Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×

TOMADOR / RATEIO / CENTRO DE CUSTO


Jully

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  21
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  125
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  835
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

PessoALL.

Existe alguma forma de parametrizar o sistema para trabalhar com a seguinte situação:

EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO

--CLIENTE (Y)

------OBRA (A)

----------1 - SECAO ADM

----------2 - SECAO OPERAC

------OBRA (B)

----------1 - SECAO ADM

----------2 - SECAO OPERAC

------OBRA ©

----------1 - SECAO ADM

----------2 - SECAO OPERAC

--CLIENTE (Z)

------OBRA (A)

----------1 - SECAO ADM

----------2 - SECAO OPERAC

A chave do problema:

Os "rateios" seja de eventos, encargos, horas, etc devem obedecer exatamente à obra que o funcionário trabalhou naquele dia.

Exemplo:

Do dia 01 ao dia 08 o funcionário estava na obra A2 de Cliente Y

Do dia 08 ao dia 12 o funcionário estava na obra A2 do Cliente Z

Do dia 13 ao dia 20 o funcionário estava na obra C2 do Cliente Y

No dia 20 ele fez 3 horas extras na obra B1 do Cliente Y

Do dia 21 ao dia 31 o funcionário voltou para a obra A2 do Cliente Y.

As horas trabalhadas do dia 01 ao dia 08 e do dia 21 ao dia 31 devem ser lançados no centro de custo A2 do cliente Y, bem como a insalubridade, as atestados, os VALE TRANSPORTES utilizados nesses dias, e o valor de alimentação utilizado nesses dias (A informação do V.Alim será lançada no Chronus, pois na mesma obra ele pode ter valores diferentes de alimentação. Para isso serao utilizados eventos diferentes para cada valor).

E assim sucessivamente.

No dia 20 por exemplo: eu terei que lançar como gasto do centro de custo apenas 3 horas extras e o gasto com passagens se houver.

Resumindo, em cada centro de custo deve ser lançado o valor efetivamente gasto com o funcionário.

A provisão do Banco de horas, também deverá ser lançado conforme os dias trabalhados naquele centro de custo. Se a provisão do mês deu R$ 100,00 + R$ 25,00 de média, esse valor deverá ser rateado. Isto é, se 125,00 corresponde a 30 dias, teria que dividir esses valores proporcionalmente entre os centros de custo, conforme os dias trabalhados.

Como trabalhar dessa forma?

Valendo um :blush:

:Valeu:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

  • Tópicos Que Criei:  21
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  125
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  835
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

up!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  150
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Juliana:

Estou com uma equipe da TOTVS aqui na empresa fazendo uma integração de sistemas onde temos a quebra de eventos de folha por centro de custos. A situação é muito semelhante à sua onde um funcionário pode passar por "n" centros de custos durante o mês, podendo fazer Hora Extra ou não, cada qual com sua carga. Depende dos contratos com os clientes.

Conforme os consultores existem 2 formas de fazer rateio no Labore.

1. Cada evento do envelope de pagamento dos funcionários carrega um Centro de Custo para o período.

- Desta forma forma ele apenas distribui eventos por um unico centro de custos. Pode-se colocar um centro de custo diferente para cada evento no mesmo envelope. Apenas 1 centro de custos por evento.

2. Rateio total do envelope de pagamento.

- Desta forma é definido um percentual para cada centro de custos que você queira ratear e o sistema distribui o valores proporcionalmente. A base de rateio é o valor total do envelope e você não consegue separar por evento.

Nenhuma das 2 formas me atendeu pois preciso da distribuição exata conforme o trabalhado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  21
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  125
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  835
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Oi Ricardo,

Pois é, a solicitação do meu cliente deve ser igual a sua.

Se o funcionário fez duas horas em apenas um cliente, a H.E. e o DSR deve sair apenas no envelope deste cliente (ccusto).

Além disso tem mais um agravante:

as informações de batida bem do Chronus, e o Chronus não tem diferença de CCusto,

então vem apenas 2h extras..

como que vocês pretender resolver essa questão?

Alguma idéia?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  150
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Infelizmente não vai dar para fazer direto na RM.

Como a empresa onde eu trabalho é uma fornecedora de mão de obra à terceiros mediante contrato, usamos um software de controle de ponto de funcionários que se liga nos contratos com nossos clientes. Nem os contratos nem o controle de ponto ficam na RM. Não usamos o Chronus pois ele não atende a esta funcionalidade.

