Ir para conteúdo
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Barrar acesso de Usuário


araujoronaldo

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  67
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  269
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   9
  • Pontos/Conquistas:  2.029
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia pessoal.

Qual prática vocês têm adotado para impedir, em um determinado momento, a entrada de usuários no sistema RM?

Exemplo: Suponhamos que tenho 20 licenças de acesso. Quando verifico a tabela GLOGIN, constato que já existem 19 usuários conectados. Como barrar o acesso a partir de então?

Outra situação: Suponha que necessito efetuar uma manutenção no banco de dados e preciso garantir que nenhum usuário acesse o sistema.

Dados do ambiente:

-----------------------

Versão 11.20 dos aplicativos RM

SQL Server 2008 R2

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  26
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  205
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.270
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

A única saída que vejo para ter certeza de que não tem ninguém conectado enquanto faço alguma manutenção é ficar consultando a tabela GLOGIN e deletando os "intrusos".

Aos poucos a RM está adotando algumas coisas da Microsiga e acredito que eles colocarão uma ferramenta que já existe no Protheus que monitora os acessos e permite derrubar as conexões existentes e bloquear novas conexões.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  67
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  269
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   9
  • Pontos/Conquistas:  2.029
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Nilmar,

esta opção de ir deletando os "intrusos", tem que ser bem rápida, sim? Caso contrário, corremos o risco dele iniicar uma tarefa de atuzlização, por exemplo, e a base de dados ficar inconsistente.

Seria isso mesmo?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  26
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  205
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.270
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Exatamente. Vamos ver se os colegas têm alguma outra solução mais viável ao invés de ficar no F5 com a consulta na GLOGIN.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  192
  • Tópicos/Dia:  0.03
  • Meu Conteúdo:  1.767
  • Conteúdo/Dia:  0.27
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  10.702
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Se voce estiver conectado via rede fazendo algo ... é como dito acima ...

Senão, caso voce esteja no próprio Servidor RM, fazendo algo, tem uma coisa que NÃO DEIXARÁ NINGUÉM CONECTAR !!! Tira o cabo de rede !!!

:Valeu: Pode ter certeza ... não terá intrusos...:victory:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  34
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  174
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.207
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Olá Pessoal,

Entro no SQL Server configuration, configuração de rede do SQL Server, protocolos para MSSQLServer, Desabilito o TCP/IP e reinicio o serviço do SQL Server. Assim posso acessar o Sistema localmente do servidor, logando no servidor via TS, porém ninguém consegue acessar o banco de dados pela rede.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  26
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  205
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.270
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Boa!!!

Olá Pessoal,

Entro no SQL Server configuration, configuração de rede do SQL Server, protocolos para MSSQLServer, Desabilito o TCP/IP e reinicio o serviço do SQL Server. Assim posso acessar o Sistema localmente do servidor, logando no servidor via TS, porém ninguém consegue acessar o banco de dados pela rede.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  22
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  124
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  828
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  45

Boa!!!

Ou, se vc já usar as versões 11.0x pode ir no Licence server e para o serviço. ninguem consegue acessar o RM , pois ao desabilitar as conexões TCP/IP do SQL Server vc desabita de todos os bancos criados , ou seja, se vc tem mais de um banco de dados além do corpore ela será paralizada também. Se a manutenção for apenas no banco corpore. Se for manutenção no servidor ou no sistema do SQL server a mehor forma é desabilitar mesmo o serviço de conexão TCP/IP

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  34
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  174
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.207
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Até onde eu entendo, parar o serviço do license server é uma boa solução se a manutenção não exigir logon no RM, pois no caso desta exigência,este procedimento inviabilizará o acesso de todos, inclusive de quem está fazendo a manutenção.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  22
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  124
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  828
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  45

Até onde eu entendo, parar o serviço do license server é uma boa solução se a manutenção não exigir logon no RM, pois no caso desta exigência,este procedimento inviabilizará o acesso de todos, inclusive de quem está fazendo a manutenção.

Acho que vc não entendeu bem.

Quando vamos fazer uma manutenção no Banco de dados Corpore, fazemos esta manutenção no banco e não no sistema, neste caso fechando o licence server resolve porém não afeta outros bancos existentes no servidor e que precisam estar em funcionamento.

Se for o caso de uma manutenção no servidor ou no próprio SGBD, desabilitamos o serviço de portas TCP/IP que bloqueia qualquer requisição de acesso a um BD de estação no servidor, ou seja, se você desabilitar a configuração TCP/IP não conseguira tb fazer manutenção no RM.

Uma das soluções vai depender de o que será feito e onde será feita a manutenção.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  34
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  174
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.207
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Blz. Concordo, manutenção no SGBD baixar o serviço do License Server.

Vlw Eugênio!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  67
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  269
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   9
  • Pontos/Conquistas:  2.029
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  5
  • Status:  Offline
  • Dispositivo:  Windows

Valeu pessoal, obrigado pelas dicas.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Outra forma, SQL Server, é definir o banco como single_user:

alter database NOME_DO_BANCO set SINGLE_USER;

Dessa forma, somente um usuário conseguirá se conectar (e futuras conexões serão negadas).

Ao finalizar a manutenção, é só definir o banco como multi_user que ele volta a aceitar mais conexões:

alter database NOME_DO_BANCO set MULTI_USER;

Como essa operação é feita em um banco de dados específico, os demais bancos existentes no mesmo servidor não são afetados.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  192
  • Tópicos/Dia:  0.03
  • Meu Conteúdo:  1.767
  • Conteúdo/Dia:  0.27
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  10.702
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Boa !!!

:Valeu:

Outra forma, SQL Server, é definir o banco como single_user:

alter database NOME_DO_BANCO set SINGLE_USER;

Dessa forma, somente um usuário conseguirá se conectar (e futuras conexões serão negadas).

Ao finalizar a manutenção, é só definir o banco como multi_user que ele volta a aceitar mais conexões:

alter database NOME_DO_BANCO set MULTI_USER;

Como essa operação é feita em um banco de dados específico, os demais bancos existentes no mesmo servidor não são afetados.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  14
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  487
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Caro araujoronaldo

Como o sua versão é a 11.20, para a situação 2, vc consegue garantir que ninguem acesse o sistema fechando o serviço do License Server. Ninguem ira conectar e quem estiver conectado perde essa conexão.

Não sei se alguma coisa mudou, mas até o presente momento a TOTVS me parece bem firme na posição de não criar uma ferramenta que permita derrubar usuarios especificos como ocorre no Protheus.

Assim vc consegue fazer a manutenção no banco de dados.

Nunca havia pensando nessa primeira situação. Como atualmente o controle é via License Server e não pela tabela GLOGIN, se voce deletar um registro dessa tabela não vai fazer muita diferença, o login permanece no License server e o usuario continua usando o sistema normalmente, ele só ira receber uma mensagem da glogin no momento de fazer logoff.

Talvez seja o caso de tentar rastrear os processos de login e não permitir esse acesso via trigger caso ja existam 19 usuarios logados. Mas ai tambem tem alguns porens.

Para que a quantidade de usuarios logados seja a mesma do controle do License Server, os usuarios devem estar setados como Full Determinado no cadastro de usuario.

Ja vi casos em que com o uso de terminal service a quantidade não é equivalente, considerando que haja queda de link, se for o caso de acesso remoto em localidades diferentes, ou de fechamento incorreto do sistema, como se a atualização do License não fosse em tempo real ....

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.