Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Base de dados com 7mil funcionário está com mais de 115 GB (RESOLVIDO)


Rones

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  13
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  167
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.088
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  3
  • Status:  Offline
  • Idade:  45
  • Dispositivo:  Windows

Boa tarde!

Estou com a base do Corpore RM muito grande, estou achando estranho porque em outras empresas que trabalhei e que utilizavam a suite completa (ou quase) dos sistemas TOTVS, a base ficava entre 1 e 4GB, muito diferente da base que estou trabalhando atualmente que só utilizam os sistemas (RM CHRONUS, RM LABORE, RM VITAE E PORTAL) está com 115gb, dei um select na tabela pfunc, tem 7124 funcionários.´

Meus caros, é normal? Sei que há uma manutenção possível na base para diminuir o tamanho. Alguem pode me ajudar?

Conto com vocês.

sds,

Rones Sobreiro

<<<<EMAIL RETIRADO PELA ADMINISTRAÇÃO>>>>>

f

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  8
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  122
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  703
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  49

Boa tarde!

Estou com a base do Corpore RM muito grande, estou achando estranho porque em outras empresas que trabalhei e que utilizavam a suite completa (ou quase) dos sistemas TOTVS, a base ficava entre 1 e 4GB, muito diferente da base que estou trabalhando atualmente que só utilizam os sistemas (RM CHRONUS, RM LABORE, RM VITAE E PORTAL) está com 115gb, dei um select na tabela pfunc, tem 7124 funcionários.´

Meus caros, é normal? Sei que há uma manutenção possível na base para diminuir o tamanho. Alguem pode me ajudar?

Conto com vocês.

sds,

Rones Sobreiro

<<<<EMAIL RETIRADO PELA ADMINISTRAÇÃO>>>>>

f

Rones,

pode ser muitas coisas, mas antes disso verifique se vocês não usam o LOG de AUDITORIA. Isso pode aumentar e muito sua base dependendo da quantidade de campos que você tem marcado para inspeção. A tabela que guarda as informações é a ZLOG. A tabela que ativa/desativa o funcionamento (pode ser através do menu de customização, mas tem clientes que tem isso ativado e nem sabem) é a ZLOGPARAMS.

espero ter ajudado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  13
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  167
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.088
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  3
  • Status:  Offline
  • Idade:  45
  • Dispositivo:  Windows

Rones,

pode ser muitas coisas, mas antes disso verifique se vocês não usam o LOG de AUDITORIA. Isso pode aumentar e muito sua base dependendo da quantidade de campos que você tem marcado para inspeção. A tabela que guarda as informações é a ZLOG. A tabela que ativa/desativa o funcionamento (pode ser através do menu de customização, mas tem clientes que tem isso ativado e nem sabem) é a ZLOGPARAMS.

espero ter ajudado.

Boa tarde! Luis,

Dei um select na tabela zlog, observei que em 32minutos ainda nao havia terminado de executar, mas dava pra ver logs desde 2006 até 2008, antes de terminar a tarefa a consulta falou, retornando o seguinte erro:

"An error occurred while executing batch. Error message is: Exceção do tipo 'System.OutOfMemoryException' foi acionada."

Percebe-se que o log está imenso, agora o que fazer? Pensei em apagar tudo e desativar o serviço, conforme orientação sua, vai resolver?

sds,

Rones Sobreiro

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  899
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.842
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   310
  • Pontos/Conquistas:  106.579
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Pra vc ter ideia da quantidade de registros, não dê um SELECT * FROM ZLOG... mude para SELECT COUNT(*) FROM ZLOG

Agora para matar isso, caso seja o que deseja, basta dar um DELETE FROM ZLOG ou se preferir vai deletando por periodos, mas...

Pra parar de registrar, faça pelo Sistema, na aba CUSTOMIZAÇÃO, tendo o arquivo .CRM respectivo do log na sua maquina, ou mude na ZLOGPARAMS. Tem lá um campo de flag SIM ou NÃO para usar ou não os controles.

Se quiser manter, reveja as tabelas e campos que está controlando, pois, se deixar coisa demais, acontece isso mesmo. Ah, e o controle de limpar sozinho de tempos em tempos, que o próprio sistema deveria fazer, esse eu nunca vi funcionar, rsrsrsrsrs

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  8
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  122
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  703
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  49

é isso ai, Rones.

