Alguém usa Cobrança Bancária do ITAU e tem a situação do sistema não receber o VALOR BAIXADO corretamente, já que, no arquivo do retorno, o banco nos envia de volta o valor liquido?? Ele já abate o valor da tarifa de cobrança, e não envia no arquivo o valor efetivamente pago. Isso é um problema, pois, não tendo o valor pago, o sistema usa esse valor a menor na informação do Valor Baixado o que fica errado.
Isso é uma situação que já vi há tempos, e até hoje a TOTVS não trata. Não me conformo!!! E a solução que o suporte nos dá é pra usar um Valor Opcional e tratar nele. E se o cliente não tem nenhum campo de valor opcional livre pra uso mais?? Não trabalha com a cobrança do ITAU então??
Bem, gostaria de ver se alguém usa esse processo, e verificar se usam de alguma outra forma que consiga tratar nas baixas.
Exemplos para melhor entendimento:
Valor do Título: 1.000,00 - Vcto: 22/11/2016
Valor Pago: 1.000,00 - Data: 22/11/2016
Arquivo Retorno Recebido (dados na linha de detalhe):
- Campo Valor Titulo: 1.000,00
- Campo Tarifa de Cobrança: 2,00
- Campo Valor Creditado: 998,00
- Campo do valor efetivamente pago (os mil reais...): Não existe no arquivo
Sugestão 1 do suporte TOTVS: Usar o campo do Valor do Titulo nas configurações para a baixa.
Problema dessa solução: Se o título foi pago com atraso e teve juros/multas, não podemos já de cara usar esse valor original, pois, estaria 1.000 e não 1050,00 digamos que o cliente teria pago (exemplo)
Sugestão 2 do suporte TOTVS: usar campos de valores opcionais no lançamento, e tratar para guardar esse valor no titulo, e acrescentar no valor, assim, ficaria com a baixa no valor certo.
Problema dessa solução: Poderíamos até tentar. Nunca apliquei essa situação, mas, o cliente já usa TODOS os opcionais de valores permitidos para outras finalidades.
O sistema deveria tratar isso de forma automática diretamente no momento da importação. Pra isso, deveria ter nas configurações (layouts) as posições desta tarifa, de forma a ler esse dados a cada registro, e ter uma opção de tratamento deste valor, como existe para diferenças se houver a menor ou a maior para a baixa, onde pergunta se deseja jogar em desconto, juros, outro valor la... ou não baixa o titulo. Por que não perguntar o que faz com esse valor, se grava num opcional, ou se acrecenta ao valor recebido, para baixar correto o lançamento e enviar para o extrato o valor cheio normalmente. Essa diferença das tarifas o banco gera um novo registro no extrato diretamente como tarifa de cobrança. Poderia até perguntar se gera agrupado isso no extrato, pois, é o que o banco faz.. agrupa todas as tarifas de um lote de baixas e lança de uma única vez.
Depois, temos na conciliação bancária a informação consistente com o que está no banco também.
Da forma que está sendo feita, não consigo bater com o banco os valores.
Agradeço se ajudarem com comentários a respeito.
Abraço,
Jair
Será que alguém ai teria o arquivo de remessa do Sispag - Itau para pagamento de DARF- PIS? Quando tento usar o arquivo de darf normal ele informa que o código da receita é invalido (8301).
Grata, Aguines