Jump to content
Sign in to follow this  
Jair - Fórmula

Planilha.net (excel) será descontinuada

Recommended Posts

E ai, muita gente usando as planilhas.net em formato Excel? Se você está usando ainda, já vai pensando em migrar suas planilhas para o Formato RM, pois, a TOTVS está já trabalhando para descontinuar logo mais esse recurso. 

Tive um problema num cliente e após vários contatos com o suporte e desenvolvimento, análise da planilha enviada, etc, tive essa resposta oficial na última sexta feira. 

----

Prezado cliente, boa tarde!

 Analisamos a situação reportada com a utilização da planilha .Net e foi verificado que o erro ocorre na biblioteca de interoperabilidade entre o office aplicações de terceiros, nesse caso, o RM. Perante este cenário, não conseguimos corrigir a inconsistência através dos códigos fonte do RM.

 Devido à grande quantidade de erros resultantes dessa integração entre o office e aplicações .Net nós estamos descontinuando as planilhas .Net aos poucos e orientando os clientes a utilizarem as planilhas RM, que podem ser criadas na visão de planilhas ou após a execução do processo de conversão de planilhas .Net para planilhas RM.

 Orientamos a conversão da planilha que apresenta a inconsistência, para que a mesma possa ser utilizada sem dependências de integrações entre o Office e demais aplicações. Segue anexo a planilha já convertida. Segue o link da documentação do processo de conversão para maiores informações [https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=198952721]

 Lembrando que existe um parâmetro global que deve ser desmarcado antes da execução do processo (ele pode ser marcado novamente após a realização do procedimento caso desejado.). No formulário de parâmetros Globais, na aba Planilha Net, desmarcar o parâmetro “Utilizar planilhas Excel”.

-----

O cliente estava usando as versões, 12.1.22 ainda, e foi pedido para atualizar para resolver o problema. Mas mesmo com a versão 12.1.25 nada resolveu. O problema para conhecimento de vocês é quando se usa muitas sentenças SQL, e no meu caso algumas abas em uma planilha, e no momento de atualizar os dados, começou a deslocar colunas no meio do nada. Sem explicação... Exemplo, no inicio tinha uma consulta que retornada 10 colunas de dados e havia totalização, etc, e do nada, os dados da coluna 8 em diante passavam a ser exibidas na coluna 9, deixando a coluna 8 sem nada, e perdendo todas as demais referências a partir dai. 

Tá ai. Essa é a situação. Se mais alguém andou tendo problema semelhante e ainda não sabia dessa novidade, segue... :)

 

Abraço

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Realmente, demorou pacas pra eu ter esse retorno também. Depois de muitos contatos telefônicos, envio de prints, vídeos demonstrando o problema, depois envio da planilha e do Backup geral da base de dados, ainda ficou mais umas três semanas por lá para me darem esse retorno. Complicado mesmo. Eu até gostava dessa planilha Excel, mas ela tinha dois grandes problemas: 

1 - Lentidão para ler e apresentar os dados. Era muito mais demorada que a planilha no Formato RM. Para planilhas pesadas, isso fazia muita diferença na performance. 

2 - Quando você tinha várias sentenças SQL que configurava para usar em vários pontos da planilha, e precisava dar manutenção, mudar ordem, etc, ela não tem esse recurso, obrigando você a excluir as sentenças e reincluir. Fora aquele anexo que era totalmente fora do lugar para poder clicar no botão para recalcular,  rsrsrrsrsrs mas esse a gente ignorava. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Similar Content

    • By Jair - Fórmula
      Aplicativo migrador de planilhas no formato antigo (Delphi) para .net. 
      O sistema permite visualizar todas as planilhas existentes, e marcar em grupos para a migração.
      ---
      Migrador de Planilha Delphi para .NET
      Atualizado com informações do site da TOTVS em: 26 de dezembro de 2019 15:35   O Migrador de Planilhas Delphi x .NET está em fase de desenvolvimento pela TOTVS e neste momento estamos com uma versão beta teste. Sendo assim, as conversões das planilhas delphi para a nova tecnologia podem não ser bem sucedidas e, desta forma, é altamente recomendável que, antes de qualquer execução, sejam realizados backups das planilhas ou até mesmo de sua base de dados.  
      As planilhas Win32 selecionadas através do aplicativo serão migradas para a planilha .NET do tipo RM e não para as planilhas do tipo Excel.


      Ambiente
      A partir da versão 12.1.17

      Solução
      Instruções para o uso do aplicativo
       
      1) o aplicativo “MigradorPlan.exe” deverá ser inserido na pasta de instalação da BibliotecaRM, que por padrão será a pasta \totvs\CorporeRM\RM.Net.
       
      2) Deverá ser criado o arquivo de configuração para o aplicativo, denominado de “MigradorPlan.exe.config” (este pode ser gerado a partir de uma aplicação Client do RM, por exemplo, o arquivo de configuração “RM.exe.config”, pode-se então criar uma cópia e renomear a mesma para o arquivo de configuração do Migrador).
       
      3) O Host RM deverá estar iniciado e em funcionamento (poderá estar como serviço “RM.Host.Service” ou pelo executável “RM.Host.exe”).
       
      4) No final do processo de migração das planilhas selecionadas, um log (arquivo txt) será criado na pasta “RM.Net”, contendo as informações da migração processada. Exemplo: MigradorPlanLog220217180335.txt
       
      Segue passo a passo e alguns prints demonstrando o processo de migração
       
      1. Primeiramente acesse o “.exe” referente ao aplicativo de conversão de planilhas “MigradorPlan.exe” na pasta padrão de instalação do RM “RM.Net”.


