Ir para conteúdo

T-reports


Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  879
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.780
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   287
  • Pontos/Conquistas:  106.114
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  184
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

 

T-Reports e os desafios da convergência tecnológica e funcional

1*5e-WzoTWZrJMog9j_IKXDA.png

Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado e busque continuamente o seu crescimento, é essencial que se tenha processos bem definidos e um controle eficiente da operação de toda organização.

Nos dias atuais é impossível pensar que uma empresa possa alcançar esses objetivos sem que se tenha um bom software de gestão como aliado. E muitas vezes, um conjunto de softwares.

Dentro deste contexto, um dos pilares do software de gestão empresarial, entre os mais importantes, é a gestão da informação. Neste artigo iremos abordar o que tange a extração e análise dos dados gerenciais e operacionais.

 

Gerador de relatórios

Primeiramente vamos falar um pouco da nossa história com as ferramentas de extração e análise de dados.


No passado, ou ainda hoje para alguns sistemas, era muito comum os softwares disponibilizarem um número finito de relatórios, e estes ainda eram fixos, ou seja, disponibilizavam o mesmo conjunto de informações em um formato pré-definido em tempo de desenvolvimento. Em alguns casos os relatórios de listagem eram dinâmicos e talvez um pouco flexíveis para o usuário.

No ano de 1997, em uma de nossas linhas de produto surgiu-se a oportunidade de desenvolver uma ferramenta de criação de relatórios. A iniciativa em princípio tinha três propósitos:

· Facilitar a criação de relatórios por parte das equipes de produto/segmento. Isso viabilizaria a criação de relatórios sem a necessidade de programação, possibilitando áreas menos técnicas desenvolverem relatórios para o produto padrão.

· Padronizar a forma de criar e exibir relatórios independente do segmento de produto.

· O mais importante era permitir que o cliente final pudesse editar ou criar novos relatórios, afinal de contas, por mais que o sistema disponibilizasse um expressivo conjunto de relatórios nativos, cada cliente tem sua forma de gerenciar e organizar a empresa. Desta forma, a solução eliminaria a necessidade de aguardar o desenvolvimento de um relatório, solicitar o apoio de um consultor ou pagar por serviços de fábrica de software sempre que houvesse a necessidade de um novo relatório.

 
1*UPqI8csJKcT0N8bPB7FNDQ.png
Gerador de relatórios desenvolvido em Delphi

A solução criada foi o Gerador de Relatórios. Uma ferramenta bastante flexível, porem limitada às tecnologias disponíveis da época.

 

TOTVS Reports

O gerador de relatórios aumentou nossa produtividade, ganhou o mercado e conquistou muitos de nossos clientes de forma muito satisfatória, até que em 2007 surgiu-se a necessidade de renovar a ferramenta utilizando novas tecnologias que, além de acompanhar as tendências tecnológicas, também viabilizaria a criação de novas features, como por exemplo gráficos, KPIs, pivot tables e QR Code.

A ferramenta então ganhou uma cara mais moderna, novos recursos e mantendo o máximo possível dos recursos do antigo gerador de relatórios. Assim nasceu o TOTVS Reports.

 
1*J6RjpX4YARoSXo1Vu3M3Cw.png
TOTVS Reports desenvolvido em .NET Windows Forms

 

T-Reports

Passaram-se dez anos e novamente surge uma oportunidade de revolucionar os produtos no que tange extração e análise de dados.

Vivemos em um momento onde um dos nossos maiores desafios é a convergência tecnológica e funcional.

O que significa isso?

Somos uma organização com diversas soluções que atendem diversos segmentos de negócio e continuamente buscamos para que os usuários de nossos softwares tenham uma experiência de uso, além de excelente, única. Seja no que diz respeito tecnologia, meio de acesso e dispositivo, mas também funcionalidade.

Então, em 2017, pensamos em criar uma única ferramenta com todos os recursos do TOTVS Reports, mas que pudesse ser integrado à qualquer linha de produto, pudesse ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo e fosse multi plataforma.

Assim concebemos o T-Reports.

Solução independente de linha de produto, 100% Web, intuitiva para usuários não técnicos e flexível para usuários com maior expertise sobre banco de dados.

A ferramenta permite desde a criação de relatórios de baixa complexidade à relatórios complexos de análise sintática e/ou semântica.

Toda a configuração e a visualização dos relatórios é feita pelo navegador (web), ou seja, de qualquer lugar, sem a necessidade de instalação de software local.

Além disso o T-Reports disponibiliza serviços e APIs para integração com produtos legados e permite o agendamento e geração de relatórios através de integrações, de forma simples e ágil.

 
1*BSZfFQS142Bmz3kObEyXbg.png

T-Reports desenvolvido em HTML e compatível com os principais navegadores de mercado

Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação.
Henry Mintzberg

 

AutorDaniel Campos - Software Engineer, Software Architect, Development Manager

Fontehttps://medium.com/totvsdevelopers/t-reports-e-os-desafios-da-convergência-tecnológica-e-funcional-8ee259792888

  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  6
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  40
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Parece promissor, já fiz alguns testes, parece bem intuitivo e ao mesmo tempo bem flexível. Mas não sei se por ser uma ferramenta nova para mim está ocorrendo alguns problemas na hora de visualizar o relatório. 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  6
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  40
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Para aqueles interessados em explorar o T-reports segue um link (em inglês) que explica boa parte das ferramentas disponíveis no gerador. Já que o material por parte da Totvs costuma ser escasso qualquer material ajuda.

https://devexpress.github.io/dotnet-eud/interface-elements-for-web/articles/report-designer.html

Editado por mnakamura
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  35
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   11
  • Pontos/Conquistas:  212
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  7
  • Status:  Offline
  • Idade:  40
  • Dispositivo:  Windows

Essa ferramenta está disponível para linha RM sem custo adicional?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  6
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  40
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Sim, porém ele consome a licença Totvs I , mas não sei se seria uma licença por máquina que estivesse rodando o gerador.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  879
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.780
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   287
  • Pontos/Conquistas:  106.114
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  184
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Detalhes da instalação e portabilidade para o T-REPORTS:

https://tdn.totvs.com/display/public/LRM/Portabilidade+TReports

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  879
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.780
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   287
  • Pontos/Conquistas:  106.114
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  184
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Em 13/11/2019 at 10:12, mnakamura disse:

Parece promissor, já fiz alguns testes, parece bem intuitivo e ao mesmo tempo bem flexível. Mas não sei se por ser uma ferramenta nova para mim está ocorrendo alguns problemas na hora de visualizar o relatório. 

@mnakamura Tudo bem? você teve problemas na instalação, onde não reconhece o endereço para carregar no navegador? 

image.png

Note que a página do gerenciador de do RAC abriu normalmente e consegui acessar, e configurar um novo perfil, etc, conforme a documentação, mas veja que essa parte abaixo, que deveria abrir itens do TREPORTS e do RAC, relacionou apenas coisas do RAC. Veja:

image.png

 

Eu estou usando o IIS 7.5 e creio que todas as opções estão ok para a instalação. Não achei nada de errado até então. Tentei também fazer a instalação com URL Externa e também sem, e deu na mesma... 😟

No processo de instalação, informei o usuário "rm" mesmo. Na documentação (no print que demonstram), colocam "sa", mas meu usuário que já uso para o RM tem acesso full no banco, ou seja, é owner...

Não sei mais o que testar, e não acho mais nada de informações...

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.