Apagar é realmente uma solução. Ah, e não esqueça de desativar a inspeção, como Jair falou. Deixa o sistema mais leve tb.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  13
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  65
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  53

Rones,

Avalie a necessidade de utilizar este log no futuro...

Você pode exportar (export)o log para outro local e então apagar da base de produção.

Abs

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  13
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  167
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.088
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  3
  • Status:  Offline
  • Idade:  45
  • Dispositivo:  Windows

Rones,

Avalie a necessidade de utilizar este log no futuro...

Você pode exportar (export)o log para outro local e então apagar da base de produção.

Abs

Bom dia Senhores!! Obrigado Luis, Jair e Jonilson.

Todas as dicas foram boas, fiz bom proveito de todas, inclusive guardei uma base com os logs em caso de autidoria. A princípio nao vou desativar a auditoria, mas já avisei pro meu gestor que é fria, preciso de mais argumento, entao antes de finalizar esse post, vou fazer uma pergunta aos senhores, que tem mais esperiencia no assunto, só pra esclarecer o que eu já sei:

- Qual os pós e contras de trabalhar com uma base com auditoria? Que cresce desordenadamente (Depois de excluir os logs creio que ficará em 4g)?

- Existe outra manutenção complementar cabível ao meu caso? Me lembro de uns script que utilizei em outra empresa que trabalhei e que nao disponho mais(RMATUALIZAESTATISTICAS, DELETAESTATISTICAS, manutenção.txt, man_database.txt)....

Ficarei grato se houver resposta, agora estou restaurando um bk pra uma base exemplo pra corrigir a base, logo estarei finalizando o post.

sds,

Rones Sobreiro

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  899
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.842
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   310
  • Pontos/Conquistas:  106.579
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Estatisticas não tem nada a ver com isso... mas é bom rodar com alguma frequencia.

Já esse de manutenção, tem aqui no forum mesmo, é para alguns ajustes, de log tambem entre outros, mas nào do LOG DE AUDITORIA.

Para essa parte de Auditoria, veja outros topicos por aqui, há vários comentários de algumas pessoas, meus até, sobre isso, e o que pode ser feito.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  32
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  565
  • Conteúdo/Dia:  0.09
  • Reputação:   10
  • Pontos/Conquistas:  3.159
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Idade:  43
  • Dispositivo:  Windows

Rones, este script lista as tabelas em ordem decrescente de tamanho (em Kb). Analise se fora a Zlog você de repente não tem mais tabelas ocupando espaço desnecessário.

Sobre o Log recomendo que você revise que tabelas e campos estão na trilha. Já vi clientes que configuram o log para auditar a PFUNC inteira, PPESSOA inteira, PEVENTO inteira e até mesmo a PFFINANC. O ideal é estabelecer quais tabelas e campos necessitam de controle e a partir daí configurar o aplicativo.

-- Script

Select object_name(id) Tabela,rowcnt Registros,dpages*8 Tamanho

from sysindexes

where indid in (1,0)

and objectproperty(id,'isusertable')=1

order by Tamanho desc

Grande abraço

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  13
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  167
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.088
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  3
  • Status:  Offline
  • Idade:  45
  • Dispositivo:  Windows

Resolvido. Além dos Logs, também dei uma manutenção na base, peguei um script de manutenção em outros posts...

Agora minha base está com 1,36gb, Enxuta ao extremo.

Resolvi deixar o log ativado, daqui em diante vou ficar de olho no crescimento da base.

Obrigado a Todos.

sds,

Rones

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  899
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.842
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   310
  • Pontos/Conquistas:  106.579
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Aviso Sobre MultiModeração para Membros

Que bom que resolveu o seu problema ou dúvida. :)

Não sei se você já sabe, mas no fórum existe o processo de multimoderação onde o próprio usuário que abriu o tópico pode marcar como resolvido. Assim nos ajudando a manter as informações sempre atualizadas por aqui!!

Dá uma olhada no link abaixo que mostra como fazer.

http://www.forumrm.com.br/index.php?showtopic=1555

:victory: Agradeceríamos se nos ajudasse já marcando o seu tópico sempre que resolvido.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  13
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  167
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.088
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  3
  • Status:  Offline
  • Idade:  45
  • Dispositivo:  Windows

Tópico Fechado / Resolvido.

Editado por RONESSOBREIRO
Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.