Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

PLAN no sql query analize


Galdino

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  11
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  48
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  350
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Moçada estou novamente aqui perguntando rsrsrsrsrs....

Olha eu estava lendo sobre index e descobri o PLAN no query analizer e fui olhando o que ele fazia, vi que ele me dava uma relaçao da tabelas da minha senteça com alguns numeros. ok

Vi que se eu clicar com o botao direito aparece a função 'CREATE MISSING STATISTICS' no qual eu clico e dou ok. todas as tabelas que retornou em vermelho eu fiz isso, e depois rodei novamente a senteça, o tempo de 4:15 caiu para 2:54, feito isso serve para o RM ?

O index e a mesma coisa que esta statistics ou sao coisas completamente diferentes?

Percebi que em alguns cubos vou ter ganho de performace isso pode me ajudar ou atrapalha o banco.

Galera aqui nao tem um DBA eu sou a pessoa que fico por conta dessas tarefas, nao tenho muito conhecimento em SQL SERVER mas estou estudando para isso.

Valeu

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  548
  • Conteúdo/Dia:  0.09
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  2.891
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Sandro,

Estatísticas e Indices são coisas diferentes, porém parecidas. Digamos que os índices são mais rápidos, ficam melhor organizados e se tem outras funcionalidades atreladas. Já as estatísticas apenas armazenam "teoricamente" sua query, no que diz respeito ao FROM e ao WHERE, para agilizar a execução.

É uma forma sim de adiquirir ganho de performance, mas deve-se tomar cuidado. Cada índice é armazenado no banco de dados e caso você crie um que atenda apenas uma coisa específica você estará armazenando no banco de dados (perda de espaço) e fazendo com que o banco olhe para esse índice e perca tempo em analisá-lo mesmo se não for utilizá-lo. Isto porque um índice ou uma estatística criada não quer dizer que o banco de dados vai seguí-lo, ele pode tomar a decisão de fazer um "full table scan", ou seja percorrer toda a tabela.

Portanto o legal mesmo é fazer análise da sua necessidade, quantas vezes precisará dela, se não existe outra medida a tomar e se surtirá efeito. Esse trabalho que um DBA sabe fazer.

A melhor performance com certeza é fazer os JOINS através de todas as chaves primárias das tabelas e colocar o NOLOCK. Assim o banco de dados usará o indice correto e não bloqueará as outras atividades de outros usuários.

Att,

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  11
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  48
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  350
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

A melhor performance com certeza é fazer os JOINS através de todas as chaves primárias das tabelas e colocar o NOLOCK. Assim o banco de dados usará o indice correto e não bloqueará as outras atividades de outros usuários.

Att,

AMIGO eu usei o comando NOLOCK em algumas sentencas no RM e ficou top

valeu

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Galdino, vou te dar uma explicação sobre indices e estatisticas que deve esclarecer e te dar um conceito correto.

Os indices de uma tabela são como os indices de um livro, eles indicam onde encontrar o que vc está procurando.

O SQL permite vc a criar vários indices em uma mesma tabela, de forma que vc pode organizar os dados na ordem que vc quizer, exemplo:

se vc cria um indice que organiza os dados por data, no momento que vc realiza consultas por data o resultado será o melhor possível, pois o sql irá utilizar o indice que vc criou por data.

Se vc criar outro indice que organiza a tabela por codigo do movimento, quando vc realiar consultas que pesquisem por ordem de codigo de movimento, a consulta irá ser rápida pois os indices irão apontar para as informações de forma correta.

Mas, como o SQL sabe qual indice utilizar quando vc está realizando uma consulta em uma tabela que possui mais de um indice??

Resposta: ESTATISTICAS!!!

As estatisticas são contadores que informam para o SQL quais são os melhores indices ou os indices mais rápidos. O SQL sabe quais são os melhores indices baseado num contador sobre os campos que compoem os indices, os indices que possuem campos com maior seletividade são escolhidos e a consulta executa feito uma BALA!!!

Para isso, vc deve criar estatisticas para os indices, não adianta vc ter indices sem estatisticas.

