Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×

Usuários Logados


Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  902
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.855
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   311
  • Pontos/Conquistas:  106.691
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Muito bom.

Vou testar sim. Já foi postado aqui o fórum uma procedure semelhante, mas não funcionava 100 % não. Vamos ver se essa aqui vai melhor.

Darei retorno Emanuel.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 65
  • Criado
  • Última resposta

Principais membros que postaram neste tópico

Principais membros que postaram neste tópico

Imagens postadas


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Valeu jair.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Segue novamente as procedures para rotina de remoção de usuários inativos, foi necessário fazer um ajuste, pois, como eu não tenho como utilizar o sistema da RM para validar a procedure, simulei aqui a estrutura da glogin, e existia um campo errado.

Também foi implementada uma procedure que dispara um e-mail para o administrador do sistema informando que houve uma remoção de usuário. O alerta informa: e-mail o usuário, o nº do processo e o tempo que o usuário estava sem usar o sistema.

Saudações, Emanuel

Remocao_Usuarios_Inativos.zip

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  902
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.855
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   311
  • Pontos/Conquistas:  106.691
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Baixei e vou testar aqui hoje.

Emanuel, o do post anterior, pode ser retirado então ?? deixa apenas este acima ?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  79
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  611
  • Conteúdo/Dia:  0.09
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  3.847
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  54

Valeu Emanuel!

Acaso você tem algum material que 'descreva' internamente o SQLServer?

Um Abraço

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Olá Jair, e aí, a rotina funcina?

Saudações, Emanuel

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  902
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.855
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   311
  • Pontos/Conquistas:  106.691
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Emanuel, eu coloquei ele pra rodar, mas não sei se "pegou" o pessoal inativo e derrubou, pois, eu fiz uns testes com a SP pr_rmmonitorainativos e nunca passavam de 5 minutos, nenhuma conexão. Dei um select na glogin_kill_history e nada continha também...

Isso deve ocorrer porque o sistema, a cada 5 minutos ele faz um teste na GLOGIN pra verificar se ainda existe a conexão, dando um select lá, entre outras coisas... isso deve constar como uma oparação no banco, não assumindo neste caso que o usuário esteja efetivamente parado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Desculpa, Jair, não ficou claro o seguinte: A procedure que remove os usuários inativos é a "PR_RMmataInativos" .

A pr_rmmonitorainativos é só para visualizar os usuários inativos. Servirá util caso alguem queira somente gerar um monitoramento.

Se vc habilitar o job "Mata Usuários Inativos” o job erá executar a procedure PR_RMmataInativos e removerá os usuários inativos.

Não esqueça de definir o parameto de tempo de inatividade na PR_RMmataInativos, que é o que vale mesmo, daí é só executar.

Quando vc puder testa aí e me avisa,

Obrigado,

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  902
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.855
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   311
  • Pontos/Conquistas:  106.691
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Então, é que está ativado... e mesmo assim não foi...

Fiz o seguinte.

Configurei a exclusão para acontecer se pendurado por mais de 30 minutos (tempo de inatividade);

Já no monitoramento, coloquei apenas 5 minutos, e fiquei monitorando pra ver o tempo que o pessoal ficava pendurado. Observei que nunca ficava ninguem mais de 5 minutos.

Mudei o parametro do monitoramento apenas para 3 minutos. Percebi que assim, as vezes surgiam alguns logins, mas nunca passavam dos 5 minutos, quando neste caso, já sumiam...

Conclusão. O sistema faz uma operação de consulta ao banco de dados, se o registro na GLOGIN existe, a cada 5 minutos ( Eu já sabia disso ), e com isso, gerando uma consulta no banco, creio que o processo identifica que o usuário não está inativo, e já fica registrado que teve alguma operação nas tabelas internas que o SQL guarda isso, tendeu ?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Ok, entendí Jair...

Então a estratégia deve ser outra. Existe uma outra forma também de se fazer isso, é só criar um trace que monitore "sempre" as trasações dos usuários no banco e armazenar em uma tabela, exclua do trace a rotina que checa a Glogin, dessa forma teremos logados na tabela(trace) as atividades dos usuarios, e caso algum passe X tempo sem registrar log, então é efetivada a remoção.

Também se existir no sistema um parametro para desabilitar essa função de checagem que vc esta falando, então a rotina que criei funcionará muito bem.

Essa é a minha dica. Forçando a solução mesmo!

Saudações, Emanuel

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  17
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  105
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Boa Tarde!!

