Ir para conteúdo
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Rm Não Conecta No Banco


Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

bom dia pessoal!

Preciso de uma ajuda se possível aqui para um problema que estou tendo com a RM...

Bem... um cliente meu tem o RM 10 com o SQL 2000 rodando. Estava tudo bem até o dia em que ele desligou o servidor. Parece que o RAID dele corrompeu ((ou algo assim)) e o SQL não inicia mais o serviço. Bem, rodei um rebuild do SQL e nada do serviço subir. Então depois de pensar muito, resolvi subir uma VM com o exato mesmo ambiente dele, recuperar o BD dele nesta VM e deixar ele trabalhando nela enquanto resolveria o problema dele.

Instalei o windows 2000 server, sql 2000, RM e tudo mais. Na hora de criar o BDE para a conexão com o banco, vi que precisava de um usuario RM e um SYSDBA, achei como se fazia através deste link aqui e pronto. Criou os usuários, tudo certinho... mas quando vou no BDE e peço para realizar a conexão através dele, me informa que não acha o usuário no banco. Aí fiquei totalmente perdido e não sei mais o que fazer. Nunca mexi com sistema da RM e estou completamente sem uma luz para saber para onde ir. Acredito que para quem conhece bem o sistema possa ser algo bem simples, mas para mim que nunca mexeu fica complicado.

Podem me ajudar nesta por favor?

Se não tiver ficado claro ou se está faltando algum dado, podem me falar que responderei na mesma hora....

Valeu!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Bem...

o que fiz ate agora e que não tem surtido muito efeito

- deletei e recriei os usuarios RM e SYSDBA, dando os grant necessarios >> sem sucesso

- inserindo manualmente ambos os usuarios e tudo mais >> nada feito

- tentando ver no backup anterior se pegando senha de la e jogando no novo dá certo >> ops... error!! =)

- vasculhando em zilhoes de sites pra achar algo que me ajude aqui >> error 404

existe uma forma de

criar o banco do zero, fazendo tudo certinho, mas recuperar todos os dados de menos os usuarios RM e SYSDBA?? Que assim eu poderia recuperar tudo e assim ter acesso ao banco normalmente....

existe esta forma???

Valeu!! =)

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   292
  • Pontos/Conquistas:  106.269
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  186
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

É um pouco mais complicado, não dá pra fazer como falou no final não...

Vc tem que fazer alguns testes pra ver se o banco está OK antes de tentar entrar no sistema com o acesso ao banco.

1 - O banco restaurado neste novo servidor, vc está acessando normalmente as tabelas, como GCOLIGADA, FLAN, PFUNC, TMOV, etc? Visualiza seus conteúdos?

2 - Bem, se os usuários foram ajustados após o restore pelo link que pegou o script, está correto ele, então, deveria conseguir se conectar pelo BDE no banco de dados do RM. Testou isso?

Entre no BDE, e veja no alias CORPORERM se ele estabelece a conexão usando o usuário RM e a senha padrão que normalmente é RM e tambem com o usuário SYSDBA senha masterkey. Se estas etapas passarem, ai tem que tentar qualquer outras coisa pra ver o acesso ao sistema em si.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

É um pouco mais complicado, não dá pra fazer como falou no final não...

Vc tem que fazer alguns testes pra ver se o banco está OK antes de tentar entrar no sistema com o acesso ao banco.

1 - O banco restaurado neste novo servidor, vc está acessando normalmente as tabelas, como GCOLIGADA, FLAN, PFUNC, TMOV, etc? Visualiza seus conteúdos?

2 - Bem, se os usuários foram ajustados após o restore pelo link que pegou o script, está correto ele, então, deveria conseguir se conectar pelo BDE no banco de dados do RM. Testou isso?

Entre no BDE, e veja no alias CORPORERM se ele estabelece a conexão usando o usuário RM e a senha padrão que normalmente é RM e tambem com o usuário SYSDBA senha masterkey. Se estas etapas passarem, ai tem que tentar qualquer outras coisa pra ver o acesso ao sistema em si.

Então Jair,

acesso tudo normalmente, mas via Query Analyzer... o meu problema está sendo justamente o BDE. Não passa senha de RM, SYSDBA, nada.....

GCOLIGADA retornou 2 resultados

PFUNC retornou 110 resultados

FLAN retornou mais de 45 mil resultados

TMOV retornou mais de 70 mil resultados

Alguma luz??

Valeu!

