Ir para conteúdo
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Servidor Para Atender Rm Totvs


Yury Valdiviya Karde

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Boa tarde pessoal. Sou novo no pais e aqui no fórum tmb, por isto antes de tudo, gostaria de mandar um saludo grande para toda a galera de forum! Saludos gente!!!

Beleza, agora vamos la. Eu nunca tinha trabalhado com sistema RM TOTVS.

Minha duvida é seguente, aqui no meu trabalho foi comentado comigo que na época a empresa tinha que comprar segundo servidor para atender o sistema RM TOTVS (os técnicos de TOTVS argumentaram isto que sem ter 2 servidores FÍSICOS o sistema não vai poder ser instalado). Gostaria de entender se é assim mesmo ou não. Pq o que a gente tem hoje rodando na empresa são: o License server TOTVS, server de aplicativos e o sql server junto com banco de dados e o TTS. Tudo isto esta instalado em DOIS servidores FÍSICOS diferentes que me parece um absurdo. Pq a frequência de cada um servidor é muito e muito forte. Um server tem 12 núcleos 64GB de memorio e o outro 8 núcleos e 64GB de memoria (rodando SÓ isto) Realmente tem necessidade de ter DOIS servidores FÍSICOS para tudo isto? Daria para instalar tudo em uma maquina só com criar servidores virtuais?

Muito obrigado! Outra vez um saludo para todo mundo. Espero sua ajuda!

P.S. Desculpa pelos meus erros em português (estou 1 ano em pais só).

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Ninguém tem resposta?

Ou o fórum funciona só para usuário VIP (para saber se estou perdendo o tempo esperando a resposta ou não.)

Obrigado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  59
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  817
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   105
  • Pontos/Conquistas:  4.774
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  74
  • Status:  Offline
  • Idade:  61
  • Dispositivo:  Windows

Ninguém tem resposta?

Ou o fórum funciona só para usuário VIP (para saber se estou perdendo o tempo esperando a resposta ou não.)

Obrigado.

Bom dia.

Acredito que utilizar dois servidores seja prática saudável, visto que o servidor de banco de dados normalmente fica separado do servidor de aplicação e de licenças.

Na empresa que trabalho utilizamos virtualização sem problema, o único porém é quanto ao servidor de licenças, que ainda funciona com hardlock e não trabalhou bem com virtualização, portanto separamos uma máquina física para ele (bem menos potente e com windows 7).

Como hoje a Totvs possui o servidor de licenças sem hardlock, acredito que esta restrição não existe mais.

Editado por omar
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Bom dia.

Acredito que utilizar dois servidores seja prática saudável, visto que o servidor de banco de dados normalmente fica separado do servidor de aplicação e de licenças.

Na empresa que trabalho utilizamos virtualização sem problema, o único porém é quanto ao servidor de licenças, que ainda funciona com hardlock e não trabalhou bem com virtualização, portanto separamos uma máquina física para ele (bem menos potente e com windows 7).

Como hoje a Totvs possui o servidor de licenças sem hardlock, acredito que esta restrição não existe mais.

Boa tarde Sr.Omar.

Muito obrigado pela sua resposta.

Agora tendi, então teoricamente eu poderia instalar tudo de TOTVS, Aplication server+SQL+TTS+banco de dados em uma maquina física com servidores virtuais, correto? E o servidor de licença que é um FILE muito pequeno jogar em outra maquina e já era?

]

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  59
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  817
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   105
  • Pontos/Conquistas:  4.774
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  74
  • Status:  Offline
  • Idade:  61
  • Dispositivo:  Windows

Boa tarde Sr.Omar.

Muito obrigado pela sua resposta.

Agora tendi, então teoricamente eu poderia instalar tudo de TOTVS, Aplication server+SQL+TTS+banco de dados em uma maquina física com servidores virtuais, correto? E o servidor de licença que é um FILE muito pequeno jogar em outra maquina e já era?

]

Sim vc poderia instalar tudo num só equipamento, mas no caso do servidor de licença utilizando hardlock (pendrive fornecido pela Totvs) dá problema em máquinas virtuais.

Só que a Totvs criou uma forma do license server funcionar sem hardlock (usa internet para verificar a licença na Totvs). Basta abrir um chamado que eles mandam instruções para implantação deste novo método de verificar a licença.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  27
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  147
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   5
  • Pontos/Conquistas:  1.023
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Idade:  46

Bom dia, da uma olhada também no arquivo de Portabilidade que pode te ajudar a entender o modelo "ideal" e o minimo de hardware que precisa ter.

