Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Relatório De Comissão De Representante Por Produto


Rogero M. Silva

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  19
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  84
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  620
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Pessoal, Boa Tarde!

Sobre confeccionar um Relatório de Comissão de Representante por produto tenho a seguinte situação num cliente:

Quando for pagar a comissão do vendedor por produto como posso fazer para buscar estas informações e trazer para o Gerador de relatórios?

Vejamos um Exemplo:

NF de venda no valor total líquido de R$1800,00 (Vlr. Bruto R$ 2.000,00 - Valor de Desconto na NF 200,00 )

Produtos:

item 1 Produto X - R$1000,00 (Valor bruto do produto)

Vendedor João, comissão 2%

item 2 Produto Y - R$1000,00 (Valor bruto do Produto)

Vendedor João, comissão 2%

Então no financeiro teremos:

Valor a Receber do cliente: 1800,00 (Sendo que cada produto terá um valor líquido de 900,00 pois o desconto que foi dado no total do movimento foi rateado entre os dois produtos, isto é possível fazer no movimento ratear o desconto nos itens?

Suponhamos que o Valor Recebido do cliente seja 500,00 (Recebimento Parcial do cliente) ainda falta R$1300,00;

No relatório de controle da comissão por produto será dado quando a comissão for paga conforme for recebendo, mesmo que o recebimento seja parcial. No caso exposto acima, o valor a ser baixado será proporcional aos valores representativos na NF, neste caso por ser preço igual, é dado baixa 250,00 em cada produto. Tem como através de fórmula fazer isto? Alguém tem alguma idéia?

Sdds,

Rogero

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  290
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  1.523
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  12
  • Status:  Offline

Sendo que cada produto terá um valor líquido de 900,00 pois o desconto que foi dado no total do movimento foi rateado entre os dois produtos, isto é possível fazer no movimento ratear o desconto nos itens?

Para esta pergunta, voce pode parametrizar no movimento ( Opções->Parametros->RM ) na etapa 16 do seu movimento:

68353e82892f4f1785442df.png

http://prntscr.com/ot3wt

Para a segunda pergunta, como é feito o pagamento da comissão? ( através de relatório ?)

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  19
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  84
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  620
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

João Rodrigo, Boa Tarde!

1) Sobre o desconto ratear vou usar este parâmetro muito obrigado!

2) O pagamento da comissão será através de relatório! Não vejo outra opção ! Pois conforme o exemplo acima vou ter que buscar no relatório conforme o valor da baixa total ou parcial, e ratear o valor de comissão proporcionalmente entre os produtos, tem como será?

Digamos o seguinte:

NF 123 com seus itens do movimento:

Produto X 1000,00 com 2% de comissão, quando a baixa for total a comissão deste produto será de 20,00

Produto Y 800,00 com 2% de comissão, quando a baixa for total a comissão deste produto será de 16,00

Então, se houve uma baixa parcial de 500,00 Reais como vou apurar a comissão do representante neste momento?

Se tem que ser proporcional teria que verificar o valor baixado 500,00 sendo que a comissão de 2% seria 10,00 Reais é isto?

O cliente precisa do seguinte:

a) O controle da comissão por produto será dado conforme for recebendo, mesmo que o recebimento seja parcial. O valor a ser baixado será proporcional aos valores representativos na NF, como vou dar baixa em cada produto do valor parcialmente baixado não tem como certo?

b) Não poderá ter item de produto sem comissão destacada!!!! Então, todo produto deverá ter comissão - EM FUNÇÃO DISSO, NÃO TEM COMO EU DEIXAR A PARTE DE COMISSÃO DA SEGUINTE MANEIRA QUE CONVERSAMOS: SERIA PUXAR A COMISSÃO PRIMEIRO DO VENDEDOR E CASO NÃO TIVER, PUXA DO REPRESENTANTE DO PRODUTO, é possível fazer isto no lançamento do movimento? Fazer fórmula para pegar este valor de comissão ?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  290
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  1.523
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  12
  • Status:  Offline

se será por relatório ou por cubo, fica mais fácil.

a) O controle da comissão por produto será dado conforme for recebendo, mesmo que o recebimento seja parcial. O valor a ser baixado será proporcional aos valores representativos na NF, como vou dar baixa em cada produto do valor parcialmente baixado não tem como certo?

