Ir para conteúdo
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Liber - ISS


Mac

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Prezados,

Trabalho numa empresa de construção civil no Rio de Janeiro e há tempos estamos tentando finalizar a implantação do Liber. O problema maior está no assunto ISS, tanto do faturamento quanto da retenção de terceiros.

A empresa possui obras em vários municípios que possuem alíquotas diferentes em serviços iguais. As questões dessa sistemática complexa são :

- Como proceder para que o sistema busque a alíquota correta no serviço referente a determinado município ?

- Seria ideal eu como profissional da área contábil aplicar a alíquota no momento em que a nota fiscal entrar no sistema e modificar o lançamento gerado no Nucleus?

Grato pela ajuda

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  45
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  248
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.687
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Mac, boa tarde.

Tenho o mesmo problema aqui em Santos.

Hoje tenho várias alíquotas para os mesmos serviços, devido a regra ser com base no faturamento mensal do tomador.

Já entrei em contato com a TOTVS e a solução que me deram era "editar" a alíquota, a base e o valor do imposto no momento do lançamento da NF.

Sugeri a eles, para tratar a condição do ISS da mesma forma que é tratado o ICMS, incluindo a alíquota no imposto no momento da criação do tributo.

Já fazem 2 meses, e no último contato me informaram que estava com o pessoal de análise, para ver a possibilidade de criação de um processo que possa atender.

Até o momento, trabalho com a condição de editar os valores para ter o lançamento correto da NF

[]s

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Mac, boa tarde.

Tenho o mesmo problema aqui em Santos.

Hoje tenho várias alíquotas para os mesmos serviços, devido a regra ser com base no faturamento mensal do tomador.

Já entrei em contato com a TOTVS e a solução que me deram era "editar" a alíquota, a base e o valor do imposto no momento do lançamento da NF.

Sugeri a eles, para tratar a condição do ISS da mesma forma que é tratado o ICMS, incluindo a alíquota no imposto no momento da criação do tributo.

Já fazem 2 meses, e no último contato me informaram que estava com o pessoal de análise, para ver a possibilidade de criação de um processo que possa atender.

Até o momento, trabalho com a condição de editar os valores para ter o lançamento correto da NF

[]s

É Eduardo infelizmente a TOTVS se preocupou muito com o ICMS e pouco com o ISS. O curso do Liber que eu fiz durou 5 dias sendo 4 para ICMS e somente um para ISS em que o gestor do curso apenas disse que era "o mesmo procedimento". Na prática é uma diferença enorme. Estou há três anos tentando finalizar a implantação do Liber e a dificuldade é tanta que já passaram 5 (é isso mesmo) consultores e nenhum consegue acertar o ISS. Complicado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  110
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  1.391
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  8.047
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

O problema é que o ICMS, por ser estadual e controlado pelo governo é melhor definido e padronizado as regras mas o ISS é regido pelo município e cada um trata de uma forma diferente, do jeito que quiser.

Até entendo a TOTVS nesse caso porque tratar cada município da maneira deles é um problema. Em Santos, por exemplo, a prefeitura criou uma regra que nem o sistema da prefeitura (GIS) atende. Mesmo o RM gerando o arquivo correto é preciso editar no sistema da GIS.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  45
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  248
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.687
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

O problema é que o ICMS, por ser estadual e controlado pelo governo é melhor definido e padronizado as regras mas o ISS é regido pelo município e cada um trata de uma forma diferente, do jeito que quiser.

Até entendo a TOTVS nesse caso porque tratar cada município da maneira deles é um problema. Em Santos, por exemplo, a prefeitura criou uma regra que nem o sistema da prefeitura (GIS) atende. Mesmo o RM gerando o arquivo correto é preciso editar no sistema da GIS.

Markitu,

Discordo da posição da TOTVS. Uma vez que existe uma legislação sobre o ISS. Inclusive envei a Lei e o artigo (para a TOTVS), onde demonstra como deve ser o cálculo. A Lei é Federal, porém não é obrigatório todos os municípios se basearem por ela, já que se trata de um imposto municipal.

Entendo que a TOTVS, no mínimo deveria dar condições para que o sistema atendesse a Lei Federal, e tratar as particularidades de cada município através de customizações, etc.

Mac,

Sugiro que trabalhe da forma que hoje trabalho, condicione o acesso a somente um usuário a editar o imposto nos lançamentos no Nucleus. Pelo menos assim você consegue concluir a implantação e tem a certeza que esta sendo registrada a informação correta no sistema.