[ ]´s

PORTABILIDADEARQUITETURARM12_01_04.ZIP

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  884
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.799
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   289
  • Pontos/Conquistas:  106.246
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Linux

Yuri, boa tarde.

Vc pode usar tudo num servidor apenas. O que recomendo ( e a TOTVS também, mas não é obrigatório, é recomendação ) é ter ao menos o SQL Server numa máquina física. Fora isso, todos podem rodar virtuais, embora, como o Omar citou, ocorrem problemas pra rodar o Servidor de Licenças, pois ele exige um server fisico. Eu tenho um cliente q tem quase tudo virtualizado, apenas o SQL Fisico, como falei. Incclusive o server de licenças estava virtual, e usava um aplicativo que fazia a virtualização da porta USB para colocar o HARD LOCK. Funcionava, mas as vezes dava uns problemas de perder a conexão do HARDLOCK e parava o server de licenças. Isso foi resolvido com a instalação do novo License Server 2014 com as licenças na TOTVS.

E outra, vc citou alguns detalhes dos seus servidores, mas não citou o volume de acessos, se tem conexões apenas locais, ou externas também... outra coisa, se o SQL Server é apenas para o RM ou tem outros bancos rodando junto... tudo isso pode interferir na performance como um todo.

Agora, em geral, respondendo sua pergunta inicial, não é obrigatório ter mais de um servidor. Se REALMENTE PRECISAR, pode até rodar tudo num só... inclusive o banco de dados.

Abraços e seja bem vindo ao FórumRM

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  236
  • Tópicos/Dia:  0.04
  • Meu Conteúdo:  798
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  6.333
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Isso aí.

Poder, pode.

Mas fiz um teste uma vez: Eu tinha TUDO rodando em um servidor só: Banco de Dados, AD, File Server, Terminal Services.

Por mais que o servidor fosse parrudo, ele dava engasgos. Acredito ser muitos serviços rodando, várias instalações, volume de dados... enfim.

Fiz 4 máquinas virtuais, virtualizei tudo, separado: banco de dados, AD/File Server, TS.

Meu ganho de produtividade em todos os sentidos melhorou.

Em seguida, coloquei em 3 camadas.... ganho EXTRAORDINARIO em processos como Contabilização, Regeração de Saldos e Custos....

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  67
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  269
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   9
  • Pontos/Conquistas:  2.029
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Rodrigo, aproveitando sua dica, gostaria que me esclarecesse:

Hoje estou na versão 11.82 e migrarei pra 12.1. Atualmente não utilizo 3 camadas. Tenho um bom servidor onde está instalado o SQL Server e neste mesmo servidor está o HARDLOCK para controle de licenças. Temos uns 40 usuários, mais ou menos. Está funcionando com uma boa perfórmance.

Continuo utilizando a funcionalidade de instar os aplicativos em cada desktop do usuário e acessar o servidor de BD via BDE.

Você considera viável eu passar a estudar a possibilidade de adotar 3 camadas ?

Obrigado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  236
  • Tópicos/Dia:  0.04
  • Meu Conteúdo:  798
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  6.333
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Opa Ronaldo!

Na minha opinião, time que está ganhando não se mexe...

Se você já tem uma performance bacana, não vejo muito porque migrar para 3 camadas.

No meu caso, o lançamento da folha estava consumindo cerca de 1 hora! Muito tempo! Caiu para quase metade disso em 3 camadas. Regeração de saldose custos total também teve um ganho de uns 50% no tempo.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  2
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  10
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  34

Bom dia, Senhores.

Ótimas contribuições!!!

Contribuindo... na referência trazida pelo Ronieri, ressalto um trecho localizado na página 4 e que trata sobre uma recomendação da Totvs sobre BD. Vejam:

" É recomendado pela TOTVS que o software de banco de dados não seja virtualizado "

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  884
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.799
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   289
  • Pontos/Conquistas:  106.246
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Linux

Justamente @João Renes... a TOTVS recomenda, e realmente é uma boa prática não ter o BD junto com outros serves neste caso, mas nada impede que rode tudo junto. Vai depender dos recursos utilizados, e utilização em geral da máquina, e com isso o tempo de respostas. Se fazendo isso não tiver um problema de qualquer gargalo, pode sim, por sinal, muita gente tem feito ultimamente isso que já percebi.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.