Através de controle de dotação de vagas e de horários permitidos por contrato, ficam armazenados neste sistema de controle de ponto exatamente o que foi trabalhado com sua distribuição dos eventos por centro de custos. Os códigos de centros de custos e de eventos são lidos por este sistema direto na base da RM para evitar codificação errada.

Na hora de exportar para o Labore, são enviados os dados consolidados por funcionário, da forma que o sistema da RM consegue ler e processar.

Ex:

Chapa - Evento - Repetição - Valor - Centro de Custo

Sempre é usado para esta exportação, o centro de custo onde o funcionário passou por ultimo como sendo o unico para o evento daquele enevelope pois o Labore só aceita assim.

Daí para frente, o Labore funciona como uma calculadora. Transformando horas e repetições em R$.

Após o ultimo processamento de acerto e eventuais folhas complementares, o nosso sistema de ponto é liberado para ler a folha de pagamento detalhada por Chapa. Lá teremos para cada Chapa, um evento de folha já transformado em R$.

Este dado em R$ é importado de volta e rateado por cada centro de custo onde o funcionário passou verdadeiramente.

Por exemplo, envio uma quantidade de horas extras para uma funcionário como sendo em apenas 1 centro de custos. Pego o dado transformado em R$ e rateio de volta para os centros de custos reais.

Estamos agora estudando exportar este dados já rateado para o controle de orçamento da RM.

Espero ter ajudado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  21
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  125
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  835
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Eu tinha pensado uma possível solução, mas agora me dei conta que não vou conseguir..

eu achava que poderia fazer importação do movimento por tomador, mas somente agora fui ver que não tem essa opção...

Minha idéia era gerar um arquivo texto no Chronus,

com o layout de importação do movimento por tomador (que vi agora que não existe)..

Complicou mesmo!

Acho que só customizando.

Se alguém tiver uma dica de como eu posso trabalhar com isso....Agradeço;

Abraços!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  3
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  10
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  80
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Boa Tarde!

Gostaria de algumas informações para poder ajudar.

1) Esta empresa trabalha com cálculo por centro de custo habilitado em opções do RMLabore?

2) A empresa tb trabalha com tomador de serviços?

3) Os centros de custos Globais estão vinculados aos centro de custos do RMLabore?

4) No cadastro do funcionário dentro tomadores estão informados os tomadores de serviço deste funcionário?

5) No cadastro do funcionário estão informados os centros de custos?

6) As seções possuem centro de custos vinculados?

Sds.,

Ana

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  21
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  125
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  835
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Boa Tarde!

Gostaria de algumas informações para poder ajudar.

1) Esta empresa trabalha com cálculo por centro de custo habilitado em opções do RMLabore?

Sim

2) A empresa tb trabalha com tomador de serviços?

Sim

3) Os centros de custos Globais estão vinculados aos centro de custos do RMLabore? Sim

4) No cadastro do funcionário dentro tomadores estão informados os tomadores de serviço deste funcionário?

Aqui é o primeiro ponto. Na verdade pretende-se buscar uma atualização "automática" de duas formas: ou pelo Solum, já que o funcionário vai ser alocado como um insumo na obra.

A segunda, seria a possibilidade de se vincular um relógio a uma determinada obra, e tbm usar essas informações para atualizar o cadastro de tomadores. O problema no Labore é que eu não digo que o fulado trabalhou dia 15 no tomador A e os outros 29 dias no tomador B.

Eu só digo que ele trabalhou 1 dia no A e 29 no B.

5) No cadastro do funcionário estão informados os centros de custos?

Serão informados, mas não podemos usar %. Esse é outro problema.

6) As seções possuem centro de custos vinculados?

Sim.

Obrigada pela ajuda.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  3
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  10
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  80
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Juliana,

Eu havia entendido que vc queria informar os eventos rateados, mas considerando o período de 30 dias conforme tomador. No caso que vc descreveu de 15 dias em um tomador e 29 dias em outro, realmente não tem como, pois o Labore não entende quanto tempo ele ficou cada dia, na verdade teria que transformar estes dias em percentual e informar via rateio de centro de custo.

