Ir para conteúdo
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Planilha.net (excel) será descontinuada


Jair - Fórmula

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

E ai, muita gente usando as planilhas.net em formato Excel? Se você está usando ainda, já vai pensando em migrar suas planilhas para o Formato RM, pois, a TOTVS está já trabalhando para descontinuar logo mais esse recurso. 

Tive um problema num cliente e após vários contatos com o suporte e desenvolvimento, análise da planilha enviada, etc, tive essa resposta oficial na última sexta feira. 

----

Prezado cliente, boa tarde!

 Analisamos a situação reportada com a utilização da planilha .Net e foi verificado que o erro ocorre na biblioteca de interoperabilidade entre o office aplicações de terceiros, nesse caso, o RM. Perante este cenário, não conseguimos corrigir a inconsistência através dos códigos fonte do RM.

 Devido à grande quantidade de erros resultantes dessa integração entre o office e aplicações .Net nós estamos descontinuando as planilhas .Net aos poucos e orientando os clientes a utilizarem as planilhas RM, que podem ser criadas na visão de planilhas ou após a execução do processo de conversão de planilhas .Net para planilhas RM.

 Orientamos a conversão da planilha que apresenta a inconsistência, para que a mesma possa ser utilizada sem dependências de integrações entre o Office e demais aplicações. Segue anexo a planilha já convertida. Segue o link da documentação do processo de conversão para maiores informações [https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=198952721]

 Lembrando que existe um parâmetro global que deve ser desmarcado antes da execução do processo (ele pode ser marcado novamente após a realização do procedimento caso desejado.). No formulário de parâmetros Globais, na aba Planilha Net, desmarcar o parâmetro “Utilizar planilhas Excel”.

-----

O cliente estava usando as versões, 12.1.22 ainda, e foi pedido para atualizar para resolver o problema. Mas mesmo com a versão 12.1.25 nada resolveu. O problema para conhecimento de vocês é quando se usa muitas sentenças SQL, e no meu caso algumas abas em uma planilha, e no momento de atualizar os dados, começou a deslocar colunas no meio do nada. Sem explicação... Exemplo, no inicio tinha uma consulta que retornada 10 colunas de dados e havia totalização, etc, e do nada, os dados da coluna 8 em diante passavam a ser exibidas na coluna 9, deixando a coluna 8 sem nada, e perdendo todas as demais referências a partir dai. 

Tá ai. Essa é a situação. Se mais alguém andou tendo problema semelhante e ainda não sabia dessa novidade, segue... :)

 

Abraço

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  7
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  76
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   10
  • Pontos/Conquistas:  471
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  6
  • Status:  Offline
  • Idade:  35
  • Dispositivo:  Linux

Vlw Jair pela informação.

Tive o mesmo problema aqui na empresa a um tempo atrás, só que desisti do chamado totvs pela demora.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Realmente, demorou pacas pra eu ter esse retorno também. Depois de muitos contatos telefônicos, envio de prints, vídeos demonstrando o problema, depois envio da planilha e do Backup geral da base de dados, ainda ficou mais umas três semanas por lá para me darem esse retorno. Complicado mesmo. Eu até gostava dessa planilha Excel, mas ela tinha dois grandes problemas: 

1 - Lentidão para ler e apresentar os dados. Era muito mais demorada que a planilha no Formato RM. Para planilhas pesadas, isso fazia muita diferença na performance. 

2 - Quando você tinha várias sentenças SQL que configurava para usar em vários pontos da planilha, e precisava dar manutenção, mudar ordem, etc, ela não tem esse recurso, obrigando você a excluir as sentenças e reincluir. Fora aquele anexo que era totalmente fora do lugar para poder clicar no botão para recalcular,  rsrsrrsrsrs mas esse a gente ignorava. 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  1
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  8
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Boa tarde Prezados,
Sei que o tópico é antigo, mas recentemente decidi questionar a Totvs a respeito desse assunto e obtive a seguinte resposta:
Ticket 14966532

Citar

"

15 de ago. de 2022 09:43 BRT

 

Bom dia Elvis,
 
Não há nenhuma previsão da descontinuidade da planilha .NET em Excel.
Caso ocorra falha na utilização da mesma, ticket deverá ser aberto para analise e correção.
A versão do Office é de acordo com a Portabilidade. Segue link abaixo.
Framework - Linha RM - Frame - Portabilidade RM
 
Att,
Paola Araujo"

"

Inclusive insisti na resposta postada pelo colega aqui, mas apenas retornaram a mesma coisa.
Acho que seria interessante postar aqui no forum o número do ticket(como fiz nesse post), inclusive o nome do atendente.
Assim ficamos mais respaldados e a própria Totvs pode tomar mais providências, caso a informação de fato não proceda.

Atenciosamente.

Editado por Elvis Vieira
  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Boa... qualquer atualização vamos postando por aqui !!!

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.