[]s

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Markitu,

Discordo da posição da TOTVS. Uma vez que existe uma legislação sobre o ISS. Inclusive envei a Lei e o artigo (para a TOTVS), onde demonstra como deve ser o cálculo. A Lei é Federal, porém não é obrigatório todos os municípios se basearem por ela, já que se trata de um imposto municipal.

Entendo que a TOTVS, no mínimo deveria dar condições para que o sistema atendesse a Lei Federal, e tratar as particularidades de cada município através de customizações, etc.

Mac,

Sugiro que trabalhe da forma que hoje trabalho, condicione o acesso a somente um usuário a editar o imposto nos lançamentos no Nucleus. Pelo menos assim você consegue concluir a implantação e tem a certeza que esta sendo registrada a informação correta no sistema.

[]s

Pois é Eduardo, também concordo que a TOTVS já deveria estar um passo à frente no que se refere ao ISS. Agora temos que "dar um jeitinho" no Nucleus para que não ocorra uma catástrofe tanto no Fluxus quanto no Saldus. Isso sem falar na qualidade das informações que temos que gerar. Eu trabalho numa empresa de construção civil com vários administrativos que não tem a mínima noção de legislação tributária para saber o que tem ou não retenção de ISS. Vou seguir seu conselho e eu mesmo terei esse trabalho de modificar os lançamentos no Nucleus. Mas o assunto continuará em aberto para que outros possam difundir suas idéias e quem sabe a gente chega num denominador comum com a galera da TOTVS.

Abraços

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  45
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  248
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.687
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Pois é Eduardo, também concordo que a TOTVS já deveria estar um passo à frente no que se refere ao ISS. Agora temos que "dar um jeitinho" no Nucleus para que não ocorra uma catástrofe tanto no Fluxus quanto no Saldus. Isso sem falar na qualidade das informações que temos que gerar. Eu trabalho numa empresa de construção civil com vários administrativos que não tem a mínima noção de legislação tributária para saber o que tem ou não retenção de ISS. Vou seguir seu conselho e eu mesmo terei esse trabalho de modificar os lançamentos no Nucleus. Mas o assunto continuará em aberto para que outros possam difundir suas idéias e quem sabe a gente chega num denominador comum com a galera da TOTVS.

Abraços

Mac,

Legal, inclusive to com atendimento aberto na TOTVS, caso eu tenh alguma novidade, passo pra vcs aqui.

[]s

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  97
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  542
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Prezados,

Trabalho numa empresa de construção civil no Rio de Janeiro e há tempos estamos tentando finalizar a implantação do Liber. O problema maior está no assunto ISS, tanto do faturamento quanto da retenção de terceiros.

A empresa possui obras em vários municípios que possuem alíquotas diferentes em serviços iguais. As questões dessa sistemática complexa são :

- Como proceder para que o sistema busque a alíquota correta no serviço referente a determinado município ?

- Seria ideal eu como profissional da área contábil aplicar a alíquota no momento em que a nota fiscal entrar no sistema e modificar o lançamento gerado no Nucleus?

Grato pela ajuda

MAC,

Se entendi bem suas duvidas, o problema maior seria a aliquota automatica, certo?

Costumo fazer da seguinte forma para NFS de entrada;

- No cadastro do Tributo ISS (RM Liber), coloco o mesmo para buscar aliquota no "Tipo de Movimento"

- No cadastro de Tipos de Movimentos, onde colocamos os tributos, no ISS coloco para procurar aliquota no "Municipio"

- No cadastro dos Serviços, em Anexos tem uma opção, "Tributos do Produto por Municipio", nela vc pode incluir varias linhas com a aliquota de cada municipio desejado, os campos necessários nesse cadastro são;

Codigo do Tributo - colocar seu tributo cadastrado como "ISS",

Codigo do Estado - colocar o estado da aliquota,

Codigo do Municipio - colocar o municipio da aliquota,

Aliquota - colocar a aliquota do municipio selecionado,

Os demais campos não se faz necessario para este procedimento, dessa forma o sistema passa a buscar a aliquota ai!

dica: Se vc tiver um Serviço que é Retido para um fornecedor X e o mesmo Serviço não retem do fornecedor Y,

no cadastro de CLI/FOR que fica na aba "Dados Fiscais" sub-aba "Classificação", neste lugar tem um flag "Contribuinte ISS" coloque sua formula da base de calculo para consistir o campo.

