Ir para conteúdo
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Pacote muda Imposto de Renda ...,


Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  284
  • Tópicos/Dia:  0.04
  • Meu Conteúdo:  2.111
  • Conteúdo/Dia:  0.32
  • Reputação:   10
  • Pontos/Conquistas:  13.337
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  45

11/12/2008 - 17h40

Pacote muda Imposto de Renda, corta tributos e isenta carro 1.0 de IPI

Piero Locatelli*

Do UOL Notícias

Em Brasília

Um pacote contra a crise econômica que muda o Imposto de Renda, corta outros impostos e isenta carros 1.0 de IPI foi anunciado nesta quinta-feira pelo governo federal.

Entre as medidas, estão a reformulação da tabela do Imposto de Renda para as pessoas físicas (IRPF), redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para baratear o crédito, e corte do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de carros, para melhorar o fluxo de caixa das empresas, evitando demissões em massa.

Segundo nota distribuída pelo Ministério da Fazenda, com as reduções de impostos, o governo deixará de arrecadar no total cerca de R$ 8,4 bilhões.

Para o Imposto de Renda de Pessoas Físicas, foram anunciadas duas novas alíquotas, de 7,5% e 22,5%, além das que já existem, de 15% e 27,5%.

Veja as novas faixas de Imposto de Renda, conforme o nível salarial no quadro abaixo:

O NOVO IMPOSTO DE RENDA

SALÁRIO ALÍQUOTA

Até R$ 1.434 zero

Acima de R$ 1.434 até

R$ 2.150 7,5%

Acima de R$ 2.150 até

R$ 2.866 15%

Acima de R$ 2.866 até

R$ 3.582 22,5%

Acima de R$ 3.582 27,5%

Essas alíquotas entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009. As regras de deduções e abatimentos continuam as mesmas.

O governo vai deixar de arrecadar R$ 4,9 bilhões com essa medida. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a expectativa é que o dinheiro que deixa de entrar nos cofres do governo volte à economia em forma de consumo.

Pacote para carros

No caso do IPI, os veículos com motores a gasolina de potência 1.0, mais básicos, que hoje têm imposto de 7% terão IPI zero agora.

Para carros com motores até 2.0, o imposto cai de 13% para 6,5%, mas os automóveis de luxo, com motores a partir de 2.1, permanecerão com alíquota de 25%. Veja os detalhes no quadro a seguir:

O IMPOSTO DOS CARROS

1.000 De 7% para 0% De 7% para 0%

1.001 a 2.000 De 13% para 6,5% De 11% para 5,5%

mais de 2.000 Mantém 25% Mantém 18%

Picape até 1.000 De 8% para 1% De 8% para 1%

Picape 1.001 a 2.000 De 8% para 4% De 8% para 4%

Cilindrada Gasolina Álcool/Flex

As isenções e reduções do IPI vão reduzir a receita do governo em R$ 1 bilhão. Segundo Mantega, a expectativa do governo é que a redução de impostos seja repassada ao consumidor. O governo também espera que não haja demissões no setor automobilístico.

O governo ainda anunciou a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito para pessoas físicas. A alíquota cai para 1,5% ao ano. O objetivo é reduzir o custo do crédito para a pessoa física. Com a medida, o governo deixa de arrecadar R$ 2,5 bilhões.

O governo também usará as reservas internacionais para emprestar recursos para companhias com compromissos em moeda estrangeira. Está previsto o aporte de mais de US$ 10 bilhões para essa finalidade (mas ainda não há um valor exato).

O governo vai pedir uma contraparte às montadoras, pela redução do IPI. O governo espera obter o compromisso das companhias de que não haverá demissões.

(*Com informações de Reuters e Valor Oline)

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  92
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  791
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  4.838
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  38

opa, pagar menos impostos sempre é bom, mais pq o Brasil esperou tanto para lançar essa medida?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  284
  • Tópicos/Dia:  0.04
  • Meu Conteúdo:  2.111
  • Conteúdo/Dia:  0.32
  • Reputação:   10
  • Pontos/Conquistas:  13.337
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  45

Pois é, e o total dá só 9 bilhões, pra quem não sabe o governo já arrecadou mais de 1 TRILHÃO em impostos antes do ano acabar.UM TRILHÃO!!!

Falei mentira, faltam 10 bilhões pra completar UM TRILHÃO, veja no link:

http://www.impostometro.com.br/

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  92
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  791
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  4.838
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  38

faltam soh 10 bilhoes? jaja inventam um imposto provisório que vira definitivo tipo a CPMF para completar esse valor ainda antes de acabar o ano...

tem um letreiro aqui no centro de sampa com esse contador...

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  4
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  20
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Para controlar o fluxo de caixa eu sempre utilizo o software da XXXXX, acho super prático, rápido, e muito eficiente, utilizo a um tempo já na minha empresa e recomendo para quem estiver precisando, o site é: XXXXXXXXXXXXXX

Att

Sayuri

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.