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Leandro Henker

Relatório Detalhe X Subdetalhe - Rm Reports

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Pessoal, bom dia, tudo bem?

A poucos dias estou trabalhando com o RM e me surgiu uma dúvida que para muitos de vocês deve ser bem simples, isto no Gerador de Relatórios quando da criação de um relatório onde tenho uma Seção Detalhe e SubDetalhe.

As duas seções de certa forma são independentes, todas ligadas a Consultas SQLs e quando houver informação a listar, o SubDetalhe deverá ser carregado logo ao fim do Detalhe. Acontece que quando há informações no SubDetalhe, elas estão sendo listadas dentro da Seção Detalhe, uma repetição danada...eu preciso que a Detalhe seja finalizada, daí havendo informações na Sub, que seja listada posteriormente.

Já olhei os parâmetros, conferi tudo e não consegui colocar para rodar corretamente. Se puderem me dar uma dica que seja direta, agradeço.

Abraços!

Edited by Leandro Henker

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Leandro,

Não sei se entendi bem sua dúvida, mas posso lhe dizer que ao desenvolver um relatório, existe um detalhe padrão do, o detalhe master. Todos os outros subdetalhes são criados a partir deste. Para cada dado que o detalhe máster exibir, seus subdetalhes serão repetidos.

Qualquer coisa, envio o relatório para o meu e-mail (** EMAIL REMOVIDO **) que eu posso verificar a estrutura para você.

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Juliana, bom dia.

Legal a intenção em ajudar, mas use o fórum para envio do relatório para que possa estar disponível para todos por aqui. É a ideia do FórumRM :)

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Bom dia Jair, tudo bem?

Entendi seu posicionamento acima quanto ao retorno da Juliana, inclusive vou postar o conteúdo completo sobre este meu questionamento aqui no Fórum.
A nossa ideia é realmente compartilhar ideias e informações, estou achando muito bom o conteúdo do Fórum e os posicionamentos que são dados.

Juliana,

Obrigado pela dica!

Abraço!

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O Fórum RM tem uma força danada, vocês não tem ideia, rsrsrsrsr

Basta que usemos cada vez mais, e que as pessoas pensem em compartilhar informação. Pena que são poucos que realmente pensam assim.

Espero que possamos contar com vocês nessa empreitada :)

E no final, Leandro, conseguiu por ai?

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Leandro, já tive esse problema.

Nos acostumamos a colocar várias LD's independentes no gerador antigo. Acontece que o novo trata a primeira LD como master. Portanto, eu faço da seguinte forma:

Retiro todo o espaço do primeiro Detalhe, para que nada seja impresso, e começo a trabalhar somente com os SubDetalhes. Caso queira que eles sejam independentes, insira os SubDetalhes no Detalhe master. Caso queira escala em árvore, um "dentro" do outro, ensira o SubDetalhe dentro de outro SubDetalhe.

Não sei se ficou claro. Caso não ficou, esplico mais detalhadamente!

Att,

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Pessoal bom dia. nao sei se ajuda, mas segue minhas observaões...

o mais interessante neste caso e criar um relatorio zerado, mas eu faco da seguinte forma:

Dificilmente uso tabelas, até porque achei que esse esquema de filtros que foi utilizado no novo relatorio chega a ser bastante confuso para o usuario final, assim, utilizo apenas SQls, mesmo que eu tenha duas, tres, quatro, todas se relacionando e gerando registros filhos.

O fato de estar repetindo, pode ser por estar em um cabecalho do detalhe ou algo assim, tente fazer o seguinte teste.

Abra um relatorio vazio e coloque sua sql PAI, assim voce clica com o botao direito e insere um SUBRELATORIO/SEM LIGAÇÂO, la voce coloca a sql que trará os registros filhos

passe o parametro da anterior usando a propriedade DESENHO.

Acho que e um ponto de partida.

qualquer duvida eu posto um exemplo aqui.

Obrigado.

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Seu questionamento é muito interessante, Leandro.

Se entendi bem, passei por uma situação parecida quando tive que listar TODAS as informações de um nível, sem ter que associar cada nova consulta com um sub-detalhe. Vou dar um exemplo do meu caso:

No relatório a ser criado, deveriam constar as seguintes informações:

  >> contrato [informações gerais]
          >> associado [mostrar todos os associados]
          >> serviços [mostrar todos os serviços DO CONTRATO]

                    >> outros níveis

Isso é diferente da visão:

  contrato [informações gerais]
                associado [mostrar cada associado]
                           serviços [mostrar todos os serviços DE CADA ASSOCIADO]     
                
No meu caso, como o relatório era bastante personalizado, cheguei à conclusão de que a melhor forma de resolver seria através do componente Matriz; e foi o que fiz. Depois disso, passei a utilizá-lo nos casos similares. Me surpreendi com o que era possível fazer.

Importante mencionar

1. Estava usando a versão 11.82, que possuía alguns problemas, mas funcionava relativamente bem [com uns ajustes que fiz]. Na versão 12, o suporte da Totvs, simplesmente me disse que "Na versão 12.1.9 não possui mais o campo de Ligação de dados na matriz." , quando percebi que esse componente não funcionava de jeito nenhum.

2. Como mencionei acima, o relatório era bastante personalizado e outros fatores ajudaram na escolha desse componente.

Fiquem à vontade para opinar, inclusive discordando do ponto de vista.

Abraços!

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