      2. Tela de login da aplicação, informe o Alias, Usuário e Senha do banco de dados.O Alias deverá ser criado no BDE (Borland DataBase Engine), assim como as aplicações Delphi do RM.

      3. Após o login, a tela do Migrador é exibida. Aqui somente as planilhas Delphi serão mostradas na listagem e você poderá marcar todas as planilhas disponíveis para a migração, desmarcar as mesmas e executar o processo.

      4. Será considerado marcado, os registros marcados através do botão  ou através da seleção manual conforme mostrado:

      5. Caso queira selecionar uma quantidade “x” de registros, aperte e segure a tecla “Ctrl” do teclado e selecione as planilhas desejadas.
       

      6. Após selecionadas as planilhas clique no botão “Executar migração”. Será exibida uma caixa de confirmação:Clicando em “SIM” o processo será executado e clicando em “NÃO” o processo será interrompido.

      Clicando em “SIM” o processo será executado e clicando em “NÃO” o processo será interrompido.
      7. Durante a execução do processo será exibida tela mostrando o andamento do mesmo. A duração do processo se dará de acordo com a quantidade de planilhas selecionadas para migração.

      8. Após a execução, o resultado da migração será mostrado através da aba “Resultado”.

      9. Após todo o processo acima, acesse a aplicação utilizando a nova MDI (.net) > selecione o executável a qual foi convertida as planilhas > selecione a “aba” de Gestão > Planilhas .Net.
      Obs: O alias na nova MDI (.net) deverá estar “apontando” para a mesma base de dados configurada no BDE.

      10. Após o processo de conversão a planilha não será mais utilizada na aplicação em Delphi. Caso queira retornar com a mesma, ou seja, reverter o processo de conversão é necessário selecionar a “aba” de Restaurar, selecionar as planilhas a qual deseja voltar para Delphi e clicar em “Restaurar Planilha”.
      Obs: Caso realize o processo de restauração de planilha, a mesma será retornada para a aplicação em Delphi da mesma forma que se encontrava. Ou seja, caso foi feita alguma alteração na planilha após a conversão as mesmas não serão salvas na planilha.
      Obs: A restauração da planilha para a plataforma WIN32 implicará na EXCLUSÃO da planilha já migrada para a plataforma .NET em sua próxima migração!
      Caso a planilha migrada já tenha sido alterada, sugerimos exportá-la para que não haja retrabalho por parte de sua empresa.

      11. Após o processo de restauração é apresentado a tela abaixo informando o log de conversão. Verifique se todas as planilhas foram restauradas com sucesso. Obs: Verifique com o suporte do aplicativo se o mesmo possui o aplicativo em Delphi, caso sim, abra o mesmo, acesse o menu de Relatórios > Planilha.

    • By jeanqueres
      Boa tarde pessoal.
      Alguém saberia me informar se é possível passar como parâmetro um conjunto de valores para uma SQL na planilha?
      O que tentei fazer até então é criar uma SQL, por exemplo:
      SELECT * FROM TABLE WHERE CAMPO IN (:PLN_PARAMETRO)
      Eu precisava ler uma célula (ou mais de uma caso separe os valores por célula) com vários valores e passá-los para o :PLN_PARAMETRO. Eu tentei colocar todos dentro de uma célula, separados por vírgula. Tentei deixar com e sem as aspas simples, mas sem sucesso.
      Desde já agradeço.
    • By joaovictorbicalho
      Boa tarde!
       
      Gostaria de saber se alguém tem um arquivo em excel preparado para salvar em .txt para o campo Importação de Movimento do RM Labore.
       
      Atualmente lançamos os eventos de folha no excel, depois laçamos manualmente no sistema. Queremos extinguir o laçamento manual no sistema, somente lançar no excel e depois importar para o RM.
    • By Juliana Paixão
      Boa tarde, galera.

      Alguém já viu o erro abaixo ao alterar os parâmetros de uma planilha.net?

      --------------------------- Planilha Net --------------------------- Erro ao recalcular dados para a Consulta SQL 'PLANILHA PRAZO DE ATENDIMENTO DAS REQUISICOES DE COMPRA'. O valor informado como parâmetro pode estar incorreto. Detalhes: Column 'NOME' does not belong to table CONSSQLPARAMS. --------------------------- OK --------------------------- Alguém saberia como me ajudar?
    • By Jamesson Barreto
      Olá,
      Alguém tem alguma consulta ou relatório que me traga a relação de e-mails dos responsáveis acadêmicos por turma?
    • By Adilson Batista
      Boa tarde meus caros amigos,
      Queria saber se alguém aqui tem o conhecimento se no RM NUCLEUS é possível a criação de fornecedores através de um arquivo excel, sendo este arquivo contém um layout interno da empresa.
      Ou seja eu iria cadastrar cada celular em seus respectivos campos...
      Aguardo suas respostas!
      Abraços.
      Adilson Batista
    • By gianm
      Boa tarde pessoal!
      Estou criando uma planilha eletrônica do novo modelo (Planilha.net) na versão 11.40, porém eu não consigo achar a opção de "Manter formatação das células" como existe na planilha eletrônica antiga. Eu configuro as colunas que quero que sejam apenas texto (para entradas de números de NFs) e moedas (para valores monetários), mas quando eu jogo a consulta na planilha ele não respeita isso e joga todas as colunas/células como tipo Geral.
      Alguém já passou por este problema?
      Obrigado!
  • Recent

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.