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Ivan Martinez

PFPERFF X PFFINANC/PEVENTO em relatórios

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Pessoal,

Quem já tem mais tempo de experiência com o RM LABORE, conhece as situações envolvendo as tabelas PFPERFF X PFFINANC X PEVENTO nos relatórios Guia de INSS/SEFIP/Folha Analítica.Apenas para relembrar, segue abaixo quadro mostrando origem dos dados para cada um destes relatórios :

GPS - Busca da PFFINANC/PEVENTO

SEFIP - Busca da PFFINANC/PEVENTO

FOLHA ANALITICA - Busca da PFPERFF

Não sei se é a opinião de todos, mas o comportamento correto do sistema para estes três recursos seria o de buscar sempre os dados da PFPERFF, pois isso garantiria uma maior confiabilidade em relatórios retroativos.Imaginem, por exemplo, que o evento 'X' incidia INSS até 10/2006, mas a partir de 11/2006 passou a não mais incidir,por qualquer motivo.Se quisermos emitir agora uma GPS de 10/2006 para trás, esta será emitida de forma INCORRETA, pois NÃO considerará a incidência deste evento, uma vez que agora ele está desmarcado.

Além disso, ainda existirá uma outra situação, para aumentar a confusão : Se emitirmos uma folha analítica de 10/2006, a incidência estará CORRETA, uma vez que a origem dos dados é a PFPERFF, e esta não é modificada retroativamente, mesmo que alteremos a incidência do evento.

Com isso, temos o pior dos mundos :

==> Dois relatórios que não podem ser emitidos de forma retroativa com confiabilidade (GPS/SEFIP)

==> Relatórios que sempre deveriam trazer dados iguais geram informações diferentes

Gostaria de pedir a opinião de vocês a respeito.Como considero esta uma falha GRAVE, acharia interessante que pudéssemos,quem sabe, abrir uma ocorrência em conjunto, ou obter uma abertura junto a RM para discutir o assunto.A RM e seus representantes será a mais beneficiada com uma mudança , pois a quantidade de suporte que esta situação hoje gera é certamente muito grande.

Abraço

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Prezados,

Aqui na RM Maringa, estou abordando este assunto com o pessoal do suporte e da implantação.

Acredito que vamos abrir uma ocorrencia sobre este assunto.

Depois vou comunicá-los a todos aqui, mas é interessante que outros abram esta ocorrencia também.

Qualquer novidade, vou postar aqui para dar andamento neste assunto.

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concordo com vcs em abrir a ocorrência para melhoria contínua do sistema.

Eu costumo fazer um arquivo eletronico da minha folha em pdf, acho importante ter um arquivo eletronico, pois em caso de impressão de folhas anteriores eu não preciso confrontar valores. Não sei se ao bloquear o periodo no fechamento da folha resolve o problema da folha analitica, em outro sistema da empresa FOLLI este procedimento é eficiente.

Não só a RM como a maioria das empresas de software de folha de pagamento tem problema em emissão de relatórios de meses anteriores.

está é minha opinião

abraço a todos

Jaime

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Pessoal,

Também concordo, já passei por essa situação. A minha orientação ao cliente foi que ele restaure o backup mensal da competencia desejada, só que até hoje ele reclama.

Agora esta do Jaime é uma boa ideia também.

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Sou a favor também que se abra uma ocorrência junto a RM.

Principalmente quando alteramos as incidências dos eventos. Agora é válido comentar que na maioria das vezes em que geramos uma folha de um mês qualquer retroativo e encontramos diferenças, está justamente ligada na falta de históricos, ou seja, o que o Sebastião comentou é válido os usuários finais, eles não se preocupam em manter a base consistente, desta forma, gerando inconsistências no futuro na geração de folhas anteriores.

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Junior,

Em conversa com Renata e Anisio e o pessoal do suporte da RM Maringa, nós vamos abrir essa ocorrência como sugestão de melhoria dentro do que o Ivan colocou o referido problema.

Agora, gostaríamos que o pessoal disponibilizasse mais argumentos além dos quais nós já temos para discutir com a RM Matriz referente este assunto.

Vou ver com o pessoal do suporte e passo o número da ocorrência aqui.