Infelizmente tenho pouca vivencia com vendas; espero ter ajudado, qualquer duvida poste ai!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

MAC,

Se entendi bem suas duvidas, o problema maior seria a aliquota automatica, certo?

Costumo fazer da seguinte forma para NFS de entrada;

- No cadastro do Tributo ISS (RM Liber), coloco o mesmo para buscar aliquota no "Tipo de Movimento"

- No cadastro de Tipos de Movimentos, onde colocamos os tributos, no ISS coloco para procurar aliquota no "Municipio"

- No cadastro dos Serviços, em Anexos tem uma opção, "Tributos do Produto por Municipio", nela vc pode incluir varias linhas com a aliquota de cada municipio desejado, os campos necessários nesse cadastro são;

Codigo do Tributo - colocar seu tributo cadastrado como "ISS",

Codigo do Estado - colocar o estado da aliquota,

Codigo do Municipio - colocar o municipio da aliquota,

Aliquota - colocar a aliquota do municipio selecionado,

Os demais campos não se faz necessario para este procedimento, dessa forma o sistema passa a buscar a aliquota ai!

dica: Se vc tiver um Serviço que é Retido para um fornecedor X e o mesmo Serviço não retem do fornecedor Y,

no cadastro de CLI/FOR que fica na aba "Dados Fiscais" sub-aba "Classificação", neste lugar tem um flag "Contribuinte ISS" coloque sua formula da base de calculo para consistir o campo.

Infelizmente tenho pouca vivencia com vendas; espero ter ajudado, qualquer duvida poste ai!

Diogo,

Grato pelas informações ! Mas a dúvida é esse município no qual a alíquota do ISS é buscada é referente ao local da obra ou do cadastro do cliente/fornecedor ?

Sds

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  97
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  542
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Diogo,

Grato pelas informações ! Mas a dúvida é esse município no qual a alíquota do ISS é buscada é referente ao local da obra ou do cadastro do cliente/fornecedor ?

Sds

Mac,

a aliquota do ISS é pelo local de onde o serviço é prestado, o RM Nucleus preenche o campo municipio olhando o cadastro do fornecedor, se não for o mesmo de onde o serviço esta sendo prestado, é necessario alterar manual, no Movimento aba tabelas!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  45
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  248
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.687
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Mac,

a aliquota do ISS é pelo local de onde o serviço é prestado, o RM Nucleus preenche o campo municipio olhando o cadastro do fornecedor, se não for o mesmo de onde o serviço esta sendo prestado, é necessario alterar manual, no Movimento aba tabelas!

Diogo,

Como você trata a questão em relação as várias alíquotas para o mesmo município?

O problema do Mac e o meu tmabém é esse.

[]s

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  97
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  542
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Diogo,

Como você trata a questão em relação as várias alíquotas para o mesmo município?

O problema do Mac e o meu tmabém é esse.

[]s

Eduardo,

vc tem um serviço e um municipio, e varias aliquotas?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Eduardo,

vc tem um serviço e um municipio, e varias aliquotas?

Aqui deram uma solução alternativa, vou trabalhar em uma base-teste em que as alíquotas serão buscadas nos movimentos gerados pelo RM SOLUM. De repente pode dar certo no meu caso, já que as obras estão amarradas nos projetos criados no SOLUM.

Sds

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  45
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  248
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.687
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Eduardo,

vc tem um serviço e um municipio, e varias aliquotas?

Diogo,

Isso mesmo. Um serviço, com várias alíquotas em um único município.

[]s

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  41
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  229
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.596
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Bom dia, ja tive esse problema tbm numa empresa de construção civil.

A TOTVS deu a seguine solução:

Controlar pelo projeto do SOLUM, mesmo nao utilizando o sistema na empresa, foi habilitado e parametrizado o minimo apenas para utilizar o projeto com o municipio, assim cada vez que abria uma obra cadastravamos um projeto no SOLUM e no movimento vc parametriza pra selecionar qual projeto. A partir dai , só parametrizar para pegar as aliquotas de la.

Espero ter ajudado em algo

Qualquer duvida, estamos ai..

Abs.

Diogo,

Isso mesmo. Um serviço, com várias alíquotas em um único município.

[]s

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Bom dia, ja tive esse problema tbm numa empresa de construção civil.

