Ir para conteúdo

Atualização de release (RESOLVIDO)


Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  27
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Bom dia Prezados, eu sou novo nesta área de sistemas.

Caiu no meu colo uma atualização de release do Corpore RM da versão 12.1.23 para uma mais recente.

Estou perdido com a documentação encaminhada pela totvs.

Alguém consegue simplificar? Me ajudar neste processo?

Agradeço a todos que possam ajudar de alguma forma este novo membro junior.

Att;

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Jonas, Natália e Heloise ... Bom dia 

A atualização de versão dos sistemas TOTVS é muito simples, normalmente.

Em geral, basta apenas seguir esses pontos básicos, sempre:

1 - Fazer backup completo do seu banco de dados (para, em caso de eventuais problemas, você poder restaurar e reiniciar a conversão)

2 - Instalação da versão principal que deseja atualizar (por exemplo 12.1.26 ou 12.1.26.1, sendo com o instalador em exe ou msi.

  ** O instalador .exe é sempre atualização em cima do que você já tem, não precisando desinstalar o que possui e instalar do zero novamente. 

  ** Já o instalador .msi é para instalações do zero. Não permite que você instale já existindo uma instalação feita na máquina.

  ** Se você desinstalar e reinstalar, usando o .msi, deverá reconfigurar os acessos ao sistema, e ajustar os arquivos .config que eventualmente tenha adaptado para suas situações. Se você apenas atualiza (.exe) não é perdido nada das configurações e demais arquivos que você já possui na máquina que está atualizando. 

3 - Atualize já até o último patch disponível (por exemplo 12.1.26.158) , pois, as vezes o instalador pode estar com algum erro que já tenha a devida correção (nos scripts) e com o último patch, já será devidamente considerado. A instalação do patch é mais rápida que a instalação da Biblioteca Principal.

4 - Execução do RM.Atualizador que fica na pasta C:\TOTVS\CorporeRM\RM.Net geralmente. Neste momento, ninguém poderá estar usando o sistema, pois, serão iniciadas as alterações de tabelas e dados para a nova versão.

  ** Neste momento você deve informar o usuário e senha do acesso ao banco de dados, podendo ser o usuário sa ou usuário RM, que é o usuário padrão do Banco de dados CorporeRM RM. Atente para informar no Alias, o banco correto que deseja atualizar, pois, são apresentados todos os que estão configurados para o acesso. 

5 - Ao final do processo, caso não tenha ocorrido nenhum erro, o sistema já estará convertido para a versão mais nova, e estará pronto para o uso, caso não tenha scripts mais novos (específicos), que a versão esteja exigindo. Neste caso, será informado na entrada do sistema, ou ao tentar executar alguma rotina do sistema.

Para as versões mais atuais do sistema, estão sendo exigidos alguns aplicativos como o ".Net Framework 4.7.1". Havendo algum outro, o sistema irá alertar e possivelmente já dará o link para o download. 

Neste link tem as especificações de máquina, memória, servidor, banco de dados, etc, para cada uma das versões: https://tdn.totvs.com/display/public/LRM/Portabilidade 

 

  • Obrigado 2
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  27
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Bom dia meu amigo, muito obrigado pela aula.

Fico grato por sua ajuda, porém ainda me resta algum questionamento.

Quanto à atualização ser por exe ou msi, na documentação da Totvs eles falam somente do MSI, sendo que você me falou do EXE que me parece o caminho mais seguro. Há algum impacto ou restrição para se atualizar utilizando o exe devido a minha versão ser a 23 e eu estar levando ela para 27?

Outra coisa, caso eu faça pelo MSI, devo desinstalar a atual do servidor, com isso, caso dê algum problema eu consigo voltar a versão com um backup full da base do 23?

Mais uma vez, muito obrigado, quando eu tiver mais conhecimento, irei contribuir para com o fórum de forma qualitativa.

Att;

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Não tem problema algum em atualizar da 23 para a 27 diretamente não. Pode mandar bala... :) 

Agora, se precisar voltar, caso dê algum problema, você deverá retornar o backup, e também a versão do sistema, para a 23. Mas apenas se precisar retornar efetivamente e usar o sistema. Se for para ajustar algo no banco de dados por exemplo, pode voltar apenas o backup da base ajustar o que for preciso, e já refazer a conversão para a versão mais nova. 

Cópias das pastas antes de atualização, realmente não são necessárias. Se quiser fazer fique a vontade, mas realmente não precisa. É importante apenas atentar na questão de desinstalar, se for usar o instalador .msi, que apaga tudo. Mas se usar o .exe não vai perder nada que já tenha. São atualizados apenas os executáveis, dlls, e demais arquivos. Nada de configuração é alterado. 

 

  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  27
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Este tópico ficou maravilhosamente esclarecedor!

