Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Média de Professores


Jean Marcel Orlandini

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  162
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  517
  • Conteúdo/Dia:  0.08
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  4.749
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  3
  • Status:  Offline
  • Idade:  49
  • Dispositivo:  Windows

Prezados

Gostaria de lançar aqui uma discussão para abranger idéias com relação a cálculo de rescisão, férias, aviso prévio e 13° salários dos professores.

A questão é o seguinte:

Alguns clientes que eu imlpantei o labore em instituições de ensino tive adotar algumas outras maneiras.

O acordo coletivo do cliente dizia que para pagamento do 13° salario, férias, aviso prévio indenizado, etc deveria ser pago pela média dos últimos 12 meses. Se a média fosse maior que o último salário então deveria pagar a média pelo valor hora aula atual mais o DSR, hora atividade, e outro evento que venha compôr a base de remuneração total do professor, ou seja, caso contrário paga-se a última remuneração do professor.

No caso de rescisões, o professor pode ser demitido a qualquer mês do decorrente ano, então tive de criar uma fórmula para cada mês de competencia para achar a médias das horas e fazer outros demais cálculos.

Para férias, aviso prévio, 13° salário entre outras o mesmo critério.

Tudo isto foi parametro nos parâmetros gerais do RM Labore na pasta de Férias, Rescisão, aviso Previo e 13° salário.

Ocorre que, como criamos 12 formulas para achar a média tinhamos mais outras 12 fórmulas para multiplicar pelo valor hora aula atual mais os eventos que compõe a base de remuneração (dsr, hora atividade, anuenio, etc).

Isto só para uma questão de 13° salario por exemplo e imagine replicar isto para férias, aviso, etc.

Na verdade seria mais fácil utilizar a Resilição parcial mas cliente não usa e segue o acordo coletivo/convenção.

Usar o critério de média do RM Labore não dá porque não chega no valor exato.

Em relação a tudo isto é que gera um grande trabalho e que isto poderia ser tratado pelo sistema de uma forma mais automática ao meu modo de ver.

Outra coisa, com toda essas parametrizações quando processamos a rotina de gerar histórico de provisão de férias e 13° salário os valores apresentados não são os reais do mês porque a rotina soma as formulas adicionais nos parametros do rm labore e o histórico acaba sendo tratado por formula para atender o cliente.

Então, fica aqui a sugestões, idéias, entre outros e se alguém já teve esta situação se tratou de forma diferente.

Um [ ] à todos

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  28
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  342
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.990
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  49

Jean,

Concordo plenamente que deveria ser mais fácil o processo de média para composição salarial de professor.

Me deparei com uma situação que foi a seguinte:

Para cálculo de férias e 13o. salário deverá ser feito a média da jornada do professor e calcular sobre o salário hora atual, independente se a jornada vai ser menor ou maior que a atual deverá ser calculada a média.

Não sei se seria a melhor mas a solução que encontrei mais fácil e que funcionou foi a seguinte:

Inseri na ficha financeira do funcionário um evento base de cálculo que o valor do evento era a jornada do professor na época (baseado no histórico de salário e considerando que a informação importada está correta). Esse evento possui uma fórmula que corresponde à jornada atual do funcionário, sendo lançado juntamente com os demais eventos para todos os professores.

Este evento possui a parametrização de média como os demais sendo lançado a média em outro evento base, servindo somente como base para cálculo do salário base. Com isso, consigo que ele faça a média baseado nos períodos conforme tem que ser o cálculo, ou seja, férias ele pega pelo período aquisitivo e verifica a média de acordo com a quantidade de meses que deve ser verificada.

O único problema que tive utilizando desta forma é que, quando se lança as férias na folha de pagamentos o evento que possui o valor da média da jornada para cálculo é somado e lançado no evento férias no mês (o que acredito não ser correto pelo fato de ser evento base) e para solucionar coloquei uma procedure no recibo de férias que deleta esse evento base da pffinanc, fazendo com que faça o lançamento das férias corretamente.

Exemplificando:

JOSÉ DA SILVA no primeiro semestre de 2006 possuia a jornada mensal de 180 horas e no segundo semestre 220 horas mensais. Foi lançado o evento base para média na ficha financeira dele nos meses correspondentes:

01/2006 - 180,00

02/2006 - 180,00

03/2006 - 180,00

04/2006 - 180,00

05/2006 - 180,00

06/2006 - 180,00

07/2006 - 220,00

08/2006 - 220,00

09/2006 - 220,00

10/2006 - 220,00

11/2006 - 220,00

12/2006 - 220,00

Ao cálcular a média do evento base chegará ao resultado de 200,00 que será lançado em outro evento base que servirá para calcular o salário base de férias/13o. salário.

Se alguém tiver algum comentário a respeito será bem vindo.

