Ir para conteúdo

Too many open tables - erro no faturamento - sistema RM nucleus.


WolneyMaia

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  2
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  21
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline

Olá a todos,

A empresa que trabalho está com problemas no processo de faturamento de movimento no sistema RM Nucleus.

O time de desenvolvimento e suporte estão desde a última quinta-feira, 25/06 as 14 horas tentando resolver a mensagem de erro que o sistema apresenta a mensagem:

TOO MANY OPEN TABLES.

Utiizamos o sistema RM Nucleus versão 11.0.30 (40) com o BDE 5.01 rodando em um versão do Windows 10 PRO 18362

O banco de dados é o SQL SERVER 2008 Enterprise Edition SP3.

Faço parte do time de banco de dados, e entramos no processo para auxiliar na depuração do problema. Partimos de um análise a partir do backup FULL do dia 24/6 em um outro ambiente. 

Fizeram o teste de faturamento e não apresentou a mensagem.

Então voltamos o restore (FULL e Log)  do banco de dados até um ponto no tempo, em 25/06 as 12:45. Pedimos para o time de suporte realizar o faturamento e também não apresentou problemas.

Mas quando voltamos o restore do banco de dados até o ponto do tempo em 25/06 as 13:00 e pedimos para o time de suporte realizar o faturamento, o erro too many open tables apareceu.

Os teste foram feito sempre a partir do mesmo computador. 

Então, estamos supondo que algo ocorreu na base de dados entre 12:45 e 13:00 do dia 25/06. 

Com isso, descartamos alguns variáveis como versão do SO, atualizações pelo Windows Update, limites de recursos como memoria e cpu e partimos do principio que algo foi gravado no banco de dados neste intervalo que está causando o erro.

Pesquisando na internet, o material sobre essa mensagem juntamente com as configurações do BDE são muitos escassas e as vezes não tem um solução clara e objetiva. 

Se caso alguém já passou por essa experiência e queira compartilhar, ficarei muito grato pelo apoio.

Obrigado.

Wolney

2020-06-30_230131.png

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

@WolneyMaiaBoa tarde. 

Geralmente esse erro ocorria (digo ocorria, pois, não o vejo mais há muito tempo) quando nas configurações do BDE no campo de BLOBS TO CACHE e/ou BLOB SIZE não tínhamos um valor maior. Por padrão o valor apresentado e gerado lá era baixo, e em algumas situações gerava esse erro. Desta forma, tente colocar um valor bem mais alto lá e refaça o teste para ver se consegue faturar o movimento que está tentando. Pode colocar algo em torno de 5000 em cada um deles. 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  2
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  21
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline

Olá Jair.

Obrigado por compartilhar essa opção de configuração. 

Realizamos o ajuste sugerido por você, mas  mesmo assim o antigo sistema RM continuou com a mensagem de erro.

Mas a equipe de sistema, consegui achar o erro. Dentro do sistema, por um erro na geração de número de boleto (rotina customizada pela TOTVS), um rotina interna entrou em loop, tentando gerar número de boleto. Isso fazia com o RM executar mais de 20.000 SELECT até apresentar a mensagem.

Mas resolveram o problema.

Obrigado mais uma vez.

PS: Fiz questão de responder, para deixar registrado a forma como o problema apareceu e a solução. E muito difícil achar solução para esse tipo de erro.

Wolney

 

Editado por WolneyMaia
  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Ahh, muito bom Wolney.

Obrigado por partilhar o ocorrido!!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.