Acredito que não será necessário "baixar" por produto. Me responda uma coisa, uma NF pode ter mais que 1 representante?

Seria calculado o valor proporcionalmente para cada produto.

b) Não poderá ter item de produto sem comissão destacada!!!! Então, todo produto deverá ter comissão - EM FUNÇÃO DISSO, NÃO TEM COMO EU DEIXAR A PARTE DE COMISSÃO DA SEGUINTE MANEIRA QUE CONVERSAMOS: SERIA PUXAR A COMISSÃO PRIMEIRO DO VENDEDOR E CASO NÃO TIVER, PUXA DO REPRESENTANTE DO PRODUTO, é possível fazer isto no lançamento do movimento? Fazer fórmula para pegar este valor de comissão ?

Poderíamos fazer algo do tipo:

Se COMISSAOVENDEDOR>0 então COMISSAOVENDEDOR

Senão

Se COMISSAOREPRESENTANTE>0 então COMISSAOREPRESENTANTE

Senão 0

FimSE

FimSe

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

  • Tópicos Que Criei:  19
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  84
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  620
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

João Rodrigo, Boa noite!

Respondendo sua pergunta abaixo:

a) sim pode ser que tenha até 2 vendedores por NF; neste caso vou fazer o cálculo proporcional por produto certo?

Então o valor baixado divido pela quantidade de itens do movimento, com isto o resultado deste valor eu faço o cálculo de comissão de cada representante do produto é isto?

b) ok, muito obrigado pela fórmula vou utilizar de base, aí posso adicionar no movimento de venda no parametro da fórmula de consistencia do tipo de movimento é isto?

Sobre esta parte da fórmula de exemplo: Se COMISSAOVENDEDOR>0 então COMISSAOVENDEDOR se verdadeiro,eu repito o valor da comissado do vendedor no resultado ?

Sdds,

Rogero

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  19
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  84
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  620
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

a) Quando a baixa for parcial como vou fazer o cálculo proporcial de comissão dos produtos? tem alguma idéia?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  19
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  84
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  620
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

a) se a comissão será paga conforme for recebendo, mesmo que o recebimento seja parcial, então o valor a ser baixado será proporcional aos valores dos produtos; como fazer neste caso? Pessoal, alguém pode me dar uma idéia por favor?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  19
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  84
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  620
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Sobre a questão "a)" fiz alguns questionamentos com o cliente, veja abaixo:

1) Vai ter NF de venda, com comissões diferentes ?

Resposta do cliente:Por ser comissão por produto, sim pode ter uma NF com comissões diferentes.

2) Uma NF de venda, vai ter mais que 1 Vendedor por produto? Então seria calculado o valor proporcionalmente para cada produto!

Resposta do cliente: Não terá mais de um vendedor por NF. Agora posso ter vários vendedores para o mesmo produto, porém a emissão de NF será por vendedor.

3) Na Baixa parcial não é selecionado qual é o item (produto) que deseja dar baixa! O usuário seleciona o valor total e faz a baixa parcial, então é possível ratear este valor parcial entre os itens, porém como vou definir qual será a base de comissão para cada produto? Tem alguma idéia?

Resposta do cliente:Baixar proporcional, exemplo: 1 produto 10,00 e 1 produto 100,00, total da NF 110,00. O cliente paga 11,00, portanto pagou 10% do valor da NF, baixaremos 10% de cada produto. Ok?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  290
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  1.523
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  12
  • Status:  Offline

Acredito que com estas informações você já consegue montar o relatório,

Para isso você irá precisar que o cadastro de produtos possua as comissões, mapear a baixa de notas para fazer a proporcionalidade da comissão.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  19
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  84
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  620
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

A comissão ora vai ser por vendedor e ora por representante, não terá como amarrar no produto certo?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.