Jump to content
WolneyMaia

Too many open tables - erro no faturamento - sistema RM nucleus.

Recommended Posts

Olá a todos,

A empresa que trabalho está com problemas no processo de faturamento de movimento no sistema RM Nucleus.

O time de desenvolvimento e suporte estão desde a última quinta-feira, 25/06 as 14 horas tentando resolver a mensagem de erro que o sistema apresenta a mensagem:

TOO MANY OPEN TABLES.

Utiizamos o sistema RM Nucleus versão 11.0.30 (40) com o BDE 5.01 rodando em um versão do Windows 10 PRO 18362

O banco de dados é o SQL SERVER 2008 Enterprise Edition SP3.

Faço parte do time de banco de dados, e entramos no processo para auxiliar na depuração do problema. Partimos de um análise a partir do backup FULL do dia 24/6 em um outro ambiente. 

Fizeram o teste de faturamento e não apresentou a mensagem.

Então voltamos o restore (FULL e Log)  do banco de dados até um ponto no tempo, em 25/06 as 12:45. Pedimos para o time de suporte realizar o faturamento e também não apresentou problemas.

Mas quando voltamos o restore do banco de dados até o ponto do tempo em 25/06 as 13:00 e pedimos para o time de suporte realizar o faturamento, o erro too many open tables apareceu.

Os teste foram feito sempre a partir do mesmo computador. 

Então, estamos supondo que algo ocorreu na base de dados entre 12:45 e 13:00 do dia 25/06. 

Com isso, descartamos alguns variáveis como versão do SO, atualizações pelo Windows Update, limites de recursos como memoria e cpu e partimos do principio que algo foi gravado no banco de dados neste intervalo que está causando o erro.

Pesquisando na internet, o material sobre essa mensagem juntamente com as configurações do BDE são muitos escassas e as vezes não tem um solução clara e objetiva. 

Se caso alguém já passou por essa experiência e queira compartilhar, ficarei muito grato pelo apoio.

Obrigado.

Wolney

2020-06-30_230131.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

@WolneyMaiaBoa tarde. 

Geralmente esse erro ocorria (digo ocorria, pois, não o vejo mais há muito tempo) quando nas configurações do BDE no campo de BLOBS TO CACHE e/ou BLOB SIZE não tínhamos um valor maior. Por padrão o valor apresentado e gerado lá era baixo, e em algumas situações gerava esse erro. Desta forma, tente colocar um valor bem mais alto lá e refaça o teste para ver se consegue faturar o movimento que está tentando. Pode colocar algo em torno de 5000 em cada um deles. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Jair.

Obrigado por compartilhar essa opção de configuração. 

Realizamos o ajuste sugerido por você, mas  mesmo assim o antigo sistema RM continuou com a mensagem de erro.

Mas a equipe de sistema, consegui achar o erro. Dentro do sistema, por um erro na geração de número de boleto (rotina customizada pela TOTVS), um rotina interna entrou em loop, tentando gerar número de boleto. Isso fazia com o RM executar mais de 20.000 SELECT até apresentar a mensagem.

Mas resolveram o problema.

Obrigado mais uma vez.

PS: Fiz questão de responder, para deixar registrado a forma como o problema apareceu e a solução. E muito difícil achar solução para esse tipo de erro.

Wolney

 

Edited by WolneyMaia
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.