Ir para conteúdo
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Copiar informação de campo via fórmula visual


BRUMARCIO

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  3
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  9
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  83
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia pessoal!

Estou iniciando no mundo RM e já fiz algumas fórmulas visuais, porém estou na dúvida de como fazer com que um campo seja copiado para outro campo no momento de salvar um registro. 

Basicamente, no cadastro de funcionários, quero copiar o campo "Chapa" no campo "Número da ficha de registro" depois que eu clicar em salvar. Hoje já é feito essa cópia mas manualmente e estou precisando automatizar isso.

Eu consigo utilizar alguma atividade da fórmula visual para preencher automaticamente um outro campo no formulário?

Desde já agradeço!

Editado por BRUMARCIO
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  10
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  119
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   41
  • Pontos/Conquistas:  811
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  20
  • Status:  Offline
  • Idade:  26
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia @BRUMARCIO

Você pode utilizar uma atividade de "Expressão" e utilizar no gatilho "Antes de Salvar o Registro" na FopFuncData

Uma dica é colocar uma validação para a atividade ser executada apenas no modo criação (novo registro) ou quando o campo for vazio.

 

Expressão

image.png.f89e4b559bbc8613e78991c7703c985a.png

 

Gatilho

image.png.384043cac8e32f52a832d9127364263e.png

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  3
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  9
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  83
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Caro Caio, MUITO obrigado pela ajuda!!!

Fiz conforme você me orientou e deu certo. 

O gatilho eu tinha feito para salvar após o registro e não dava certo tb, aí montei a expressão conforme exemplificou e então alterei o gatilho para Antes de Salvar o Registro e funcionou certinho. 

 

Valeu demais mesmo!!!

Abraço

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  10
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  119
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   41
  • Pontos/Conquistas:  811
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  20
  • Status:  Offline
  • Idade:  26
  • Dispositivo:  Windows

Opa, que bom que deu certo!

Abraços

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

  • Tópicos Que Criei:  3
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  9
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  83
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Boa tarde @caiiomonteiro, td bem?

Aproveitando este tópico e a sua boa vontade...  para que rode a fórmula visual acima, eu preciso que antes disso o cadastro receba algum valor no campo de número da ficha de registro pois o sistema reclama que o campo não aceita valor nulo antes mesmo de rodar a fórmula visual acima.

Então eu criei outra fórmula visual para preencher qualquer valor no campo e aí quando eu salvar o cadastro, a outra fórmula visual que vc me ajudou acima entra em ação e preenche o campo com a chapa. Aí vem a dúvida: há algum gatilho que eu possa ativar para quando iniciar o cadastro do funcionário, a nova fórmula visual rode e preencha o campo com o valor qualquer?

Tentei o gatilho "Antes da leitura da edição" mas não deu certo.

 

Desde já, obrigado!

 Abraço

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  10
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  119
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   41
  • Pontos/Conquistas:  811
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  20
  • Status:  Offline
  • Idade:  26
  • Dispositivo:  Windows

Opa bom dia @BRUMARCIO

A fórmula deveria funcionar, a expressão copia o valor do campo "Chapa" e esse campo é obrigatório portanto nunca será nulo. Há não ser que tenha algo de errado na fv e ela não esteja conseguindo pegar o valor.

Consegue postar um print da mensagem de erro e sua FV para analisar ?

De qualquer forma caso queira trabalhar com mais uma fórmula tente utilizar a a atividade "Alterar Propriedades da Coluna" nesse mesmo gatilho que mencionou, no parâmetro "Valor Padrão" utilize o valor de uma expressão. Mas acredito que não seja necessário trabalhar com 2 fv's para este processo.

 

 

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  3
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  9
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  83
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia @caiiomonteiro,

O problema é que a primeira coisa que ele testa quando clica em Salvar é se o campo de número da ficha financeira está vazio...

image.png.6e5f986d18ac6d9e5ba87d9bc0f0ad5f.png

 

daí se eu coloco qualquer valor la no campo, ele troca pra chapa depois. A FV está funcionando certinho, mas tem que ter algo no campo pra não cair no erro acima. 

Estou pensando em talvez colocar este campo para geração automática de valor pois assim o sistema não verifica se o campo está vazio ou não, e então deixo a FV rodando para pegar a chapa e gravar la. Pode ser que funcione desse jeito, né?!

 

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  3
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  9
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  83
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Opa @caiiomonteiro, boa tarde!

 

Consegui resolver da forma que falei... eu coloquei a geração do número do registro como automático e então o sistema parou de verificar se o campo estava vazio... assim, qdo eu cliquei em salvar o cadastro do funcionário, o sistema rodou a FV e preencheu corretamente o campo.

 

Valeu pelas dicas!!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  10
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  119
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   41
  • Pontos/Conquistas:  811
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  20
  • Status:  Offline
  • Idade:  26
  • Dispositivo:  Windows

Entendi, provavelmente existe alguma outra parametrização neste campo.

Aqui utilizamos a fórmula desse jeito e funciona normalmente, tanto é que o campo fica bloqueado para edição.

Acredito que funcione também da forma que você sugeriu ou com outra FV para preencher o campo com uma informação "temporária".

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.