Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×

Nova Classificação de Contas - Resolução nº 1.159/09 - Lei 11.638/2007 e MP 449/08<b> (Resolvido)</b>


Leodiniz

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  38
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  438
  • Conteúdo/Dia:  0.08
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.592
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

Boa tarde a todos....

Conforme resolução do CFC nº 1.159/09 (Clique aqui para a leitura da resolução), a estrutura do plano de contas deverá sofrer uma nova classificação das contas.

Abaixo retirei do link acima uma parte do texto.

"PROCEDIMENTOS PARA CADA ALTERAÇÃO DA LEI Nº. 11.638/07 E DA MP Nº. 449/08

Nova classificação das contas

15. A nova redação dada pela MP nº. 449/08 ao art. 178 da Lei das S/A (Lei nº. 6.404/76) estabelece a seguinte classificação do Ativo e do Passivo:

(a) ativo circulante;

(b) ativo não-circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível;

© passivo circulante; e

(d) passivo não-circulante.

16. Dessa forma, o grupo Ativo Permanente foi extinto e foi criado o grupo Ativo Não Circulante, que passou a ser composto pelo ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível."

Gostaria de saber se alguém já começou a alterar a estrutura para a adequação da Lei e quais foram os passos seguidos para a mudança. Liguei para o Suporte e me disseram o seguinte: "deverá conferir se a contabilidade está toda correta de 2008 para trás, gerar os relatórios adequadamente, fazer um BACKUP da base de dados e liberar o período até 31/12/2008. Após deverá fazer a adequação do plano de contas de acordo com a lei 11.638 e utilizar uma outra base contendo tudo anterior a 2009 para consultas em caso de fiscalização."

Gostaria de informações a respeito do assunto.

Abraços a todos.

Leonardo.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  5
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  37
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Boa tarde a todos....

Conforme resolução do CFC nº 1.159/09 (Clique aqui para a leitura da resolução), a estrutura do plano de contas deverá sofrer uma nova classificação das contas.

Abaixo retirei do link acima uma parte do texto.

"PROCEDIMENTOS PARA CADA ALTERAÇÃO DA LEI Nº. 11.638/07 E DA MP Nº. 449/08

Nova classificação das contas

15. A nova redação dada pela MP nº. 449/08 ao art. 178 da Lei das S/A (Lei nº. 6.404/76) estabelece a seguinte classificação do Ativo e do Passivo:

(a) ativo circulante;

(b) ativo não-circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível;

© passivo circulante; e

(d) passivo não-circulante.

16. Dessa forma, o grupo Ativo Permanente foi extinto e foi criado o grupo Ativo Não Circulante, que passou a ser composto pelo ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível."

Gostaria de saber se alguém já começou a alterar a estrutura para a adequação da Lei e quais foram os passos seguidos para a mudança. Liguei para o Suporte e me disseram o seguinte: "deverá conferir se a contabilidade está toda correta de 2008 para trás, gerar os relatórios adequadamente, fazer um BACKUP da base de dados e liberar o período até 31/12/2008. Após deverá fazer a adequação do plano de contas de acordo com a lei 11.638 e utilizar uma outra base contendo tudo anterior a 2009 para consultas em caso de fiscalização."

Gostaria de informações a respeito do assunto.

Abraços a todos.

Leonardo.

Boa tarde a todos...

Sou novo por aqui, e estou com a mesma dúvida do Leonardo.

Se alguém puder nos ajudar, agradeço antecipadamente.

Abs

Ricardo

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  899
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.840
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   310
  • Pontos/Conquistas:  106.566
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  194
  • Status:  Online
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Eu não tinha visto nada ainda, mas estou dando uma pesquisada a respeito.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  38
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  438
  • Conteúdo/Dia:  0.08
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.592
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

Boa noite..... a todos!!!!

Ricardo,

Como foi relatado no post acima, tivemos que abrir uma nova base de dados e restaurar um backup da base oficial com os lançamentos até o final de 2008 (ficando para consulta os lançamentos do Saldus, no caso de uma fiscalização ou para emitir algum relatório da época com a estrutura antiga).

Na base oficial, foi feito a liberação dos lançamentos anteriores a 31/12/2009 no Rm Saldus (gerando o saldo anterior para as contas analíticas em 01/01/2009). Após o processo, Criamos algumas contas (analíticas) com o conforme a resolução determina e fizemos a troca dos códigos das contas contábeis (dentro do plano de contas, selecionamos uma conta por vez ==> Processos ==> Alteração do código da conta contábil). Realizamos este processo para que o saldo das contas fosse sendo acumulado nas contas da nova estrutura.

As contas analíticas que foram alterados os nomes pela Lei, foram excluídas.

Abraço a todos.

Leonardo.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  38
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  438
  • Conteúdo/Dia:  0.08
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.592
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

Tópico Fechado / Resolvido.

O mesmo foi marcado como resolvido por não haver mais nada a resolver, pelo mesmo ter ficado parado por muito tempo sem o membro que o iniciou voltar a participar ou comentar, ou por não ter mais comentários de nenhum outro membro do Fórum.

Qualquer coisa, alguma dúvida ou questionamento sobre o assunto, pode postar novamente que analisaremos, ou se preferir, favor entrar em contato com a administração ou moderação, através do link: Administradores e Moderadores que retiraremos o STATUS de RESOLVIDO do seu título.

Se preferir, mande um email para admin@forumrm.com.br

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.