Se os tomadores tem centros de custos previamente definidos e vc precisa desta informação apenas para gerador de relatórios ou para os lançamentos, tenta utilizar o cadastro de centro de custos que existe dentro do cadastro de fornecedores (tomador).

Pena não poder te ajudar mais, mas estava entendendo uma outra situação com base no seu primeiro "post".

Abraços...

Ana

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  21
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  125
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  835
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

É complicado mesmo né Ana.

Mas valeu a atençao.

Abraços!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  30
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  156
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  1.085
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  53

Olá Jully! Complicado hein!

Não tenho solução para seu problema, entretanto tenho algumas dicas.

Trabalho em uma construtora com centro de custo e tomador.

A ditribuição do tomador não pode utrapassar os 30 dias trabalhados conforme descrito no manual do sefip 8.3, ou seja, a finalidade deste módulo é distribuir o recolhimento do FGTS/INSS e não usá-lo como rateio, por sinal é bem mais complicado gerenciaar os recolhimentos em N tomadores, não havendo necessidade é mais cômodo lançar os 30 dias em um único tomador. A não ser que o negócio exija este tratamento.

O centro de custo sim tem a função de tratar rateio de custo.

Na empresa onde trabalho este assunto foi muito discutido várias vezes e percebi que algumas funcionalidades do sitema são voltadas para atender a legislação FGTS/INSS.

espero ter ajudado

Jaime

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  51
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  1.005
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  5.527
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  8
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Pessoal,

Acredito ser possível:

Utilizando num primeiro momento o rateio Global, exemplo:

Funcionário trabalho:

03 dias no Centro de custo A

03 dias no Centro de Custo B

24 dias no centro de Custo C

Dessa forma haverá o seguinte rateio

Centro de Custo A - 10%

Centro de Custo A - 10%

Centro de Custo A - 80%

Porém no centro de Custo A, o mesmo realizou Horas Extras, estas devem então somente ser consideradas para o Centro de Custo A. Para isso podemos utilizar a Entrada de dados por Centro de Custo, no qual nesta tela definimos para qual CC este lançamento deverá ocorrer.

Analisem a situação e postem suas opiniões.

att

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  21
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  125
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  835
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Oi Jorge,

Uma dúvida,

como podemos otimizar o cadastro de tomadores para o exemplo acima?

como ficaria a distribuição?

Poderia nessa caso, ele ter trabalhado 3 dias no tomador A, 3 dias no tomador B e os outros 24 dias diretamente na empresa.

Se eu fizer o lançamento pela entrada manual de dados por CCusto de 8hs extras no centro de custo A, a distribuição não vai entender que essas horas eram do tomador A correto?

Como poderiamos ajustar isso?

Obrigada.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  150
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Jully:

Tenho uma novidade em relação ao assunto.

Como disse no inicio do topico, tenho um problema semelhante.

Tinha passado o problema para a RM São Paulo e depois de muitas pesquisas e consultas eles conseguiram ratear o labore da forma necessária. è importante dizer que a informação teve que ser transformada em percentual para que o rateio saísse correto e a transação não permite recalculo de folha. Isso para nós é um problema pois, se for detectado um erro apósa folha ter sido gerada, temo que gerar toda a folha novamente. Estou falando de 16.000 funcionários.

Mas o importante é que foi feito correto.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  21
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  125
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  835
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Jully:

Tenho uma novidade em relação ao assunto.

Como disse no inicio do topico, tenho um problema semelhante.

Tinha passado o problema para a RM São Paulo e depois de muitas pesquisas e consultas eles conseguiram ratear o labore da forma necessária. è importante dizer que a informação teve que ser transformada em percentual para que o rateio saísse correto e a transação não permite recalculo de folha. Isso para nós é um problema pois, se for detectado um erro apósa folha ter sido gerada, temo que gerar toda a folha novamente. Estou falando de 16.000 funcionários.

Mas o importante é que foi feito correto.

Ricardo,

Tu sabe me dizer quem desenvolvou ou instalou isso aí pra você? Preciso de mais informações hehehe.

Obrigado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  150
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  51

Jully:

O gerente de projetos que tocou este rateio foi o Ricardo Fernandes. ricardofernandes@totvs.com.br

Foram necessárias algumas parametrizações no Labore que ele usou consultores da própria RM para fazer.

Depois post um retorno para eu saber.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.