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O o site http://www.clubedohardware.com.br é um site onde várias tecnologias são testadas, seja hardwares ou softwares, tomando como exemplo este site o fórum poderia ter um área de testes e análises de rotinas dos sistemas RM, as publicações poderiam ser disponibilizadas através de links.

Este tópico é um exemplo de uma situação que poderia ser analisado para um maior embasamento antes de passar a ocorrência para a RM.

Acredito que o difícil é ter pessoal disponível, mas fica aí a sugestão.

abraço a todos

Jaime

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Pessoal,

Concordo com a abertura da Ocorrência !!!

Uma outra situação quanto a dados retroativos é a situação abaixo:

No cadastro do funcionário temos um campo no qual menciona se o funcionário terá ou não desconto de INSS.

Num de nossos clientes, o funcionário era cedido para outra empresa, com isso o mesmo possui dois vínculas (Empresa Cedente e Cedida). Na empresa onde o mesmo era cedido o usuário marcou a opção para NÃO DESCONTAR INSS, pois o desconto era realizado integralmente pela CEDENTE.

Ocorre que a empresa CEDENTE passou a exigir da CEDIDA, o desconto do INSS proporcional, dessa forma em cada uma das empresas este funcionário teria o desconto do INSS, com isso o usuário alterou o campo INSS para DESCONTA.

Ao emitir uma um dado retroativo passou a se gerar uma diferença em virtude dessa alteração.

Sei que o procedimento do usuário também não esta de acordo, tendo em vista que o mesmo deveria utilizar o CC 72 e CC29.

Na época enviei uma ocorrência para RM sobre isso mas a mesma foi negada.

att.

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Prezados,

O numero da ocorrencia 14-1-875484.

Bom, não sei se vai ter mais alguém que vai abrir a ocorrencia mas espero contar com a ajuda dos demais colegas para as próximas discussões deste assunto na matriz.

A medida que for tendo retorno da mesma vou posicionando a todos aqui.

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SEGUE PARECER DA RM.

Segue a resposta do desenvolvimento :

Prezado cliente,

Para correto tratamento de eventos que deixam ou passam a possuir alguma incidência, diferente da utilizada em competências anteriores, deve ser criado um novo evento, pois caso isso não venha a ser feito e seja necessário gerar algum relatório para atender legislação ou fiscalização o sistema não terá como fazer estas consistências de quando o evento passou ou deixou de ter alguma incidência. Por este motivo sua solicitação não poderá ser implanatada no sistema. Como alternativa, solicitamos que crie um novo evento sem a incidência de INSS para ser utilizado a partir da competência atual.

Contamos com sua compreensão.

Marina Abreu Silva

Departamento de Suporte - Núcleo RH

RM Sistemas S.A. - Belo Horizonte (matriz) - Grupo TOTVS

marina.silva@rm.com.br - www.rm.com.br

Tel: (31) 2122-9000 r. 9728 Fax: (31) 2122-9599

*RM Sistemas: pela TERCEIRA vez consecutiva a "Melhor Empresa de Software do Brasil (2004, 2005 e 2006)"

Prêmio Info 200 da Editora Abril - Auditado pela PriceWaterhouse Coopers

*Escolhida a Melhor Empresa do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente de 2006 - categoria informática

Organizado pela Padrão Editorial, o prêmio é considerado um dos mais importantes do mercado de relações de consumo no Brasil

SEGUE PARECER DA RM.

Segue a resposta do desenvolvimento :

Prezado cliente,

Para correto tratamento de eventos que deixam ou passam a possuir alguma incidência, diferente da utilizada em competências anteriores, deve ser criado um novo evento, pois caso isso não venha a ser feito e seja necessário gerar algum relatório para atender legislação ou fiscalização o sistema não terá como fazer estas consistências de quando o evento passou ou deixou de ter alguma incidência. Por este motivo sua solicitação não poderá ser implanatada no sistema. Como alternativa, solicitamos que crie um novo evento sem a incidência de INSS para ser utilizado a partir da competência atual.

Contamos com sua compreensão.

