumas tarefas, mas muito lento em outras... Mas muito lento mesmo.... As piores são:

  • "Parametrização de tipo de movimento no Nucleus"
  • "Edição de um funcionário no Labore".

Instalamos tudo em 3 camadas.

Alguém saberia dizer o por que desta lentidão, ou alguma sugestão para reduzi-la?

Grato

  • Gostei 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  19
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  130
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  63

Olá Robson, tudo bem? Faz tempo que não nos falamos hein????...

Então, na 11.20 estava em client / server e funcionava perfeitamente bem....

Na 11.82, tentei deixar assim mas ficou muito lento...

Aí passei para a 3 camadas.

Os usuários, principalmente do Labore, acharam que o processamento dos cálculos ficaram muito rápidos, porém, junto com a instalação em 3 camadas, foi feito também a migração para cálculos.NET. Talvez isso é que tenha deixado mais rápido o processamento.

O problema são alguns cadastros que ficaram muito lentos.....Ex: Parametrização de movimentos do Nucleus e a Edição de funcionários no Labore, etc.

Minha instalação em 3 camadas foi feito meia boca...rsssss.... O cliente não possui um servidor adicional, por isso fiz o seguinte:

->1 Servidor para o SQL + Biblioteca Server

->Nas Estações instalei o client do SQL + a Biblioteca Client.

->Também instalei o BDE e os aplicativos nas estações pois na versão 11.82 ainda existem alguns poucos processos que não foram migrados para .NET, além de permitir rodar as planilhas no modelo antigo, pois na 11.82 isto não é mais possível.

Aparentemente ficou bom, pois são apenas 6 ou 8 estações simultâneas e a base de dados também é muito pequena, mas mesmo assim, preciso descobrir o que está deixando lento estes processos do nucleus e do labore.

Do mais, estou gostando da versão.

abs...

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Olá Barroso

É verdade, faz um bom tempo que não trocamos informações aqui no Forum RM, mas estamos sempre no pedaço, seja para pedir ajuda ou para tentar ajudar alguém :-)

Poxa, é muito bom poder saber como está rodando a versão 11.82 em alguma empresa, pois ainda não havia conseguido nenhum feedback sobre a utilização da mesma.

Barroso, você conseguiria colocar uma máquina virtual que seja com Windows Server em uma estação + ou - e utilizar ela como segunda camada?

O servidor que roda o SQL e a Bibliotéca tem hardware de servidor, bastante memória, é de 32 ou 64 bits, etc... ?

A impressão é que tem necessidade de mais processador.

Outra coisa é que, acredito que as telas em Win32 realmente não vão bem com três camada, seja ela simulada ou física.

E por falar em camada simulada, você poderia utilizar desta forma, né?

Assim você descentralizaria o processamento da biblioteca mas conseguiria manter por exemplo as tarefas que necessitam de Servidor de JOB.

Acho que seria um bom teste.

O que acha?

:victory:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  19
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  130
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  63

Robson...

Aí é que vem a segunda parte da e camadas "Meia Boca"..rssss...

Além de ter apenas 1 servidor, ele ainda tem pouca memoria.

  • Processor: Intel Xeon E5606 2.13 Ghz
  • Memory: 8GB
  • Windows: 2008 64bit

Ou seja, deve estar pegando principalmente na memória.

Quando reinicio o SQL, a memoria consumida cai para 1,7 até 2,0, mas depois de 2 ou 3 dias de trabalho já está em 5,5GB.

Com essa configuração, acho que fica até complicado criar uma maquina virtual.

Vou pedir para eles aumentarem a memoria para 32 GB.. Será que este processador dará conta????

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Olá Barroso

Como você disse que tem umas 6 ou 8 estações simultâneas conecatado na base de dados eu acredito que a memória não seja extamente o problema.

O negócio é que o SQL Serve come a memório disponível do sistema mesmo que não a esteja realmente utilizando.

