Ir para conteúdo

Cronograma


KCS

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  7
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  62
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline

Gostaria de saber se existe um tutorial detalhado sobre a inserção e gestão do Cronograma de Obra no RM Solum.

Entender a diferença entre a planilha de serviços x planilha de atividades.

Se vale a pena ter as duas planilhas, sendo uma mais geral (serviços) e outra mais detalhada (atividades) com uma tarefa para cada pavimento de cada bloco do empreendimento, considerando empreendimento com até 70 pavimentos.

Se a interação de contratos e medições seria com a planilha de serviços ou de atividades e se é viável, considerando que seria um orçamento bem extenso. 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  59
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  817
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   105
  • Pontos/Conquistas:  4.774
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  74
  • Status:  Offline
  • Idade:  61
  • Dispositivo:  Windows

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  470
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   132
  • Pontos/Conquistas:  3.143
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  63
  • Status:  Offline
  • Idade:  35
  • Dispositivo:  Windows

@KCS, bom dia!

Na empresa onde trabalho, utilizamos somente a planilha de atividade,  por questão que a implantação foi em 2004, sendo assim, procuramos conhecer a diferença entre essas planilhas e o que obtivemos foi o seguinte: 

A planilha de serviço está vinculado as atividades para atender o seu cliente, por exemplo! sendo assim, entendemos que a planilha de serviço é para atender um "Entidade externa" e a planilha de atividade é como o projeto será executado... vamos fazer um exemplo no seu post...

Pense que essa entidade externa, você precisa informar a quantidade de execução de piso/revestimento em uma única tarefa, ou seja, para entidade externa indiferente do pavimento... Mas você precisa saber por pavimento, neste caso, teria uma relação 1 X 70... lembrando que é uma hipótese, mas é validado um estudo aprofundado neste módulo, pois é complexo e muito flexível igualmente a muitos módulo do RM. 

Sendo assim, se conseguir quaisquer outras informações se conseguir, se possível, por favor, terias como responder para nós ajudar... 

 

abraços.      

 

  • Obrigado 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  7
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  62
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline

Em 14/04/2021 at 09:12, luisgustavogomes disse:

@KCS, bom dia!

Na empresa onde trabalho, utilizamos somente a planilha de atividade,  por questão que a implantação foi em 2004, sendo assim, procuramos conhecer a diferença entre essas planilhas e o que obtivemos foi o seguinte: 

A planilha de serviço está vinculado as atividades para atender o seu cliente, por exemplo! sendo assim, entendemos que a planilha de serviço é para atender um "Entidade externa" e a planilha de atividade é como o projeto será executado... vamos fazer um exemplo no seu post...

Pense que essa entidade externa, você precisa informar a quantidade de execução de piso/revestimento em uma única tarefa, ou seja, para entidade externa indiferente do pavimento... Mas você precisa saber por pavimento, neste caso, teria uma relação 1 X 70... lembrando que é uma hipótese, mas é validado um estudo aprofundado neste módulo, pois é complexo e muito flexível igualmente a muitos módulo do RM. 

Sendo assim, se conseguir quaisquer outras informações se conseguir, se possível, por favor, terias como responder para nós ajudar... 

 

abraços.      

 

Primeiramente, Luiz, obrigada pelo retorno. No caso a minha "entidade externa" seria o empreiteiro. Em medições e contratos, eu não preciso informar o pavimento, apenas a quantidade total, mas para o cronograma, precisaria desse detalhamento. A questão é que não conheço a interação da planilha de serviços com os cadastros de contratos e medições. Eu conseguiria usar a planilha de atividades apenas para fim de cronograma e usar a planilha de serviços ao associar tarefas ao contrato e realizar medições? Fica essa dúvida. 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  470
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   132
  • Pontos/Conquistas:  3.143
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  63
  • Status:  Offline
  • Idade:  35
  • Dispositivo:  Windows

@KCS, Bom dia!

Infelizmente não sei lhe responder... terias que fazer um teste em um novo projeto e testar.

  • Obrigado 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  7
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  62
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline

Em 21/04/2021 at 07:33, luisgustavogomes disse:

@KCS, Bom dia!

Infelizmente não sei lhe responder... terias que fazer um teste em um novo projeto e testar.

Ok, obrigada.

  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  7
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  62
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline

Para registro e consultas futuras de outros usuários:

* É possível cadastrar o orçamento e cronograma detalhado no RM, porém, não é possível utilizar efetivamente para contratos a pagar (que seria o caso de contratos de empreiteiros em uma construtora).

* Você pode criar uma planilha de atividades detalhada (analítica) e uma planilha de serviços resumida (sintética). 

* É possível associar diversas tarefas da planilha de atividades à apenas uma tarefa na planilha de serviços (desde que a quantidade total das tarefas da planilha de atividades não ultrapasse a quantidade da tarefa resumo da planilha de serviços). Isso é feito através de "Anexos" na planilha de atividades.

* Quando todas as associações (planilha de atividades x planilha de serviços) estiverem prontas e o cronograma da planilha de atividades estiver já lançado no RM, você pode lançar automaticamente o cronograma da planilha de serviços. Essa opção aparece em "Processos" na planilha de serviços. O sistema vai pegar os cronogramas de todas as tarefas da planilha de atividades associadas a única tarefa da planilha de serviços e resumir em único cronograma para a tarefa de serviços.

* Até aí, perfeito, eu tenho orçamento e cronograma analíticos para controle interno e orçamento e cronograma sintéticos para controle externo.

* Porém, no módulo Contratos, o sistema não oferece opção de usar a planilha de serviços para associação de tarefas ao contrato na opção "a pagar". Somente se o contrato for "a receber" que aparece a opção de usar a planilha de serviços (sintética). O que tornaria todo o processo de inserir os dois controles no sistema inútil, visto que não seria possível utilizar o orçamento sintético, que é apropriado para contratação e medição de empreiteiros, pois são resumidos e não carregam informações desnecessárias ao fornecedor e que apenas aumentariam a quantidade de páginas de contrato e medição. 

* Sendo assim, acaba-se por utilizar a planilha de atividades como orçamento e cronograma sintéticos para poder realizar as contratações; e a planilha de serviços sequer é utilizada. Enquanto que o controle interno, é feito por excel e/ou project, não sendo possível sua inserção no sistema, já que atrapalharia a realização de contratos e medições, devido ao alto grau de detalhamento.

* Uma sugestão de melhoria foi deixada no ambiente colaborativo TOTVS para liberação da opção de uso da planilha de serviços em contratos "a pagar" também.

Editado por KCS
  • Like 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.