Realizando uma verificação do plano de execução de qualquer consulta vc pode verificar a inexistencia de indice e criá-los. Outra forma é o Index Tuning wizard(SQL2000) ou o DTA(SQL2005) que sugere ou cria indices e estatísticas automaticamente.

O FullScan comentado pelo colega Mafra só é realizado quando não existem indices para os dados que estão sendo pesquisados, quando as estatisticas não existem, são ineficientes ou estão desatualizadas. Pra vc ver como a falta de estatisticas é crucial pra imagine a seguinte situação:

vc chega em uma biblioteca e vai procurar o assunto "Atualização de estatisticas" pesquisando nos indices de todos os livros de informatica relacionados com banco de dados, até vc encontrar um livro que tenha o assunto no indice pode demorar bastante. apesar de todos os livros possuirem índices isso não quer dizer que vc irá encontrar rapidamente o que vc quer.

Agora se a bibliotéca possui um estatistica, onde, vc pode realizar a seguinte consuta: quais os livros que possuem o assunto "Atualização de estatisticas" no indice? se existir essa estatisticas vc irá direto para os livros certos, sem perder muito tempo.

Agora, se por acaso, não existirem as estatisticas, vc até pode encontrar os livros que contem o assunto, porém, se não existir nem estatistica e nem indices, vc estárá perdido!! coitado de vc, terá que verificar todas as folhas de todos os livros para encontrar o assunto "Atualização de estatisticas",rsrsrsrs.

Tão importante quando criar indices e estatisticas é a manutenção delas, realize diáriamente reindexação dos indices de todas as tabelas e atualize as estatisticas também para todos os objetos.

Editado por Emanuel Peixoto
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  13
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  120
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  725
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Muito Bom esse topico!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  39
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  174
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.255
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Beleza Emanuel, bem Explicado..!!!!!!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  11
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  48
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  350
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

opa muito boa a dica.

valeu

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Num é dica não Galdino, é um conceito correto sobre o assunto. Ter alguns coiceitos básicos bem abrendidos é muito importante.

Gostaria de ter mais tempo pra compartilhar mais coisas com vcs aqui no formula. Costumo acessar vez em quando, tem muita coisa boa que eu pesco daqui.

Editado por Emanuel Peixoto
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  11
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  48
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  350
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Bom

Veja eu fiz a STATISTICS a consulta demorava 3:54 e passou a ser gerada com 1:30, isso ficou otimo, mas no sistema RM demora 12:50 quase uma eternindade.

Eu rodei no QUERY ANALYZER no servidor e demorou 1:30 e no bis ou saldos e demorou 12:50..

fiz o mesmo teste em outras maquinas em terminal server o tempo foi o mesmo, sendo que essa consulta nao demorava tanto assim a dois meses atraz.. não sei o que fazer mais.

Os outros cubos tambem teve queda de performace.

Tem alguma configuracao que ou possa esta verificando no sistema Operacional e no banco de dados.

valeu

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Use o profile para capturar os comandos repassados pelo acesso do cubo à sua base, depois utilize o Index Tuning wizard(SQL2000) ou o DTA(SQL2005) que sugere ou cria indices e estatísticas automaticamente.

Outra coisa que vc pode estar vendo é a possibilidade de habilitar o trace flag 9059 caso vc utilize muitas agregações no teu cubo.

dá uma olhada no link abaixo:

http://support.microsoft.com/kb/899976

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  64
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  733
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   8
  • Pontos/Conquistas:  4.310
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  6
  • Status:  Offline
  • Idade:  56

Parabéns Emanuel....

Essa explicação foi muito bem postada. A didática está perfeita.

São esses tópicos que enriquecem esse fórum.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  92
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  791
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  4.838
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  38

ótima dica galera, vlw

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  11
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  48
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  350
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

No gerenciador tem a pasta DATABASE que tem 8 bases de dados isso faz com que diminua a performace do gerenciador?

e por que antes a outra pessoa cortava a base por anos por exemplo tenho uma base de 2002,2003,2004,2005,2006,Teste, FILIAL, CORPORE.

SOMENTE A CORPORE E A BASE ATUAL.

com essas bases todos eu tenho perda de performace.

minha base atual esta com 7 gigas.

valeu

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

A quantidade de bases não influencia na performance.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.