Se você colocar 32 ele vai comer também.

O nengório é colocar a segunda camada em outra máquina.

Para fazer um teste (UM TESTE) eu pegaria um desk top com um processador de uns 2,5 ou 3.2 GHZ de processador e uns 3 ou 4 GB de memória e instalaria um Windows Server nele, mesmo que com a licença provisória do windows, desativaria o firewall para evitar qualquer bloqueio de porta e deixaria esta estação com a segunda camada pelo menos por algumas horas para testar o desempenho.

E desative a bibliotéca que está rodando no mesmo servidor do SQL para ter certeza de nada está competindo o SQL Server.

Acredito que vale a penas fazer esse teste Barroso.

Senão eles podem comprar um monte de memória que até pode melhorar outras coisas mas de repente não o que se espera.

:victory:

Robson...

Aí é que vem a segunda parte da e camadas "Meia Boca"..rssss...

Além de ter apenas 1 servidor, ele ainda tem pouca memoria.

  • Processor: Intel Xeon E5606 2.13 Ghz
  • Memory: 8GB
  • Windows: 2008 64bit

Ou seja, deve estar pegando principalmente na memória.

Quando reinicio o SQL, a memoria consumida cai para 1,7 até 2,0, mas depois de 2 ou 3 dias de trabalho já está em 5,5GB.

Com essa configuração, acho que fica até complicado criar uma maquina virtual.

Vou pedir para eles aumentarem a memoria para 32 GB.. Será que este processador dará conta????

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  19
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  130
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  63

Ficou claro Robson.... Dá pra fazer sim.....Vou ver se faço esta semana e posto aqui...

abs..

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  8
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  50
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Bom saber que tem empresas que estão utilizando o RM 11.82.

Gostaria de saber como estão os processos de vocês, o ambiente, a rede e o Banco de Dados.?

Porque estou perguntando? Fizemos uma migração da versão 11.40 para 11.82.

Na 11.40 eu tinha lentidão em alguns pontos, como cotação(Nucleus), fechamento de conta (Saúde), gerar guias (liber), importação de ponto (Chronus).

Agora, eu tenho lentidão no sistema inteiro, o processo que demorava 1 segundo, agora demora 1 minuto as vezes. Não utilizo 3 camadas, pois, o nosso foco é o RM Saúde, que ainda está em Delphi.

Fiz os procedimentos de Banco de Dados, ajuste dos índices, ajuste dos relatórios,

Para ter uma idéia de movimento, a tabela TITMMOV tem 28.205.778 linhas.

Temos duas coligadas.

Como está o ambiente de vocês? existem muitas pendências com a Totvs?

na questão do financeiro(Fluxus) como estão trabalhando com as pendências/limitações do módulo?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  14
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  165
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   6
  • Pontos/Conquistas:  983
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline

Bom dia, aqui na empresa estamos atualmente na versão 11.52.59, o sistema foi reimplantado do zero no início de 2013 na 11.50, utilizávamos 11.20 até então.

Qualquer atualização de biblioteca só é realizada após uma série de testes em ambiente paralelo, ou seja, fazemos uma "re-homologação" do sistema, tivemos problemas sérios ao instalar um patch de biblioteca para corrigir um erro, mas outro muito mais sério foi criado e a solução foi uma novela.

Atualmente estamos testando a versão 11.82.31 e uma base convertida, o que posso dizer é que não será tão cedo que migraremos para esta versão.

Verifiquei maior velocidade e processos que migraram de delphi para .NET, como por exemplo a Regeração de Saldos e Custos, o acesso a parâmetros não notei perda de performance.

Só que a quantidade de erros encontrados é muito grande, cheguei a abrir de quatro a cinco chamados em um dia, isso dividindo o tempo entre esses testes e o atendimento ao suporte, diversos erros foram transferidos ao desenvolvimento, muitas atualizações de biblioteca, etc e vários estão pendentes.