Emanuel, achei muito interessante essa forma de aconpanhar se os usuários estão realmente utilizando o sistema. Aqui na empresa tinhamos um problemão com acessos.

Baseado na sua procedure que monitora usuários, desenvolvi aqui para a empresa o time out, ta funcionando perfeitamente, sem reclamações e sempre com algum acesso livre.

Utilizei sua procedure e além dela criei duas triggers. O que acontece: Sua procedure manda para a tabela glogin_kill_histore os usuários q estão sem utilizar o sistema a mais de 4 minutos(este processo roda a cada 2 minutos). Criei uma trigger q soma o tempo, se o usuário ficar sem utilizar o sistema acima de 10 minutos(Tempo estipulado aqui na empresa) ele é deletado da glogin.

A procedure rodando de 2 em 2 minutos e pegando apenas usuários q estejam logados a mais de 4 minutos sempre irá pegar usuários VOADORES..hehehe. Se usuário não estiver utilizando o sistema, na primeira vez a procedure ira pegar ele com 4 ou cinco minutos, para a procedure pegar esse usuário novamente, ele precisara ficar pelo menos mais 4 ou 5 minutos sem utilizar.

A cada 17 minutos tem uma outra trigger q limpa a tabela glogin_kill_history.

Se alguem tiver interesse...é so entrar em contato!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Emerson, fico feliz em saber que a rotina está sendo util.

Uma dica:

a intenção da tabela "glogin_kill_history" é o log dos usuários deletados da glogin e do SQL. Caso vc não necessite dessas informações aí sim justificaria a deleção. Não se esqueça que deletando seus registros vc não teria no futuro como tirar estatísticas dos usuários removidos versos o tempo de inatividade.

Da uma olhada no documento de arquitetura da rotina, explica direitinho.

Um abraço,

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Visitante Athaufo Ereira (não cadastrado)

Isso. Você precisa saber quem realmente esta utilizando mas pra mim é facil porque tenho os usuários que estão on-line no Gerenciador do Terminal Service.

Kra, eu baixei o programinha para monitorar os acessos mas o aplicativo deu erro e disse para contatar a RM Sistemas.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  902
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.855
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   311
  • Pontos/Conquistas:  106.691
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Qual erro exatamente que está dando, e fazendo qual operação ? Se possível coloque um print da tela.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  92
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  791
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  4.838
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  38

aqui no pc aparece a seguinte msg de erro :nao2:

post-1073-1189515600_thumb.jpg

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  17
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  105
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Emerson, fico feliz em saber que a rotina está sendo util.

Uma dica:

a intenção da tabela "glogin_kill_history" é o log dos usuários deletados da glogin e do SQL. Caso vc não necessite dessas informações aí sim justificaria a deleção. Não se esqueça que deletando seus registros vc não teria no futuro como tirar estatísticas dos usuários removidos versos o tempo de inatividade.

Da uma olhada no documento de arquitetura da rotina, explica direitinho.

Um abraço,

Eu criei uma nova tabela para ficar armazenados os usuários que foram derrubados, dei o nome de usuarios_derrubados, no momento em que a trigger derruba os usuários ela ja inclui um log nesta tabela.

A tabela glogin_kill_history eu estou utilizando para fazer a soma do tempo q o usuário está logado, pois a cada 5 minutos o tempo de utilização zera. Então se a pessoa ficou 5 minutos esse tempo fica gravado na tabela glogin_kill_history. Quando o tempo utrapassar 10 minutos ele sera derrubada.

Esse Time out ficou show de bola, temos apenas 20 licenças, o pessoal ficava toda hora "não tenho acesso", com o time out, sempre temos uma ou duas licenças livres, pois naum usou, caiu. Não fica logado só pra segurar uma vaga...hehehehe

É isso ai...Valeu Emanuel!!!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  902
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.855
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   311
  • Pontos/Conquistas:  106.691
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Henrique, Athaufo, e demais colegas que estejam tentando usar este programa...

O Programa MonitAcesso.exe ( dentro do Zip no post bem acima, do Markitu ) tem a validade até 30/06/2007. Tentando usar após esta data não será possível, exibindo uma mensagem para entrar em contato com a RM Sistemas.

Caso precise usar, poderá retornar a data da máquina e conseguirá. Mas não recomendo fazer isso em um servidor. Apenas se estiver rodando em base de testes. Falarei com a RM pra ver se conseguimos um outro atualizado. Conseguindo, estará aqui logo mais.

Se algum de vocês quiser verificar se consegue, antes, e já arrumar, melhor...

