Ir para conteúdo

Tipos de licenças TOTVS RM


Jair - Fórmula

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  879
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.780
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   287
  • Pontos/Conquistas:  106.114
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  184
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Quais os tipos de licenças que existem, e podem ser usadas por clientes que usam as ferramentas TOTVS RM? 

 

[image%255B21%255D.png]

Uma coisa super chata, é quando precisamos acessar o sistema para executar algum processo e vem essa tela, não? 

 

Entenda quais são os tipos de licenças existentes, e verifique quais você tem no seu ambiente:

4000 – TOTVS FullUsuários simultâneos em todos os softwares aplicativos de propriedade intelectual da TOTVS atualmente comercializados.

Exemplo: 10 licenças Full TOTVS podem processar quaisquer processos da solução sistêmica de forma simultânea. O fator limitante é o número de licenças e não o de processos. TIPO DE LICENÇA não mais comercializada pela TOTVS. 

 

4001 – TOTVS I - Acesso a Portal, WS, BI, T-REPORTS e outros...

 

4004 – TOTVS Light ERP

A licença TOTVS Light permite o acesso de um usuário ao Agrupador de Negócio definido na aquisição do Light TOTVS, desta forma existe uma licença Light para cada Agrupador de Negócio. A natureza de controle desta licença é concorrente e um mesmo usuário pode acessar, simultaneamente, mais de uma funcionalidade do mesmo Agrupador de Negócio.

No monitor do License Server não será utilizada a palavra “light”, pois entende-se por Light as licenças cuja descrição refere-se a um segmento de negócio

 

4007 – DEV TEST

É o tipo de licença utilizado para testes e/ou homologação. Assim, não há concorrência de licenças entre a base de teste e produção.

É possível configurar o ambiente do TOTVS para testes. O ambiente configurado desta maneira consumirá uma licença específica, do tipo “TOTVS Dev Test”, de acordo com a quantidade de programas abertos no ambiente. 

 

4008 – FULL DeterminadoPara licenças e/ou contratos antigos poderá haver o id “4008 – FULL Determinado”; 

Um "Usuário Determinado" é aquele que sempre consome uma licença FULL no processo de login, ou seja, durante a sessão deste usuário não serão consumidas licenças de nenhum light disponível no arquivo de licenças. Um "usuário determinado" consome apenas uma única licença por sessão, independente da quantidade de programas executados. Para informar que um usuário será um "Usuário Determinado" e que vai consumir apenas uma licença Full por toda a sua sessão, deve ser selecionada a flag "Usuário Determinado?" no Cadastro de Usuários

A única exceção de consumo de um “Usuário Determinado” vai ocorrer quando o ambiente utilizado estiver configurado para ser um Ambiente de Teste, pois o consumo de uma licença Teste prevalece sobre uma licença de usuário determinado.

 

4092– DbAccess User - Licenças de Usuários ao Banco de Dados

 

O consumo geralmente se dá na seguinte ordem: 4008 (se houver e for o usuário determinado), 4001 ou 4004 (conforme o caso), 4000 (Full). Ou seja, só usará a licença FULL quando já esgotou as opções anteriores, se estas estiverem disponíveis. 

 

Consumo e Abono de Licenças

O consumo de licenças é realizado, de maneira geral, na execução de programas, porém, dependendo do tipo de licença contratada, existem algumas particularidades.

A seguir será explicado de forma técnica como ocorre a escalação das licenças e os principais fatores que influenciam na forma como é feito o consumo. Através do License Server, que existe o conceito de segmentos, um mesmo programa pode consumir licença de Lights diferentes, dependendo da regra de escalonamento definido pelo arquivo de licenças, como explicado posteriormente.

Toda vez que ocorre o login no TOTVS, é realizada uma requisição ao License Server. Esta requisição visa buscar informações como: existência de licenças disponíveis para demonstração (caso de ambiente esteja configurado para tal), compatibilidade da versão do License Server e o ERP, prazo de vencimento da licença, se a empresa do usuário está na lista de CNPJs (caso de corporativo), entre outras informações.

Feito o login, caso o usuário permanecer apenas com a interface do menu aberta (sem executar nenhum  programa - ou menus dos módulos), não será consumida nenhuma licença. Em outras palavras, o consumo de licenças irá ocorrer apenas durante a execução de um programa. Portanto, ao iniciar um programa, o controle de licenças obtém o módulo relacionado ao programa e irá consumir uma licença para o slot equivalente a este módulo no License Server.

Quando a mensagem de solicitação de consumo de licença chega ao License Server, será feita a leitura das licenças e regras de consumo e havendo licença disponível, fará o consumo. O arquivo de licenças reflete o contrato do cliente junto a TOTVS.

 

 

Liberação das Licenças

A liberação das licenças no TOTVS pode ocorrer de diversas maneiras, sendo as mais comuns:

·        Fechar o produto (menu);

·        Fechar o programa;

·        Logoff no TOTVS;

·        Timeout do TOTVS ;

·        Atualização da página do TOTVS;

·        Queda do Servidor de Aplicação;

·        Queda no License Server;

·        Queda de rede.

Ou seja, todo momento que o programa que está consumindo licença for encerrado de alguma maneira, a licença deixa de ser consumida no License Server.

 

Abono de Licenças 

O conceito de abono de licenças consiste em consumir uma única licença quando um usuário acessa mais de um programa da mesma família na mesma sessão. Uma sessão refere-se ao acesso de um usuário à uma instância de menu. Por exemplo, se um usuário estiver acessando o TOTVS em um mesmo computador, porém, utilizando diferentes abas em seu navegador para cada aplicativo em execução, será considerada a mesma sessão, visto que, os aplicativos foram executados a partir da mesma instância de menu.

Se forem abertas telas (menus) de outros programas que não sejam da mesma família, por exemplo, você está na Folha de Pagamento e abre uma tela de lançamentos Financeiros, neste momento estará usando uma licença do módulo "Financeiro".

Para mais detalhes relacionados ao abono de licenças, entre em contato com seu EAR.

 

Outras licenças, verificar seu uso para atualizar aqui neste post... 

[4118] Compras e Suprimentos

[4126] ECM / BPM

[4133] Financeiro

[4145] Gestão do Capital Humano

[4155] Manutenção de Ativos

[4173] Vendas e Faturamento

 

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.