No momento a entrada de produção na versão 11.82 está fora de cogitação para nossos processos.

Alguém mais está usando a 11.82?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  12
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  121
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Olá pessoal

Sei que o post não é de agora, mas quero aproveitar e deixar a dica para todos.

Utilizamos a versão 11.80 do RM e por um longo tempo o baixo desempenho foi dominante.

Chegou um tempo em que estava impossível de trabalhar com RM.

Junto com um analista de infraestrutura da Totvs, foi observado que os horários dos servidores não estavam sincronizados, gerando lentidão excessiva na execução dos jobs. Além da sincronização dos servidores foi necessário, também, o aumento da quantidade de jobs a serem executados simultaneamente.

Depois dessas correções o sistema está rodando tranquilamente.

Fica a dica e espero que seja útil a todos.

  • Gostei 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  30
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  133
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  948
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Bom dia pessoal!

Mais alguém conseguiu resolver a questão da lentidão na versão 11.80?

Grato,

Elder Carlos.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  30
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  133
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  948
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Boa tarde!

Poderia por gentileza compartilhar o número do chamado que gerou este atendimento no suporte, para que assim o próximo atendente possa nós ajudar.

Grato,

Elder Carlos!

Olá pessoal

Sei que o post não é de agora, mas quero aproveitar e deixar a dica para todos.

Utilizamos a versão 11.80 do RM e por um longo tempo o baixo desempenho foi dominante.

Chegou um tempo em que estava impossível de trabalhar com RM.

Junto com um analista de infraestrutura da Totvs, foi observado que os horários dos servidores não estavam sincronizados, gerando lentidão excessiva na execução dos jobs. Além da sincronização dos servidores foi necessário, também, o aumento da quantidade de jobs a serem executados simultaneamente.

Depois dessas correções o sistema está rodando tranquilamente.

Fica a dica e espero que seja útil a todos.

Editado por Elder Carlos
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  2
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  10
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Olá galera, é um imenso prazer participar deste forum com vocês, tenho experiência em vários ERP porém sou novo no TOTVS RM.

Estou com a versão 11.82 e também estou com muita lentidão no processos e em parametrização principalmente.

Uso tres camadas em Oracle.

Já abri chamado na TOTVS porém ainda sem reposta.

Alguém pode me dar uma ajuda!

Eu fiz um filme da lentidão demora 2 minutos e meios de uma tela de parâmetros para outra, então imaginam 33 coligadas para 8 módulos e temos que parametrizar todos.

Agradeço, e no que puder ajudar para trocarmos experiencia no sistema estou à disposição!

Tive outros probleminhas na mudança dessa versão que posso compartilhar com vocês!

No momento preciso de ajuda na lentidão dos parâmetros.

Obrigado!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  25
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  176
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.101
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  39

Boa noite a todos,

Percebi alguma lentidão na 11.82 com o processamento de Jobs, da mesma forma como alguns aqui relataram.

No entanto, depois que instalei e configurei o RM.host.Cleaner que dentre as funções, limpa o histórico dos jobs, pudemos medir melhoras consideráveis.

Um dos parâmetros que tínhamos para perceber a lentidão era na geração dos relatórios do RM Reports, estava muito lento, melhorou um pouco.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Boa noite a todos,

Percebi alguma lentidão na 11.82 com o processamento de Jobs, da mesma forma como alguns aqui relataram.

No entanto, depois que instalei e configurei o RM.host.Cleaner que dentre as funções, limpa o histórico dos jobs, pudemos medir melhoras consideráveis.

Um dos parâmetros que tínhamos para perceber a lentidão era na geração dos relatórios do RM Reports, estava muito lento, melhorou um pouco.

Olá Meire

Uma boa é agendar uma rotina para limpar os logs de execução de Jobs.

Percebi que a quantidade de log além de ocupar espaço no servidor também vai deixando a coisa lenta.

:victory:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.