A TOTVS deu a seguine solução:

Controlar pelo projeto do SOLUM, mesmo nao utilizando o sistema na empresa, foi habilitado e parametrizado o minimo apenas para utilizar o projeto com o municipio, assim cada vez que abria uma obra cadastravamos um projeto no SOLUM e no movimento vc parametriza pra selecionar qual projeto. A partir dai , só parametrizar para pegar as aliquotas de la.

Espero ter ajudado em algo

Qualquer duvida, estamos ai..

Abs.

Olá Mathews !!!

E resolveu ? Está rodando 100 % ?

Sds

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  41
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  229
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.596
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Olá Mathews !!!

E resolveu ? Está rodando 100 % ?

Sds

Nao 100% , pq é uma gambiarra...

mas é funcional....

nao é pratico, e sim funcional....

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  41
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  229
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.596
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Nao 100% , pq é uma gambiarra...

mas é funcional....

nao é pratico, e sim funcional....

Bom dia Pessoal, To postando um material que fala como parametrizar no Nucleus o tributo ISS.

Muito interesssante.

AQUI

Abs.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Bom dia Pessoal, To postando um material que fala como parametrizar no Nucleus o tributo ISS.

Muito interesssante.

AQUI

Abs.

Bom Dia Matheus,

Eu não estou conseguindo acessar o material. Você pode mandar para o meu email ?

marcio_ps35*** Proibido uso de emails ***.com

Grato

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  41
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  229
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.596
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Bom Dia Matheus,

Eu não estou conseguindo acessar o material. Você pode mandar para o meu email ?

marcio_ps35*** Proibido uso de emails ***.com

Grato

Qual problema esta dando para acessar o material?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  41
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  229
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.596
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Qual problema esta dando para acessar o material?

Não tenho autorização para fazer download.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  41
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  229
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.596
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Não tenho autorização para fazer download.

Mac, temos que seguir as regras do Forum...

veja com o pessoal da administração do forum uma forma de vc conseguir fazer o download...

Att.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  16
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  120
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Prezados, eu fui consultora da Totvs a 10 anos, e esse tempo todo o ISS é um grande problema.

O que o Diogo falou é correto, geralmente é dessa forma que a gente parametrizava o ISS. Pelo menos pra tentar automatizar o processo.

MAC,

Se entendi bem suas duvidas, o problema maior seria a aliquota automatica, certo?

Costumo fazer da seguinte forma para NFS de entrada;

- No cadastro do Tributo ISS (RM Liber), coloco o mesmo para buscar aliquota no "Tipo de Movimento"

- No cadastro de Tipos de Movimentos, onde colocamos os tributos, no ISS coloco para procurar aliquota no "Municipio"

- No cadastro dos Serviços, em Anexos tem uma opção, "Tributos do Produto por Municipio", nela vc pode incluir varias linhas com a aliquota de cada municipio desejado, os campos necessários nesse cadastro são;

Codigo do Tributo - colocar seu tributo cadastrado como "ISS",

Codigo do Estado - colocar o estado da aliquota,

Codigo do Municipio - colocar o municipio da aliquota,

Aliquota - colocar a aliquota do municipio selecionado,

Os demais campos não se faz necessario para este procedimento, dessa forma o sistema passa a buscar a aliquota ai!

dica: Se vc tiver um Serviço que é Retido para um fornecedor X e o mesmo Serviço não retem do fornecedor Y,

no cadastro de CLI/FOR que fica na aba "Dados Fiscais" sub-aba "Classificação", neste lugar tem um flag "Contribuinte ISS" coloque sua formula da base de calculo para consistir o campo.

Infelizmente tenho pouca vivencia com vendas; espero ter ajudado, qualquer duvida poste ai!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  41
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  229
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.596
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  47

Prezados,

Trabalho numa empresa de construção civil no Rio de Janeiro e há tempos estamos tentando finalizar a implantação do Liber. O problema maior está no assunto ISS, tanto do faturamento quanto da retenção de terceiros.

A empresa possui obras em vários municípios que possuem alíquotas diferentes em serviços iguais. As questões dessa sistemática complexa são :

- Como proceder para que o sistema busque a alíquota correta no serviço referente a determinado município ?

- Seria ideal eu como profissional da área contábil aplicar a alíquota no momento em que a nota fiscal entrar no sistema e modificar o lançamento gerado no Nucleus?

Grato pela ajuda

Amigo, vc ja tentou no produto colocar aliquota por municipio?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.