Eder Augusto Posted December 18, 2025 Topic Count: 5 Topics Per Day: 0.01 Content Count: 22 Content Per Day: 0.04 Reputation: 22 Achievement Points: 189 Solved Content: 0 Days Won: 9 Status: Offline Age: 24 Device: Windows Report Posted December 18, 2025 (edited) Eu trabalho com o TOTVS RH (Linha RM) e estava assistindo ao vídeo do @Tadeu Aragão, com o qual sempre aprendo dicas valiosas. Recentemente, ele postou uma aula que eu julgava ser de nível básico, que todos que trabalham com a ferramenta já tivessem aprendido e que eu utilizo com frequência. Mas foi uma percepção errada da minha parte, pois já estive na posição de alguém que também não conhecia e estava aprendendo (ainda estou). Assim como eu aprendi com ele em certa live, deixo aqui um atalho simples, mas que teve um impacto enorme para o pessoal aqui da empresa, deve existir à muito tempo, mas eu desconhecia. Filtro em Tabela Dinâmica: Ctrl + Shift + L na célula do cabeçalho de uma planilha aberta. Isso permite adicionar filtros em uma tabela dinâmica diretamente dentro do RM, sem a necessidade de exportar para o Excel apenas para filtrar os dados. Em outro momento passei por algo desafiador, estive desenvolvendo uma rotina de e-mail enviado por fórmula visual para os funcionários, a fórmula visual contém algumas consultas SQL que traz dados dos colaboradores, o resultado constrói o cabeçalho e o corpo de uma tabela HTML, que é retornada dentro de uma expressão na fórmula visual que, por fim, concatena as demais partes do HTML, deixando a estrutura dinâmica. Eu acredito e a histórica valida, a inovação nasce de ideais sobre ideias, agradeço @Fábio Maia, @Tadeu Aragão, @Benito.BH, Renato Barbero e a comunidade deste fórum que contribuem para tudo isso. Abaixo segue partes do exemplo citado. Também deixo aqui um espaço para essa troca de dicas gerais. Edited December 18, 2025 by Eder Augusto Ajuste no texto e anexo de um novo arquivo. 1
Recommended Posts