Ir para conteúdo
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Dúvida Usuário "SYSDBA"


MicheL Vilela

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  45
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  247
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.675
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Olá pessoal, gostaria de saber se vocês tem esse mesmo problema com o usuário "sysdba".

Segundo o help que é disponibilizado como ajuda do instalador o usuário sysdba só tem acesso as tabelas de login, porém na minha base fiz tudo certo e isso não acontece.

Criei o usuário usando o script disponibilizado, porém ao abrir uma query com esse usuário e dar um select em qualquer tabela ( PFUNC por exemplo) todos os dados são visualizados.

Alguém já se deparou com esse problema?

Obrigado a todos!!

Usuários: São utilizados por padrão dois usuários para acesso ao Banco de Dados.

· Usuário SYSDBA (cujo nome e senha não devem ser alterados). Este usuário tem acesso apenas às tabelas de LOGIN e deve ser criado/configurado através do script USUARIOS.SQL.

© Copyright 2006 - RM Sistemas SA

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  117
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  735
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  45

Bom dia, já tentou dar uma

select * from rm.pfunc

tens que colocar o nome do usuário proprietário da tabela.

senão não vai funcionar.

Abraços.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Com certeza foi usado um alias para o usuario SYSDBA, o que somente deveria ser feito para o RM.

Isso a principio não provoca problema. Apenas questào de acesso mesmo, já que a senha do SYSDBA é uma senha comum, que muitos sabem qual é...

Se vc usar um script de AJuste de Usuarios que já postei aqui no Fórum, será corrigido isso.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  45
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  247
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.675
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Valeu Jair!

Só uma dúvida; no tópico onde está o script há um comentário de que o mesmo não funciona no SQL 2005, isso confere?

Abraço!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Confere.... tem um outro que é especifico pra 2005, mas nao tem as coisas a mais q coloquei no outro.Tente adaptar que deve dar certo.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  22
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  110
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  50

Pessoal, tenho um corpore RM 7.20.0 (13) e 7.20.2 em windows 2000 SP4, acessando SQL Server 2000, mas o corpore cliente simplesmente não conecta.

1) O teste de conexão ODBC da plataforma 2000 é confiável?( ja to cansando de alterar o modo de conexão do banco nas 2 pontas, e sempre que altero e testo ele diz que o teste foi efetuado com exito; o teste com o BDE, fazendo open e close da conexão também dá certo).

2) A senha do SYSDBA está mesmo gravada dentro de algum .dat ou similar dentro das pastas do corpore??

3) Se a senha do SYSDBA é de conhecimento comum como falam, por acaso é aqela que vcs mostram no script para restore/reinstall de banco ou eh outra que poderiam me falar( "codificada" mesmo ) ??

Situação: No server, acesso ao banco estava em Mixed (SQL user e windows user). Na estação, autenticação SQL do SYSDBA. Num 1o. momento ele "não achava" o BDE. Recriei, foi beleza. Depois, ele alegou que a senha do SYSDBA não bate, ou o usuário tem problema. Alterado o metodo de autenticação no cliente para Windows, ele não reclama mais do SYSDBA, mas vem com aqele "DBNETLIB - Server inexistente ou acesso negado."

Shrink da base já efetuada, espaço livre do server em 2gb, database em 250mb, disco do client ok, memória ram dos 2 ok.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Heber, ao ativar o metodo de autenticação no cliente para Windows a tentativa de conexão da aplicação é feita com o usuário logado no windows, por isso, não é mais reclamada a senha do sysdba. E como o usuário windows não possui permissão de conexão no servidor, por isso, a mensagem de acesso negado "DBNETLIB - Server inexistente ou acesso negado."

vc realmente deve checar a permissão de conexão e acesso aos objetos para o usuário SYSDBA.

tente verificar se vc consegue abir uma sessão via Query analyzer.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  22
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  110
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  50

Emanuel e demais membros,

Testado login de windows com usuario windows criado no banco e autenticaçao Windows p/o Banco:

- Query analyzer no server OK;

- Acesso Odbc no access do client Ok;

- Acesso BDE ok;

- Corpore : server inexistente ou acesso negado

Testado login do SYSDBA , banco com mixed mode:

- Qery analyzer no server OK (para SYSDBA)

- Acesso Odbc no access do client OK

- Acesso BDE ok;

- Corpore : SYSDBA erro de user/pwd no Alias: Dblogin.

Tanto o SYSDBA como o usuario windows, usam uma "role" public, que por sua vez pertencem, la no security/login, ao "server role" de System administrators. Estou terminando mais uma serie de testes, mas fico nesse loop, como se o SYSDBA no client tivesse uma passwd diferente do padrao e estivesse gravada dentro dos DLL/EXE da vida. conexao TCP ativada ok.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  22
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  110
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  50

Detalhe: Por ser o modulo 7.20.2 (13) do RM Labore , isso teria alguma influencia na pass do SYSDBA???

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  885
  • Tópicos/Dia:  0.13
  • Meu Conteúdo:  8.802
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   291
  • Pontos/Conquistas:  106.268
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  185
  • Status:  Offline
  • Idade:  51
  • Dispositivo:  Windows

Olá Heber,

pra começar, vc perguntou acima a senha que o sistema usa pra o SYSDBA... essa senha é "masterkey" (sem as aspas). Esta senha é padrão no banco de dados, e este usuário só deve ter acesso as tabelas "básicas" para o login dos sistemas, que são GUSUARIO, GACESSO, GSISTEMA, entre outras, e normalmente para leitura apenas.

Este usuário no banco não pode ter a sua senha alterada, senão não vai funcionar para o CorporeRM.

Você falou dos testes com os acessos, no Query, BDE, etc, mas falou apenas do usuário SYSDBA, e os testes com o usuário RM ? O sistema ao tentar logar-se com o usuário e senha do CorporeRM, ele usa primeiramente uma conexão com o SYSDBA, e depois que validou, passar a efetuar os demais acessos pelo usuário RM, ou o que estiver parametrizado em Segurança / Acessos. Este segundo usuário e senha podem ser qualquer um, podem ser alterados normalmente, contanto que esteja igual, ao que está criptografado nas tabelas no banco CorporeRM, e o que está no SQL Server.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

  • Tópicos Que Criei:  30
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  1.193
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Idade:  36
  • Dispositivo:  iPhone

Com certeza foi usado um alias para o usuario SYSDBA, o que somente deveria ser feito para o RM.

Isso a principio não provoca problema. Apenas questào de acesso mesmo, já que a senha do SYSDBA é uma senha comum, que muitos sabem qual é...

Se vc usar um script de AJuste de Usuarios que já postei aqui no Fórum, será corrigido isso.

Boa Tarde Jair,

Onde Consigo esse script?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.