 

Amigo eu fiz a atualização ontem, utilizei o MSI, deu tudo certo e não me reportaram nenhum problema até o momento.

 

Muito obrigado por esta aula!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

:Valeu:

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  19
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  86
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  36

Olá @Jair - Fórmula, tudo bem? Pra não criar novo post, decidi pegar um "gancho" aqui no post do colega...

Seguinte, to com um cliente com versões defasadas da Totvs RM e tão precisando atualizar uma base de testes para, principalmente, poder gerar as essas declarações de início de ano. Eles estão com alguns problemas jurídicos com a Totvs e não estão conseguindo mais suporte direto. Daí lhe pergunto.. Será que consigo fazer essa atualização?

Eu consegui deixar a base deles na versão 11.82.30, mas estou tendo muita dificuldade para migrar para v12. O patch mais "antigo" da v12 que tenho aqui é o 12.1.10. Mas ao rodar o Atualizador, não finaliza com sucesso. E é mostrado alguns erros. 

Inclusive, ao tentar liberar a base; da o erro na tabela GUPGATUALIZACAO, falando como se o Sysdba nao tivesse permissão, mas já fiz todos os acertos de usuarios possíveis, e nada...

Captura de tela de 2020-02-17 08-18-00.png

Se eu conseguir, eu mesmo ajustar esses erros, será que consigo ativar a base para testes? Ou somente com a intervenção da Totvs que consigo ativar a base?? Lembro-me que em 2017 passaram por esse mesmo problema, mas como tinha suporte da Totvs eles forneceram uma chave de liberação e a base pode ser usada. Mas agora não sei como fazer...

Alguém saberia me dizer a melhor forma de passar essa base da 11.82.30 pra (pelo menos) 12.1.24.271 - versão liberada pra Dirf2020. ???????? Se for o caso de criar novo post, por favor me avisa.

Preciso muito de ajuda, rsrsrs... Estou até em processo de reativação meu Vip aqui no Forum pra ter acesso a alguns downloads.... 

Agradecido...

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Olá @Jair - Fórmula, tudo bem? Pra não criar novo post, decidi pegar um "gancho" aqui no post do colega...

OK, vamos tocar aqui neste mesmo, já que tem o mesmo título do que precisa... hehehehhee

Seguinte, to com um cliente com versões defasadas da Totvs RM e tão precisando atualizar uma base de testes para, principalmente, poder gerar as essas declarações de início de ano. Eles estão com alguns problemas jurídicos com a Totvs e não estão conseguindo mais suporte direto. Daí lhe pergunto.. Será que consigo fazer essa atualização?

Consegue, mas não até a última versão. Da versão 12.1.19, se não me engano, em diante, o sistema passou a exigir o License Server, e sem a liberação da TOTVS, não vai conseguir usar este. Desta forma, consegue, mas não para a versão que precisa. 

Eu consegui deixar a base deles na versão 11.82.30, mas estou tendo muita dificuldade para migrar para v12. O patch mais "antigo" da v12 que tenho aqui é o 12.1.10. Mas ao rodar o Atualizador, não finaliza com sucesso. E é mostrado alguns erros. 

Inclusive, ao tentar liberar a base; da o erro na tabela GUPGATUALIZACAO, falando como se o Sysdba nao tivesse permissão, mas já fiz todos os acertos de usuarios possíveis, e nada...

Captura de tela de 2020-02-17 08-18-00.png

Ai tem que analisar melhor. Pode ser coisa de permissão mesmo, ou mesmo algum script que tenha que rodar, como o script de usuários sempre que você restaura uma base em outro servidor, e precisa fazer algo. 

Se eu conseguir, eu mesmo ajustar esses erros, será que consigo ativar a base para testes? Ou somente com a intervenção da Totvs que consigo ativar a base?? Lembro-me que em 2017 passaram por esse mesmo problema, mas como tinha suporte da Totvs eles forneceram uma chave de liberação e a base pode ser usada. Mas agora não sei como fazer...

Você não consegue "ajustar" uma base que ocorreu erro. Apenas a TOTVS consegue liberar algo nesta base, apesar que eles mesmos geralmente instruem a voltar um backup e refazer a migração, após fazer os ajustes que provocaram os erros. 

Alguém saberia me dizer a melhor forma de passar essa base da 11.82.30 pra (pelo menos) 12.1.24.271 - versão liberada pra Dirf2020. ???????? Se for o caso de criar novo post, por favor me avisa.

Até essa versão não vai conseguir mesmo Guilherme. Sinto te dizer. 

Preciso muito de ajuda, rsrsrs... Estou até em processo de reativação meu Vip aqui no Forum pra ter acesso a alguns downloads.... 

Com relação a ajuda na questão do VIP já estou verificando. Caso ainda persista, é só dar um alo. 

Agradecido...

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.