Jump to content
MHRODRIGUES

Instalação RM smartclient - acesso externo (RESOLVIDO)

Recommended Posts

Pessoal, bom dia!
Estou instalando o RM com arquitetura N camadas e acesso via SmartClient aqui na empresa.
O acesso ao RM também deverá estar disponível externamente.
Fiz a configuração do serviço, habilitei a segurança HTTPs no host e nos Web Services/APIs e expus externamente esses serviços.
A instalação via SmartClient ocorre com sucesso de forma externa (fora da rede corporativa), porém a comunicação com o host não está ocorrendo de jeito nenhum fora da rede. (Apresenta erro "Não foi possível se comunicar com o host")
Dentro da rede não temos nenhum problema.
A HTTPPORT e APIPORT estão acessíveis externamente, será que preciso expor também a porta 8050? Não entendo muito de redes, então estou na dúvida. Alguém pode me ajudar?

@MHRODRIGUES, bom dia !

Infelizmente, eu não utilizo o SmartClient, porém como seu problema está relacionado a acesso, eu tentaria mapear as requisições, utilizando por exemplo o comando do CMD Como usar o TRACERT para solucionar problemas de TCP/IP no Windows (microsoft.com) para verificar em qual etapa a requisição parou... existe também para windows o "Microsoft Network Monitor" que é uma ferramenta para trace de requisições, nunca utilizei mas a função é essa. Em relação conhecimento de network, sou um zero a esquerda, mas estamos ai para ajudar "as vezes" ou atrapalhar! rsrsrsrs! 

• Like 1

@luisgustavogomes Obrigado por responder meu caro!
Descobri o problema, mesmo com smartclient a chamada da aplicação é feita pela porta do Host, então no caso de acesso externo tanto a porta de Web Service como também a porta do HOST precisam estar acessíveis externamente, e no caso do meu ambiente aqui, também precisava incluir segurança HTTPs na porta.
Infelizmente a documentação da TOTVS deixa a desejar em alguns detalhes, então a gente tem que descobrir na tentativa e erro.

Mas valeu pela dica, foi graça a ela que consegui identificar como a chamada é feita. 

• Like 2