Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Business Intelligence


Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  900
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.853
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   310
  • Pontos/Conquistas:  106.670
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Online
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Business Intelligence: quem é o verdadeiro gestor? - 23 de agosto de 2006, 14:19

Nossas empresas ainda não utilizam muito bem a análise de informações para agir com mais eficiência. Uma das decisões iniciais mais importantes é saber a quem delegar esta função.

Por Leonardo Costa di Clemente - (leonardocdc@terra.com.br)

A inteligência de negócio através do gerenciamento da informação ainda não é algo tão usual nas operações das empresas. Os modelos de gestão ainda não estão consolidados para que a empresa possa ampliar a eficiência e extrair o máximo de conclusões úteis para o negócio através da análise das informações.

As empresas são organizadas internamente levando em consideração seus processos, culturas de gestão e necessidades do setor em que competem. No entanto, é comum que cada área seja responsável pela geração, consolidação e análise das informações que são relativas e exclusivas da sua atividade.

Uma empresa com estas características normalmente é incapaz de utilizar da melhor forma as informações internas para aumentar sua competitividade no setor (seja pelo aperfeiçoamento de processos internos, ou pela melhor compreensão do ambiente externo).

Neste cenário, surge a pergunta: quem deve ser o verdadeiro responsável pela gerência e análise das informações?

Em razão do uso da tecnologia estar diretamente ligado ao business intelligence, em muitos casos é comum eleger a área de TI como a responsável. Ou então indicar áreas com maior “visão empresarial”, como administração, marketing, controladoria, entre outras, para exercer tal atividade.

Ambas estratégias descritas anteriormente possuem grandes chances de fracassar.

Que áreas escolher?

A área de TI pode possuir as melhores qualificações técnicas para gestão da informação, contudo pode não possuir uma visão abrangente do negócio e das atividades de cada área da empresa. Por outro lado, qualquer outra área, além de geralmente não possuir qualificações técnicas para o uso avançado dos sistemas de tecnologia da informação e ferramentas de tratamento de dados, também pode apresentar uma visão restrita das operações empresariais.

Portanto, a decisão sobre quem deve ser o gestor interno das atividades de business intelligence deve seguir os mesmos pressupostos que levam as empresas a realizar outsourcing: especialização e qualificação.

Independente da nomenclatura da área, ou mesmo da criação de uma área exclusiva para exercer esta função, é essencial que os recursos humanos que a compõe possuam tanto a qualificação técnica para operar e gerenciar as informações (banco de dados, ERP, CRM, etc.), quanto noções teóricas de todas vertentes administrativas (recursos humanos, marketing, logística, financeiro, etc.) e inteligência competitiva.

Deste modo, quando os conhecimentos técnicos e teóricos descritos acima estão apoiados nos processos e necessidades particulares de cada área da empresa, além de inserida na dinâmica competitiva do setor (fornecedores, clientes, concorrência, entre outros); o gerenciamento das informações irá dar suporte às decisões estratégicas, táticas e operacionais de forma precisa e útil. [Webinsider]

---

SOBRE O AUTOR:

Leonardo Costa di Clemente - (leonardocdc@terra.com.br) é analista de marketing estratégico da Impsat

---

Texto Retirado do Site http://webinsider.uol.com.br

---

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.