Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Bonum - Reavaliação de Bens


Fernanda Hig@

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  9
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  250
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  39

Bom dia Pessoal!

Estou com dúvidas em relação à Reavaliação de Bens no Bonum. Alguém já realizou este processo no sistema?

Vi que no cadastro do Grupo de Contas, informamos se tal grupo é de Reavaliação.

O Help fala uma coisa e umas ocorrências que vi, falam outra...

Editado por Fernanda Hig@
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  47
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  348
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   7
  • Pontos/Conquistas:  2.121
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  4
  • Status:  Offline
  • Idade:  18

Reavaliação, em geral é atribuir um novo valor de "sobrevida" pra um bem. Se ele está totalmente depreciado, e ainda tem um bom tempo de uso, a empresa poderá reavaliar o bem (através de uma empresa de consultoria especializada para tal) e com isso poderá agregar novos valores para sua contabilidade nestes bens reavaliados. Em alguns casos, é interessante ter isso, não sei dizer exatamente como que funciona essa parte, mas basicamente é isso.

Isso fará com que, o vaor residual, que após o fim da depreciação seria zero, volte a existir.

Exemplos:

Bem ainda em depreciação:

Valor do Bem 50.000,00

Percentual Já Depreciado: 20 %

Valor Já depreciado: 10.000,00

Valor Residual: 40.000,00

Bem Totalmente Depreciado:

Valor do Bem 50.000,00

Percentual Já Depreciado: 100 %

Valor Já depreciado: 50.000,00

Valor Residual: 0,00

Bem Totalmente Depreciado e Reavaliado:

Valor do Bem 50.000,00 + 15.000,00 de Reavaliação = 65.000,00

Percentual Original Já Depreciado: 100 % Depreciado da Reavaliação = 0 %

Valor Já Depreciado: 50.000,00 + 0,00 = 50.000,00

Valor Residual com Reavaliação: 15.000,00

É isso ae... espero que tenha ajudado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  9
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  250
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  39

Obrigada Fórum RM,

Sei que preciso Criar um novo bem com o Valor da reavaliação e com a data de aquisição desta mesma reavaliação.

Depois agregar este bem ao Original ou seja, vou no bem Original e agredo este novo do valor da aquisição.

Mas estou testando ainda para ver se é isto mesmo.

O que eu gostaria de confirmar, se alguém já viu rodando em alguma empresa e como deve ficar, por exemplo na contabilidade.

Que conta deve ir, se é necesário fazer transferência e tal .

Mas exemplo foi ótimo, deixou mais palpável as informações. Muito obrigada!

Ainda fico no aguardo, se alguém tiver mais informações =D

Editado por Fernanda Hig@
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  9
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  250
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  39

Para complementar:

Para reavaliar um bem, deve-se criar um novo bem e manter seu cadastro separado para que o sistema execute o cálculo da depreciação e realização da reavaliação corretamente. Para criar um vínculo entre os dois bens basta "AGREGAR" o BEM REAVALIADO ou BEM PRINCIPAL.

Neste novo bem :

- deve-se incluir, além do Grupo de Contas Normal, um Grupo de Contas de Reavaliação (Este grupo deve estar previamente cadastrado) .

- o valor do bem deve ser a diferença entre : o valor do bem REAVALIADO e o valor RESIDUAL do bem na data da reavaliação.

Ex> Bem Original = 1.000

Bem Reavaliado = 1.500

Valor do Novo BEM = 500

- a data de aquisição deve ser a data da reavaliação.

- na reavaliação é determinado um novo prazo de vida útil para o bem, assim a taxa de depreciação deve ser ajustada conforme este prazo.

Ex

Se a Depreciação já foi calculada por 5 anos e iria até 10 anos,

então a taxa de Depreciação do Novo bem deve ser ajustada.

Então o Bem original continua com o Grupo de Contas com Depreciação de 10%

e o NOVO Bem Deve receber além do Grupo de Contas Acima, também deve ter marcado a Oção Bem Reavaliado na mesma aba "Contas" e trazer o Grupo de Contas de Reavaliação com taxa de 20% (que seria a diferença dos 5 anos restantes).

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Fernanda,

Estamos atribuindo valor a nosso imobilizado com data de 01/10/2010, já segui todos os passos, mas estou com dúvida com relação a contabilização do valor atribuido que o bonum não está fazendo.

Exemplo:

Tenho uma máquina que estou atribuindo o valor de R$780,00 (o valor contábil dela já é zero) e o valor residual da mesma será de R$78,00, até aí tudo bem, mas acontece que o bonum não está gerando o lançamento no imobilizado no valor de R$780,00 que é o valor atribuido. Você tem condições de me ajudar

Desde já lhe agradeço!

Vinícius Espindula

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.