Edit 2

Fiz o processo deste tópico aqui também, pois assim eu teria certeza da senha, uma vez que ela está explicita no tópico (claro que fazendo as alterações necessárias) mas mais uma vez... sem sucesso =\... preciso entregar esse banco funcionando hoje para o cliente ou meu serviço já era =\...

Edit 3

Já executei os comandos

IF EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSUSERS WHERE uid = '5')
EXEC sp_dropuser 'RM'
GO


IF EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSUSERS WHERE uid = '6')
EXEC sp_dropuser 'SYSDBA'
GO

para poder excluir os usuários do Master

IF EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = '\rm')
EXEC sp_dropuser 'rm'
GO
IF EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = '\RM')
EXEC sp_dropuser 'RM'
GO

para excluir os logins

IF EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSUSERS WHERE NAME = '\rm')
EXEC sp_dropalias 'rm'
GO
IF EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSUSERS WHERE NAME = '\RM')
EXEC sp_dropalias 'RM'
GO

deletando os alias

acreditando que havia apagado todo e qualquer tipo de traço existente de ambos os usuários, rodei este script para refazer ambos
/* CRIAÇÃO DOS USUÁRIOS */

IF NOT EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = 'RM')
EXEC SP_ADDLOGIN RM,RM
GO

sp_addalias RM,dbo
GO

IF NOT EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = 'SYSDBA')
EXEC SP_ADDLOGIN SYSDBA,masterkey
GO

sp_adduser SYSDBA,SYSDBA
GO


GRANT SELECT ON GPARAMS TO SYSDBA
GO
GRANT SELECT , UPDATE ON GUSUARIO TO SYSDBA
GO
GRANT SELECT ON GPERMIS TO SYSDBA
GO
GRANT SELECT ON GACESSO TO SYSDBA
GO
GRANT SELECT ON GSISTEMA TO SYSDBA
GO
GRANT SELECT ON GCOLIGADA TO SYSDBA
GO
GRANT SELECT ON GUSRPERFIL TO SYSDBA
GO
GRANT SELECT ON GSERVICO TO SYSDBA
GO 

e para a minha surpresa, recebo um erro falando que os usuários já existem....

então resolvi apelar e excluir do próprio BD da RM e os recriar lá... sem sucesso idem.... não consigo mais ter idéia alguma.... sério....

Valeu!

Editado por tofanelli
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  236
  • Tópicos/Dia:  0.04
  • Meu Conteúdo:  798
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  6.333
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Dentro do BDE, vc consegue acessar a base? Conecta?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  7
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  19
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  167
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  38

bom dia pessoal!

Preciso de uma ajuda se possível aqui para um problema que estou tendo com a RM...

Bem... um cliente meu tem o RM 10 com o SQL 2000 rodando. Estava tudo bem até o dia em que ele desligou o servidor. Parece que o RAID dele corrompeu ((ou algo assim)) e o SQL não inicia mais o serviço. Bem, rodei um rebuild do SQL e nada do serviço subir. Então depois de pensar muito, resolvi subir uma VM com o exato mesmo ambiente dele, recuperar o BD dele nesta VM e deixar ele trabalhando nela enquanto resolveria o problema dele.

Instalei o windows 2000 server, sql 2000, RM e tudo mais. Na hora de criar o BDE para a conexão com o banco, vi que precisava de um usuario RM e um SYSDBA, achei como se fazia através deste link aqui e pronto. Criou os usuários, tudo certinho... mas quando vou no BDE e peço para realizar a conexão através dele, me informa que não acha o usuário no banco. Aí fiquei totalmente perdido e não sei mais o que fazer. Nunca mexi com sistema da RM e estou completamente sem uma luz para saber para onde ir. Acredito que para quem conhece bem o sistema possa ser algo bem simples, mas para mim que nunca mexeu fica complicado.

Podem me ajudar nesta por favor?

Se não tiver ficado claro ou se está faltando algum dado, podem me falar que responderei na mesma hora....

Valeu!

Cara, o que deve estar ocorrendo é que os usuários RM e SYSDBA estão "orfãos" no banco recém restaurado. Para corrigir isso, no banco execute a query:

EXEC sp_change_users_login 'Auto_Fix', 'RM'

EXEC sp_change_users_login 'Auto_Fix', 'SYSDBA'

(execute 2X)

Depois verifique se tem os usuários criados e com as roles corretas.

[]'s

Felipe.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  9
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  55
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Esse pessoal daqui tá de brincadeira mesmo o cara faz um pedido e um mês depois vem a resposta só para o indivíduo não dizer depois que não houve resposta, uahauhauhauhauahuahau.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.