Ir para conteúdo

Qual tabela ou campo que fica esse dado?


Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Vejo muito perguntas das pessoas querendo saber qual tabela que armazena determinada informação, ou mais detalhadamente, qual campo. Você já precisou saber alguma coisa assim? 

Primeiramente é importante falar que existe uma tabela que é o dicionário de dados do sistema, que é a GDIC, antiga GCAMPOS (agora é uma view). Nela você pode consultar todas (quase todas na verdade, hehehehe) do sistema, com as informações em geral necessárias para montagens de SQLs, ou mesmo para manutenções diretamente no banco de dados. 

image.png

 

Para uma pesquisa nesta tabela acima, de forma geral, basta passar no Where pelo campo DESCRICAO o que precisa, ou se souber a tabela e quiser saber qual o conteúdo que tem nela, filtrar TABELA = 'GCCUSTO', por exemplo.

Exemplo 2: SELECT * FROM GDIC WHERE DESCRICAO LIKE '%Nome do Centro%'

Exemplo 3: SELECT * FROM GDIC WHERE COLUNA = '#' 

Neste caso do exemplo 3 acima, são retornados apenas os nomes das tabelas e sua descrição.

 

Agora, algumas coisas, são perguntadas e de repente não se sabe como pesquisar, ou pesquisou e não achou, então, seguem alguns exemplos específicos que se quer saber.

Vamos lá, vamos abrir com algumas dúvidas que são freqüentes:

 

P) Qual tabela armazena o Log dos Valores Alterados no envelope do funcionário? 

R) Tabela PFVALORFORCADO 😀

 

P) Se eu precisar alterar via banco de dados a máscara de C.Custos, qual a tabela que posso efetuar o update? 

R) Tabela GCCUPAR, campo MASCARACC ✌️

 

P) Qual tabela ficam armazenadas as consultas SQL das planilhas do TOTVS? 

R) Tabela GPLAN, campo PLANNETDATA. 

Aqui, uma dica do amigo @Benito.BH de como conseguir consultar melhor os dados no campo, pois, o formato não é simples de ser lido diretamente por estar em XML. Deve passar, se desejar, os parâmetros para CODCOLIGADA e IDPLAN.

Verifica SQL em Planilhas.sql

 

E ai, quais curiosidades ou dicas podem ser adicionadas neste tópico  

 

  • Like 2
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

@Eustacio Alves Criei esse tópico em sua homenagem!! hehehehehehe 

  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  32
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  565
  • Conteúdo/Dia:  0.09
  • Reputação:   10
  • Pontos/Conquistas:  3.159
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Eu tenho uma dica para ajudar nesta busca de encontrar a tabela e o campo que você precisa. É manjada mais alguém pode precisar:

Edita o cadastro que você quiser, clica com o botão direito em qualquer lugar da tela (desde de que não seja um campo) e ai habilita a opção Visualizar nome do campo:

image.png

Depois disso é so ir com o cursor do mouse em cima do campo e você verá a TABELA.NOMEDOCAMPO. Exemplo abaixo:

image.png

 

image.png

Editado por Fábio Maia
  • Like 2
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  32
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  565
  • Conteúdo/Dia:  0.09
  • Reputação:   10
  • Pontos/Conquistas:  3.159
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Uma outra dica é encontrar o nome da tabela e o campo, usando a montagem do filtro. Exemplo:

Quero saber o nome da tabela que armazena o cadastro de funções. Ao abrir o cadastro, o sistema pede para que eu informe um filtro.

Ao montar o filtro, basta posicionar o mouse em cima do campo e aguardar para que você visualize a TABELA.NOMEDOCAMPO:

image.png

  • Like 1
  • Obrigado 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  4
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   6
  • Pontos/Conquistas:  31
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  33
  • Dispositivo:  Windows

Boa Noite Pessoal !

Uma outra dica é verificar as informações técnicas da action. Basta abrir uma visão do sistema e pressionar as teclas Ctrl + Alt + F9, nessa tela contém o nome da Action e o DataServer. Você também pode medir a performance e verificar quais tabelas estão envolvidas nessa visão.

Ex. Cadastro de Cliente/Fornecedor

image.png

 

image.png

image.png

 

Abraços !!

Editado por pvitorribeiro
  • Obrigado 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  2
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  10
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  38

Excelentes dicas!

E se nenhuma delas funcionar, só rodando trace no BD. Hehehe

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Outro campo interessante, que é legal deixar registrado aqui, são as Incidências Definíveis no Cadastro de Dependentes que funciona igual aos acumuladores também usado nos eventos. Veja que este campo mostra em tela com dados detalhados de Código e Nome, mas na tabela não fica assim. Nela ficam guardados os dados sequencialmente com a marcação "Ativa" ou "Nâo" (com asteriscos).

Veja um exemplo do conteúdo do campo referente a tela abaixo:

image.png

Neste caso, o sistema registra na tabela PFDEPEND.INCDEFINIVEIS da seguinte forma (sem as aspas): " *                      ". Perceba que apenas o segundo asterisco está preenchido. Imagine que destes 5 campos, fossem marcados os itens 3 e 5. Neste caso o campo ficaria "  * *                " (dois espaços, um asterisco, um espaço, um asterisco). Acho que ficou claro, não? 

image.png

 

E como posso saber os nomes, da mesma forma que são mostrado em tela? 

São Cadastro de Tabelas Dinâmicas que são inseridos e atualizadas para serem usadas nestes e em outros campos do sistema. 

image.png

Acima, na tabela dinâmica INT37 temos as incidências dos dependentes). Já na tabela abaixo temos os Nomes dos acumuladores, como citei que funciona exatamente igual aos controles das inc. definíveis. 

image.png

Tá, e seu quiser analisar pelo banco de dados ? OK, esses registros ficam nas tabelas PCODINCDEP (inc. dependentes) e PCODACUM (acumuladores dos eventos). Segue um exemplo com um select no no banco de dados. 

image.png 

Acima, exemplo de uma tabela PCODACUM (acumuladores dos eventos). 

 

:EmoticonosMsN(85):  Bom, acredito que já dá pra pesquisar e montar alguma coisa nas suas consultas SQL, não?? 

Quer mais dicas? Pede aqui no post. Compartilha com os amigos, para eles aprenderem e de repente eles podem também ajudar com alguma coisa, postando também, dando suas dicas, etc., como os amigos já postaram nos posts anteriores acima !!  

 

  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.