Marina Abreu Silva

Departamento de Suporte - Núcleo RH

RM Sistemas S.A. - Belo Horizonte (matriz) - Grupo TOTVS

marina.silva@rm.com.br - www.rm.com.br

Tel: (31) 2122-9000 r. 9728 Fax: (31) 2122-9599

*RM Sistemas: pela TERCEIRA vez consecutiva a "Melhor Empresa de Software do Brasil (2004, 2005 e 2006)"

Prêmio Info 200 da Editora Abril - Auditado pela PriceWaterhouse Coopers

*Escolhida a Melhor Empresa do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente de 2006 - categoria informática

Organizado pela Padrão Editorial, o prêmio é considerado um dos mais importantes do mercado de relações de consumo no Brasil

-------------------------------------------------------------------

Lúcio Maia - (92) 9128-7252

lucmaia_3*** Proibido uso de emails ***.com

lucio.maia@yamaha-motor.com.br

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Prezados,

Esse foi o retorno abaixo que consta na ocorrencia.

A SEFIP assim como a Guia de INSS buscam valores da PFFINANC devido as mesmas serem apuradas mensalmente, caso eu indique na geração do sefip um período para geração, a ocorrência dos trabalhadores é mudada para múltiplos vínculos, pois é entendido que haverá mais de um valor de base de FGTS e INSS no mês. A folha analítica busca as informações da PFPERFF pois o cliente pode optar por gerar folhas separadas - adiantamento, folha, 13º, férias, diferença, etc.

Se o evento incidia em INSS e deixou de incidir, provavelmente foi um erro do usuário, quando é um erro do sistema, nestes casos, é soltado uma medida paleativa de imediato.

Portanto, não consideramos viável tal melhoria.

Vamos contra-argumentar?? Pois, não concordamos com essa atitude da RM Matriz.

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Prezados,

Itens que são favoraveis para nossa argumentação:

a) Outro problema que ocorre, e quando o usuario usa valores forçados sem proceder o recalculo. Ai a ficha financeira fica com as incidencias a PFPERFF nao e atualizada..... vira o caos (Mauricio)

Aguardo retorno de outros itens do pessoal.

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Junior,

Entendemos que já existe esse ícone de recalcula bases.

Mas tem cliente por aí que a coisa é brava.

Agora, essa coisa de valores forçados da RM sinceramente acho uma "porcaria".

Por que só da dor de cabeça, cliente se estressa o representante também e as vezes a coisa vai mais além tendo de provar para o cliente que o problema não é de sistema.

Outra coisa também é que na RM Matriz para conseguir alguma implementação ou melhoria que seja tem que provar A+B = C e não igual a D.

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Pessoal,

A ocorrência que abri é a de número 1160150. A resposta não foi satisfatória, mas insisti na discussão da ocorrência, que neste momento está com a RM novamente.

Sobre as discussões que já vi no forum, minha opinião é a seguinte :

A PFPERFF tem que estar correta.Se o cliente força valores, ele precisa estar ciente das consequencias.O botão para recalcular as bases está lá e realmente precisa ser usado.Para quem tem problema com isso, uma opção pode ser fechar via perfil o acesso ao campo PFPERFF.VALORESFORCADOS, o que eliminará a possibilidade do usuário forçar valores.Outra boa prática é criar uma consulta SQL ou relatório que mostre ao usuário as pessoas com valores forçados, de forma que ele possa ao final da folha ajustar a PFPERFF.

Agora, nunca é demais irmos um pouco mais longe : Se a PFPERFF TEM que estar correta, de acordo com o envelope, e não imagino NENHUMA razão que possa ser alegada por ninguém para que isso não seja uma verdade absoluta, então qual a necessidade de isso ter que ser feito pelo usuário ? Este poderia ser (o ajuste da PFPERFF) um processo que seria acionado sempre que o usuário saísse do envelope, quando realizadas alterações, mesmo que os valores fossem forçados.

Esta acaba sendo mais uma discussão, mas acho que é mais do que necessária, pois nesses anos todos que trabalho com o RM LABORE esta situação é SEMPRE um problema, e pelo que vejo,para todos nós, incluindo a própria RM.

Abraço a todos.

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Já havia me deparado a muito tempo com tal situacão, no entanto para "resolver" tal Situação sempre ao Fechamento da Folha do Mês sempre recomendo ao Cliente Fazer um Backup de cada mês.

:Valeu:

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