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Conciliação Contábil


Alberto Libório

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Essa é para o Pessoal da área contábil !!!

Qual o processo vocês utilizam para realizar a conciliação contábil no RM Saldus?

Por exemplo:

Como conferir se todas as notas fiscais emitidas foram enviadas ao RM Saldus pelo RM Núcleus?

Como conferir se todas as baixas financeiras e impostos retidos foram contabilizados?

Como verificar se os impostos apurados foram contabilizados?

Como verificar se naquele mês houve a contabilização da depreciação no RM Bonus?

Como saber se todos os eventos da folha de pagamento que necessitam de contabilização foram contabilizados?

Como ver o que possa ter ficado fora da contabilização?

O que vocês utilizam? Relatórios? Cubos? Planilhas? Intuição?..rs

Necessito criar um processo de conciliação contábil, pois em um cliente, foi verificado que após o fechamento, não foram contabilizadas notas fiscais emitidas. Foi um "rolo" só. Foi necessário, além de reabrir períodos, pagar diferença de impostos, "auditar" toda a movimentação anterior para ver se não ficou nada sem contabilizar e fora a desconfiança que o "SISTEMA INTEGRADO NÃO FUNCIONA".

Eu sei que funciona, mas essa parte eu verifiquei que há uma falha no processo.

Obrigado.

Agradeço a ajuda da galera.

:(

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Alberto,

Eu oriento os clientes a utilizarem relatórios dos movimentos que geram contabilização assim como as baixas financeira.

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Edson,

No caso das baixas contábeis no RM Fluxus, eu tenho isso, pois os movimentos são "poucos".

Mas nos movimentos de emissão de nota fiscal, são muitas notas a serem emitidos relatórios "um por um".

Acho que para realizar a conciliação, deveria existir um processo "automático" por exemplo:

O sistema checa o valor total emitido no faturamento e confronta com a movimentação da conta contábil de receita...

Acho que vou ter que desenvolver uma planilha para isso!!! :cray:

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Entendo, realmente quem sabe no futuro a TOTVS faça uma implementação.

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Muito difícil isso acontecer.

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  • 5 meses depois...

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Pessoal,

Alguém faz diferente ou desenvolveu um processo específico para isso?

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  • 1 mês depois...

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Meu caro Alberto.

Eu sou apenas um simples usuário de RM (Contador). Mas eu acho que a solução para o seu problema não será sistêmico.

Em seu questionamento você já respondeu, como segue:

"Eu sei que funciona, mas essa parte eu verifiquei que há uma falha no processo."

Quando os trabalhos são iniciados, o contabilista usuário do sistema tem que saber como o mesmo funciona para assim alinhar os processos e criar procedimentos periódicos de fechamento.

Um Contador que efetua um fechamento (seja ele mensal, trimestral ou anual) e nesse fechamento ele constata que não tem nenhuma NF contabilizada, é o processo antes do fechamento que está TOTALMENTE errado e não o sistema que NÃO CONTABILIZOU as NF.

O RM Saldus disponibiliza de relatórios padrões e básicos que qualquer contador tem acesso como Razões Contábeis, Balancetes, DRE's, etc. Neles o Contador consegue constatar se as NFs "não estão sendo contabilizadas", ou seja, como as NFs estão refletindo em sua Contabilidade.

Quando o Contador constata que nenhuma NF foi lançada apenas na hora que ele vai efetuar o fechamento, ele não executou nenhum acompanhamento durante os trabalhos básicos de conferências de lançamentos, sejam eles de entradas de NFs ou Baixas Financeiras, isso para falar o básico.

Espero poder ter ajudado em algo.

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Obrigado. Ajudou bastante.

Estou desenvolvendo uma planilha para tal finalidade. Vamos ver se funciona.

Tks

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  • 3 anos depois...

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Alberto, boa noite! Você conseguiu desenvolver esta planilha para conciliação contabil? Se sim, compartilha com a gente?

Obrigada!

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  • 4 meses depois...

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Estou com a mesma dúvida. Conseguiste desenvolver a planilha?

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  • 4 semanas depois...

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