Ir para conteúdo

RM - estoque - saldo geral fisico zerado


Roger

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  29
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  53
  • Dispositivo:  Windows

Boa tarde Pessoal,

Presto (tento) dar suporte ao TOTVS na empresa que trabalho, não entendo muito, sou da área de infraestrutura na verdade, mas ninguém queria a bucha dai eu peguei achando que seria interessante para ter no currículo esse conhecimento.

Bom, hoje, um usuário conseguiu fazer algo que eu nunca vi antes, disse que foi rodar "somente" o relatório para checar os itens no estoque e saiu zerado, mas claramente ele fez algo errado, pq eu tinha um backup da base do dia 4/2 e está tudo ok, agora dia 8/2 os itens estão cadastrados mas com o Saldo Geral Físico zerado.

Alguém tem alguma ideia do que ele possa ter feito? E se tem uma forma de recuperar?

Desde já agradeço qq ajuda, obrigado.

Estoque_OK_Backup_04022020.png

Estoque_Zerado_08022020.png

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  470
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   132
  • Pontos/Conquistas:  3.143
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  63
  • Status:  Offline
  • Idade:  35
  • Dispositivo:  Windows

@Roger, boa tarde!

Os movimento(s) de entrada e saída são inclusos de forma anacrônica, ou seja, não acontece conforme a cronologia ideal para que o cálculo do custo médio "Caso tenha o configurado"... pois bem o que acontece com a rotina de recalculo do saldo de estoque no TOTVS RM é o seguinte: O primeiro passo é exclusão dos dados gravados até a data de fechamento do saldo, posteriormente, a rotina vem recalculando toda a movimentação "Confirme N regras e parâmetros dessa operação"... logo essa rotina tem um custo elevado, pois trabalha linha a linha, mas é possível utilizar multi-thread para melhor performance! 

O que aconteceu, acredito eu, foi uma interrupção dessa rotina, sendo assim execute novamente a rotina e recalculo... e monitore a dbo.TRELSLD objeto aonde os dados estão gravados.

 

P/S O ideal seria descobrir o que causou essa interrupção, caso tenha o ambiente 3 camadas e o Job Running ativo, podes coletar via gerenciador de Job's... mas corra... tem um Job de aplicação para limpar o Histórico de Job!!!

 

Espero que tenha lhe ajudado, qualquer dúvida é só repostar!

P/S Eu não conhecia a palavra anacrônica, ou não me lembrava... mas segue Anacrônico - Dicio, Dicionário Online de Português

Abraços.   

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  29
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  53
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia Luiz,

Obrigado pela ajuda.

Nosso controle de estoque é bem simples, é usado somente para controlar quantos itens tem no almoxarifado, então não temos nada de preço médio, não vendemos produtos, é só um controle interno.

Não estamos usando o ambiente em 3 camadas, eu tentei uma vez configurar mas me perdi, então deixei como estava.

Eu já executei em uma base de backup a rotina Regerar Saldos e Custos, mas continua zerado, então realmente não sei o que a pessoa fez, o funcionário só tinha que mandar imprimir um relatório, fiquei surpreso do RM deixar fazer algo desse tipo.

Abri também um chamado com a TOTVS SP para ver se eles dão alguma pista do que fazer, assim q eu tiver algum resultado, posto aqui, para ajudar os outros a não passar pelo mesmo problema.

Obrigado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  470
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   132
  • Pontos/Conquistas:  3.143
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  63
  • Status:  Offline
  • Idade:  35
  • Dispositivo:  Windows

Roger, boa tarde!

Em relação a aberturado chamado tranquilo, porém nesse seu caso 99 % que é configuração do movimento... bom para ele não carregar os movimentos para a tabela da ficha, eu iria fazer o seguinte teste, primeiro iria verificar qual é o tipo de saldo e efeito do saldo desse movimento, depois data de fechamento para esse saldo, por último e não menos importante... se o produto é estocável... essas 3 configurações contemplam 90 % da configuração para o item entrar na rotina de recalculo... 

Mas é importante ressaltar que pode sim ter acontecido que possa estar relacionado a perca de dados, porém se você não mudou versão, biblioteca isso é menos possível.

Obs.: O módulo da TOTVS Gestão de Compra, Estoque e Faturamento "Acho que é assim o nome atual dele" tem a regra de negocio a nível de movimento, ou seja, a complexidade de configurações e variações delas são gigantes..

Fiquemos no aguardo desse seu retorno...

 

Abraços 

  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  29
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  53
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia,

O problema foi solucionado, inclusive de forma bem simples.

Em: Estoque | Processos | Regerar Saldos e Custos

Tinha que marcar a opção: Forçar Regeração Total

Feito isso voltou a aparecer as quantidades e valores.

Obrigado @luisgustavogomes

  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.