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  92
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  791
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  4.838
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  38

experimentei mudar a data do meu, mais não rodou, eu preciso mudar a data do servidor do rm? dai nao rola, pensei que funcionava localmente

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Visitante Athaufo Ereira (não cadastrado)

Boa Tarde!!

Emanuel, achei muito interessante essa forma de aconpanhar se os usuários estão realmente utilizando o sistema. Aqui na empresa tinhamos um problemão com acessos.

Baseado na sua procedure que monitora usuários, desenvolvi aqui para a empresa o time out, ta funcionando perfeitamente, sem reclamações e sempre com algum acesso livre.

Utilizei sua procedure e além dela criei duas triggers. O que acontece: Sua procedure manda para a tabela glogin_kill_histore os usuários q estão sem utilizar o sistema a mais de 4 minutos(este processo roda a cada 2 minutos). Criei uma trigger q soma o tempo, se o usuário ficar sem utilizar o sistema acima de 10 minutos(Tempo estipulado aqui na empresa) ele é deletado da glogin.

A procedure rodando de 2 em 2 minutos e pegando apenas usuários q estejam logados a mais de 4 minutos sempre irá pegar usuários VOADORES..hehehe. Se usuário não estiver utilizando o sistema, na primeira vez a procedure ira pegar ele com 4 ou cinco minutos, para a procedure pegar esse usuário novamente, ele precisara ficar pelo menos mais 4 ou 5 minutos sem utilizar.

A cada 17 minutos tem uma outra trigger q limpa a tabela glogin_kill_history.

Se alguem tiver interesse...é so entrar em contato!

Posta pra noIs ae fazendo favor... as triggers e a procedure fazendo favor

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  902
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.855
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   311
  • Pontos/Conquistas:  106.691
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Posta pra noIs ae fazendo favor... as triggers e a procedure fazendo favor

Seria isso que vc quer ? Está lá atras no post 28:

./index.php?...findpost&p=5041

experimentei mudar a data do meu, mais não rodou, eu preciso mudar a data do servidor do rm? dai nao rola, pensei que funcionava localmente

Por isso que falei, que, sendo servidor, não deve ser feito.

Funciona lendo a data do servidor da aplicação.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  7
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  55
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  45

Bom Dia!

Pessoal, eu baixei e instalei todo procedimento do Emanuel, mas não esta excluindo os usuários que ficam inativos no sistema.

Fiz o monitoramento e percebi que acontece a mesma coisa que o Jair ja postou, sobre aparecer alguns usuários na tabela, mas nunca com mais de 5 minutos.

Se tiverem alguma solução, também estou no aguardo, pois é uma ferramenta importante!!

Um Grande Abraço à todos!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  25
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  310
  • Conteúdo/Dia:  0.05
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  1.796
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  49

Cuidado... Procedimento que tem que ser analisado, existem fatores como o Jairo comentou acima.

O melhor mesmo 'e ainda a velha comunicacao, verificando se o usuario permanece em loco ou nao.

Ivan,

Desculpe a extrema simplificação do problema, mas tudo se resume no comando DELETE GLOGIN WHERE ....

Isto a própria RM já tinha me passado, eu fui fazer uma conversão e ele não deixava. Apagando direto os registros da GLOGIN, você derruba quem estiver realmente conectado, portanto cuidado ao utilizá-lo

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Faldoni, a solução para este senário levantado pelo Jair, é facil de resolver, vc terá que validaria se o usuário realmente é inativo para o sistema ou não, da seguinte forma:

* Criação um trace durante o horário de expediente armazenando-o em uma taleba.

* Criação de uma rotina que checaria o trace atrás de usuários que estão sem fazer nada no sistema a "X" tempo, uma vez que, vc terá na tabela de controle(Trace) os últimos comandos utilizados pelos usuários da rede, assim vc pode derrubar os inativos.

Essas são minhas dicas.

Reforçando o que o nosso colega Antonio diz, esses tipos de customizações devem ser muito bem validadas antes de entrar em produção realmente. Essa customizações muitas vezes são inevitáveis, porque, depende muito da complexidade do teu negócio e do tamanho do teu ambiente.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  192
  • Tópicos/Dia:  0.03
  • Meu Conteúdo:  1.767
  • Conteúdo/Dia:  0.27
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  10.702
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Tá mandando bem Emanuel ... :Valeu:

Obrigado pela colaboração !!!

:yahoo:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  152
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  770
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

blz Jairo, estou as ordens...

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.