Igor Gomes Posted November 23, 2023 Topic Count: 3 Topics Per Day: 0.01 Content Count: 11 Content Per Day: 0.03 Reputation: 0 Achievement Points: 72 Solved Content: 0 Days Won: 0 Status: Offline Age: 24 Device: Windows Report Posted November 23, 2023 Boa tarde! Realizei criação deu uma formula visual e está até funcionando e validando o campo corretamente. Criei um campo complementar que valida se o funcionário tem ação ou não. Ficando dessa forma: this.Tables["PFCOMPL"]["ACAOTRAB"].IsNull Notei também que neste campo complementar não consigo fazer ele entender decimal preenchido definido ou string , tentei definir por código e descrição para buscar ele não funciona Por exemplo: this.Tables["PFCOMPL"]["ACAOTRAB"].AsDecimal ==1 ou this.Tables["PFCOMPL"]["ACAOTRAB"].AsString == "Sim" Pelo que entendi posso usar os campos, mas não consigo nenhum além do IsNull Coloquei um IF com uma exceção. Porém quando o funcionário não tem esse campo preenchido ele não me deixa abrir o cadastro do mesmo com validação do IsNull , precisaria de alguma forma de exibir a mensagem e abrir o campos para editar normalmente. Gatilho que utilizei "Após a Leitura de Edição" , existe alguma atividade que consigo configurar apenas para apresentar uma mensagem e conseguir abrir o cadastro do colaborador normal sem interromper a rotina? A ideia seria que fosse igual uma mensagem popUp como CIPA e logo sumisse sem interromper o fluxo da edição ou alteração. Quote
Igor Gomes Posted November 23, 2023 Topic Count: 3 Topics Per Day: 0.01 Content Count: 11 Content Per Day: 0.03 Reputation: 0 Achievement Points: 72 Solved Content: 0 Days Won: 0 Status: Offline Age: 24 Device: Windows Author Report Posted November 23, 2023 Pessoal consegui resolver a primeira dúvida agora só seria mesmo se existe uma forma de subir uma mensagem estilo PopUp sem ser pelo Gerar Exceção, pois quando o campo está como " 1 " ele não me deixa abrir o dado do colaborador fictício. Solução foi para primeira : criar um campo complementar tipo Inteiro Quote
BrunoGasparetto Posted November 23, 2023 Topic Count: 4 Topics Per Day: 0.00 Content Count: 15 Content Per Day: 0.01 Reputation: 5 Achievement Points: 117 Solved Content: 0 Days Won: 4 Status: Offline Device: Windows Report Posted November 23, 2023 Acho que não tem opção de exibir um alerta ou coisa do tipo. Só gerando exceção mesmo. Já tentei fazer uma FV pra só alertar o usuário sobre algo que possa estar errado, mas permitir que continue se considerar estar certo, e só encontrei a opção de Exceção mesmo. Quote
Igor Gomes Posted November 24, 2023 Topic Count: 3 Topics Per Day: 0.01 Content Count: 11 Content Per Day: 0.03 Reputation: 0 Achievement Points: 72 Solved Content: 0 Days Won: 0 Status: Offline Age: 24 Device: Windows Author Report Posted November 24, 2023 Bom dia! @BrunoGasparetto pois é tentei procurar algumas coisas aqui não encontrei nada também. Achei através do momento da rescisão com uma formula simples : SE TABCOMPL ('ACAOTRAB', 'S') = '1' ENTAO 'FUNCIONARIO POSSUI PROCESSO ' Estou tentando um método para aplicar essa ideia em alguma das FV no momento de abrir o cadastro do colaborador ele subir a mensagem. Quote
Lucas Germano Posted November 27, 2023 Topic Count: 1 Topics Per Day: 0.00 Content Count: 4 Content Per Day: 0.00 Reputation: 1 Achievement Points: 36 Solved Content: 0 Days Won: 1 Status: Offline Device: Windows Report Posted November 27, 2023 Bom dia @Igor Gomes Uma premissa básica das fórmulas visuais é não ter atividade que dependa de alguma ação do usuário para seguir em frente. Existe uma atividade "gravar log do processo", que apresenta uma mensagem um pouco diferente da "gerar exceção", mas ainda assim não sei se é o que você precisa: Neste TDN explica como utilizar esta atividade salvando em arquivo: https://tdn.totvs.com.br/pages/viewpage.action?pageId=149881483. Para apresentar em tela como o print que enviei é só alterar a propriedade conforme abaixo: Espero que ajude. 1 Quote
BrunoGasparetto Posted November 27, 2023 Topic Count: 4 Topics Per Day: 0.00 Content Count: 15 Content Per Day: 0.01 Reputation: 5 Achievement Points: 117 Solved Content: 0 Days Won: 4 Status: Offline Device: Windows Report Posted November 27, 2023 Essa atividade de gravar o log achei bem útil para fórmulas visuais executadas em processo em lote. Porque aí dá pra tratar as exceções, pra não parar a execução em lote, e no final mostrar todos os erros que aconteceram na execução. Mas ainda é algo "fraco" do ponto de vista visual para os usuários. Quote
Igor Gomes Posted November 27, 2023 Topic Count: 3 Topics Per Day: 0.01 Content Count: 11 Content Per Day: 0.03 Reputation: 0 Achievement Points: 72 Solved Content: 0 Days Won: 0 Status: Offline Age: 24 Device: Windows Author Report Posted November 27, 2023 @Lucas Germano a ideia é super valida, no entanto, ainda não seria o que estaria procurando para atender. Mas eu agradeço a sua dica. @BrunoGasparetto concordo com você , a "gravar log do processo" é uma atividade interessante, no entanto, no ponto visual para os usuários ainda ficaria a desejar . Acho que falta alguma atividade especifica como uma "mensagem simples" de aviso para usuário sem impactar nenhum processo ou impedir. Quote
Solution Jair - Fórmula Posted November 27, 2023 Topic Count: 920 Topics Per Day: 0.13 Content Count: 9,054 Content Per Day: 1.33 Reputation: 339 Achievement Points: 108,799 Solved Content: 0 Days Won: 214 Status: Offline Age: 52 Device: Windows Solution Report Posted November 27, 2023 É... o conceito das FVs é esse mesmo. Não usar para dar alertas (POP UP) ao usuário. O que poderia ser feito, é abrir um chamado na TOTVS pedindo isso. Reforçando, pois, com certeza muita gente já pediu isso. 2 Quote
Recommended Posts