Jump to content
emersontotvs

Trigger com msg raiserror

Recommended Posts

Boa tarde Pessoal,

Estou criando um trigger para bloquear o cadastro de um novo funcionário, quando esse já existir uma pessoa cadastrada em que o campo complementar da pessoa "RECONTRATA" é igual a "NAO", dando roolback na transação.

A trigger foi adicionada no banco, mas no momento de cadastrar o funcionário a mensagem que coloquei na trigger não aparece na tela, dando simplesmente um erro do tipo "Linha 0 Não existe".

Eu criei 3 trigger para INSERTED nas 3 tabelas no momento da inclusão do funcionário, senão dá erro de constraint.

Anexo segue as trigger que criei. Será que alguém pode me dar uma luz por favor:

Cadastro Pessoa.jpg

Script TRIGGER.txt

@emersontotvs por que não trata isso com FV ? Bem melhor, mais seguro, e utiliza melhores práticas,  já que, é recomendado a não utilização de triggers na base de dados. 

Basta criar uma FV gerando uma exceção e amarrando ela apenas na PFUNC mesmo. Você pode fazer uma consulta SQL com a leitura dessa condição e usar para o bloqueio.

8 horas atrás, Jair - Fórmula disse:

@emersontotvs por que não trata isso com FV ? Bem melhor, mais seguro, e utiliza melhores práticas,  já que, é recomendado a não utilização de triggers na base de dados. 

Basta criar uma FV gerando uma exceção e amarrando ela apenas na PFUNC mesmo. Você pode fazer uma consulta SQL com a leitura dessa condição e usar para o bloqueio.

Boa noite Jair,

Mas na fórmula visual eu consigo emitir uma mensagem em tela que eu desejar?

Att,

Emerson

13 horas atrás, emersontotvs disse:

Boa noite Jair,

Mas na fórmula visual eu consigo emitir uma mensagem em tela que eu desejar?

Att,

Emerson

Bom dia @emersontotvs

Você pode utilizar a atividade Gerar Exceção para exibir uma mensagem em tela, e também pode personalizar a mensagem utilizando uma expressão e depois passando para essa atividade.

Edited by caiiomonteiro

6 horas atrás, caiiomonteiro disse:

Bom dia @emersontotvs

Você pode utilizar a atividade Gerar Exceção para exibir uma mensagem em tela, e também pode personalizar a mensagem utilizando uma expressão e depois passando para essa atividade.

Entendi,

Vou fazer um teste @Jair - Fórmula Obrigado pela dica