Jump to content

Recommended Posts

 

T-Reports e os desafios da convergência tecnológica e funcional

1*5e-WzoTWZrJMog9j_IKXDA.png

Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado e busque continuamente o seu crescimento, é essencial que se tenha processos bem definidos e um controle eficiente da operação de toda organização.

Nos dias atuais é impossível pensar que uma empresa possa alcançar esses objetivos sem que se tenha um bom software de gestão como aliado. E muitas vezes, um conjunto de softwares.

Dentro deste contexto, um dos pilares do software de gestão empresarial, entre os mais importantes, é a gestão da informação. Neste artigo iremos abordar o que tange a extração e análise dos dados gerenciais e operacionais.

 

Gerador de relatórios

Primeiramente vamos falar um pouco da nossa história com as ferramentas de extração e análise de dados.


No passado, ou ainda hoje para alguns sistemas, era muito comum os softwares disponibilizarem um número finito de relatórios, e estes ainda eram fixos, ou seja, disponibilizavam o mesmo conjunto de informações em um formato pré-definido em tempo de desenvolvimento. Em alguns casos os relatórios de listagem eram dinâmicos e talvez um pouco flexíveis para o usuário.

No ano de 1997, em uma de nossas linhas de produto surgiu-se a oportunidade de desenvolver uma ferramenta de criação de relatórios. A iniciativa em princípio tinha três propósitos:

· Facilitar a criação de relatórios por parte das equipes de produto/segmento. Isso viabilizaria a criação de relatórios sem a necessidade de programação, possibilitando áreas menos técnicas desenvolverem relatórios para o produto padrão.

· Padronizar a forma de criar e exibir relatórios independente do segmento de produto.

· O mais importante era permitir que o cliente final pudesse editar ou criar novos relatórios, afinal de contas, por mais que o sistema disponibilizasse um expressivo conjunto de relatórios nativos, cada cliente tem sua forma de gerenciar e organizar a empresa. Desta forma, a solução eliminaria a necessidade de aguardar o desenvolvimento de um relatório, solicitar o apoio de um consultor ou pagar por serviços de fábrica de software sempre que houvesse a necessidade de um novo relatório.

 
1*UPqI8csJKcT0N8bPB7FNDQ.png
Gerador de relatórios desenvolvido em Delphi

A solução criada foi o Gerador de Relatórios. Uma ferramenta bastante flexível, porem limitada às tecnologias disponíveis da época.

 

TOTVS Reports

O gerador de relatórios aumentou nossa produtividade, ganhou o mercado e conquistou muitos de nossos clientes de forma muito satisfatória, até que em 2007 surgiu-se a necessidade de renovar a ferramenta utilizando novas tecnologias que, além de acompanhar as tendências tecnológicas, também viabilizaria a criação de novas features, como por exemplo gráficos, KPIs, pivot tables e QR Code.

A ferramenta então ganhou uma cara mais moderna, novos recursos e mantendo o máximo possível dos recursos do antigo gerador de relatórios. Assim nasceu o TOTVS Reports.

 
1*J6RjpX4YARoSXo1Vu3M3Cw.png
TOTVS Reports desenvolvido em .NET Windows Forms

 

T-Reports

Passaram-se dez anos e novamente surge uma oportunidade de revolucionar os produtos no que tange extração e análise de dados.

Vivemos em um momento onde um dos nossos maiores desafios é a convergência tecnológica e funcional.

O que significa isso?

Somos uma organização com diversas soluções que atendem diversos segmentos de negócio e continuamente buscamos para que os usuários de nossos softwares tenham uma experiência de uso, além de excelente, única. Seja no que diz respeito tecnologia, meio de acesso e dispositivo, mas também funcionalidade.

Então, em 2017, pensamos em criar uma única ferramenta com todos os recursos do TOTVS Reports, mas que pudesse ser integrado à qualquer linha de produto, pudesse ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo e fosse multi plataforma.

Assim concebemos o T-Reports.

Solução independente de linha de produto, 100% Web, intuitiva para usuários não técnicos e flexível para usuários com maior expertise sobre banco de dados.

A ferramenta permite desde a criação de relatórios de baixa complexidade à relatórios complexos de análise sintática e/ou semântica.

Toda a configuração e a visualização dos relatórios é feita pelo navegador (web), ou seja, de qualquer lugar, sem a necessidade de instalação de software local.

Além disso o T-Reports disponibiliza serviços e APIs para integração com produtos legados e permite o agendamento e geração de relatórios através de integrações, de forma simples e ágil.

 
1*BSZfFQS142Bmz3kObEyXbg.png

T-Reports desenvolvido em HTML e compatível com os principais navegadores de mercado

Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação.
Henry Mintzberg

 

AutorDaniel Campos - Software Engineer, Software Architect, Development Manager

Fontehttps://medium.com/totvsdevelopers/t-reports-e-os-desafios-da-convergência-tecnológica-e-funcional-8ee259792888

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parece promissor, já fiz alguns testes, parece bem intuitivo e ao mesmo tempo bem flexível. Mas não sei se por ser uma ferramenta nova para mim está ocorrendo alguns problemas na hora de visualizar o relatório. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para aqueles interessados em explorar o T-reports segue um link (em inglês) que explica boa parte das ferramentas disponíveis no gerador. Já que o material por parte da Totvs costuma ser escasso qualquer material ajuda.

https://devexpress.github.io/dotnet-eud/interface-elements-for-web/articles/report-designer.html

Edited by mnakamura

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, porém ele consome a licença Totvs I , mas não sei se seria uma licença por máquina que estivesse rodando o gerador.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.