[]'s

Donaldson Nunes

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  49
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  219
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  1.587
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Donaldson,

Sobre sua questão, pergunto :

O salário hora atual a que você se refere é aquele que está no cadastro do funcionário (campo salário hora, ao lado do salário mensal ) ?

A jornada mensal do funcionário é composta por um ou mais eventos ?

Pergunto isso pelo seguinte fato : Em tese, pelo que entendi de seu cenário, você poderia colocar os PRÓPRIOS eventos que compõe a jornada mensal para fazer média.Desta forma, você não precisaria ter o evento base.

Considerando que o cálculo padrão do sistema é exatamente o que você mencionou em seu exemplo, o sistema da mesma forma chegaria em 200,00 horas, multiplicadas pelo salário hora atual.

Para funcionar 100%, você ainda precisará de outro macete : Desconsiderar o salário mensal do cadastro, que o sistema considera automaticamente no cálculo.Para isso, basta criar uma fórmula com a sintaxe "-RC" e colocar como fórmula adicional.Assim, o salário base será desconsiderado e somente as médias irão valer.

Informe-nos se a solução cabe ou se existem outros detalhes que a invalidam, para que possamos discutir.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  28
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  342
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.990
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  49

Ivan,

Tentei fazer desta forma, considerando a média sem o evento base, só que encontrei alguns impasses tipo férias, por exemplo, se o funcionário tirar férias de 15/07 a 13/08, no mês 07 ele terá direito a receber 14 dias e no mês 08 ele terá 17 dias. No exemplo dado anterior ficaria da seguinte forma:

01/2006 - 180,00

02/2006 - 180,00

03/2006 - 180,00

04/2006 - 180,00

05/2006 - 180,00

06/2006 - 180,00

07/2006 - 102,67

08/2006 - 124,67

09/2006 - 220,00

10/2006 - 220,00

11/2006 - 220,00

12/2006 - 220,00

A média daria 182,28 ficando incorreto o cálculo.

Com relação a utilizar o "-RC" na fórmula foi isso que fiz, ficou faltando relatar isso.

Na verdade, esse evento base que está na ficha financeira serve apenas para que eu consiga utilizar a função calcmed. Como não é possivel utilizar esta função sem que ele lance um evento nas férias/13/rescisão, por isso a necessidade do evento base de lançamento da média.

Resumindo, o evento base lançado na ficha financeira serve para que contorne as situações eventuais de pagamento fora do total da jornada dele para que não ocorra divergência na média e o evento base para lançamento da média serve, simplesmente porque tem que ter um evento de lançamento da média. O processo de cálculo fica simplesmente na fórmula (H*calcmed(105))-RC .

Abraço.

Donaldson

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  28
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  342
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.990
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  49

Pessoal!

Aproveitando o comentáriio do Ivan, estava verificando as variáveis de fórmula e acredito ter encontrado a solução de ter que associar eventos para o cálculo das médias nos sindicatos e consequentemente ter um evento base para lançamento do cálculo, ainda não homologuei mas talvez resolva.

Lançando o evento base com a jornada nos respectivos meses pode-se utilizar a seguinte fórmula para calcular o salário base:

(MV(17,0,'0242')/MN(17,0,'0242')*H)-RC

Segue a descrição do help:

17 - do período da média de férias;(Tipo de média)

MH (17,0,'0082')

Esta fórmula retorna o total de horas do evento 0082 conforme o período da Média de Férias do sindicato do funcionário. Se no sindicato estiver parametrizado com média do período aquisitivo o sistema retornará o total de horas do evento dentro do período aquisitivo de férias do funcionário.

Copyright © 2006 - RM Sistemas S.A.

Com isso ficaria simplifica o processo. O que acham?

[]'s

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  49
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  219
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  1.587
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Donaldson,

Bem, volto a focar na questão de tentar não usar fórmula, pois acho que , se conseguirmos, é o melhor, pois tem menos efeitos colaterais (é mais fácil, em outras palavras).

Em relação ao problema das férias que você citou, lá no sindicato existem quatro parâmetros que podem resolver o problema :

"Desconsiderar para contagem o mês em que houver período de férias maior ou igual que "

"Desconsidera o mês em que o funcionário ficar "x" ou mais dias afastado para a contagem de meses"

"Mês de admissão entra para cálculo se admitido até dia"

"Mês da rescisão entra em médias"

Se você preencher estes parâmetros com,respectivamente, 0,0,1 e DESMARCADO, nos meses em que o funcionário tiver qualquer tipo de afastamento/férias/admissão/demissão, estes meses não entrarão para o cálculo da média.Assim, somente meses "cheios" serão considerados, o que resolveria o problema que você apontou.

O que você acha ?

( E aí, vai ver o Galo amanhã no Mané Garrincha ? )

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  28
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  342
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.990
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  49

Boa Ivan, vou testar dessa forma depois.

Valeu pelas dicas.

(Fui ao jogo mas infelizmente meu galo não correspondeu mas tá bom, continuamos lider. ;-))

Abraços.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.