Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

mercado de trabalho


ajr

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  4
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  30
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Ola pessoal,

sou novo no forum para aprender sobre RM, mas nunca vi, nem mexi, então não sei nada de RM.

Como já sou analista de sistemas a longa data, estou vendo o ERP como um novo nivel, chega de IF, FOR, LOOP, RETURN, CHUTA E GOL. Vamos às ferramentas de negócio.

Pra começo de conversa, gostaria de saber como é o mercado para RM:

- tenho visto vagas de emprego para analistas de negocios/processos/sistemas para trabalhar com RM - qual o salario médio ?

- também tenho visto consultores autônomos/independentes - qual a faixa de valor hora, creio que depende do tempo da experiencia e dos modulos ?

- ainda sobre ser consultor

- precisa ser credenciado com a Totvs ou alguma parceira totvs, ou se opera diretamente com o cliente ?

- as certificações são necessárias (sei que ajudam), mas de alguma forma vc fica cadastrado no site da totvs como referência ?

- quais as áreas em que um consultor é mais solicitado: implantação, melhoria nos processos, ...?

- quais as áreas em que falta consultor: as mais "buchas" e as que menos interessam a consultores ...?

Isto são só algumas perguntas de iniciante para se ter uma visão de mercado, mas é muito importante saber valor hora (não esqueçam de mensionar a região(estado) para prática do valor hora).

Obs.: se não quiserem publica alguma informação de valores, peço a gentileza de mandar uma mensagem privada.

Agradeço a quem colaborar.

Abraços.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  64
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  733
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   8
  • Pontos/Conquistas:  4.310
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  6
  • Status:  Offline
  • Idade:  56

AJR,

O negócio é o seguinte:

Consultor Independente:

Preço: Cada um trabalha de uma maneira. O preço é estipulado dependendo do contrato/prestação de serviços e não existe um padrão na precificação.

Risco de inadimplência do cliente: Médio. Depende da conclusão do projeto.

Experiência: Deve ter bastante experiência, saber vender sua própria consultoria e ter indicações de trabalho geralmente do "network" ou dos próprios clientes para conseguir novos clientes.

Conhecimento ferramenta: Alto

Conhecimento em processos: Alto

Conhecimento em Banco de Dados: Médio para alto

Conhecimento em infraestrutura: Médio

Vantagens: Liberdade de atuação, ganhos maiores.

Desvantagens: Não tem apoio da Totvs (suporte a representantes, usar nome TOTVS, Treinamento, etc), não ter férias, 13º, ajuda de custo, alimentação, utilizar seu próprios recursos.

Possíveis clientes: Clientes que não querem pagar o preço que a Totvs cobra na consultoria, clientes que não querem ficar na fila de espera da Totvs.

Erro comum: Não vender direito a "consultoria independente". Explicar que o cliente terá que arcar com o levantamento de dados, o redesenho do processo e a implantação.

Possibilidade de crescimento: Não há. É como ser motorista e dono do caminhão. Você tem que trabalhar muito para ganhar muito.

Como ser um: Geralmente são profissionais que já trabalharam na RM e ou Representantes e já são conhecidos no mercado e tem Network e carteira de clientes.

Consultor TOTVS:

Preço: Salário TOTVS.

Risco de inadimplência do cliente: Zero. Você recebe salário da Totvs.

Experiência: Depende do processo de seleção da Totvs.

Conhecimento ferramenta: Depende do processo de seleção da Totvs.

Conhecimento em processos: Depende do processo de seleção da Totvs.

Conhecimento em Banco de Dados: Depende do processo de seleção da Totvs.

Conhecimento em infraestrutura: Depende do processo de seleção da Totvs.

Vantagens: Salário fixo, benefícios, participar da equipe Totvs

Desvantagens: Hierarquia, exclusividade produtos totvs, todas as suas horas disponíveis estão comprometidas.

Possíveis clientes: Todos os cliente Totvs.

Erro comum: Não respeitar orientações Totvs, não complementar estudos, não organizar a carreira profissional.

Possibilidade de crescimento: Plano de cargos e salário da Totvs.

Como ser um: Concorrer a um processo de seleção da Totvs.

Consultor Representante TOTVS:

Preço: Salário Representante Totvs.

Risco de inadimplência do cliente: Médio. Depende da conclusão do projeto.

Experiência: Deve ter alguma experiência em processos ou implantação de ERP.

Conhecimento ferramenta: Médio.

Conhecimento em processos: Médio.

Conhecimento em Banco de Dados: Médio.

Conhecimento em infraestrutura: Médio.

Vantagens: Não precisar de vender seus serviços, liberdade para trabalhar mixado como Consultor indepente/Consultor Representante (depende do caso), ter acesso a área representantes TOTVS.

Desvantagens: Ganho menor; Depender dos representantes para novos projetos.

Possíveis clientes: Clientes indicados pelo representante.

Erro comum: Não respeitar orientações representantes da Totvs, não complementar estudos, não organizar a carreira profissional, querer fazer muita coisa ao mesmo tempo, não dar importância para o comprometimento.

Possibilidade de crescimento: Depende do desempenho do profissional.

Como ser um: Concorrer a um processo de seleção em representantes da Totvs.

Administrador RM em empresas:

Preço: Salário empresa contratante.

Risco de inadimplência do cliente: Zero, cliente paga salário mensal.

Experiência: Deve ter alguma experiência em processos ou implantação de ERP preferencialmente em RM.

Conhecimento ferramenta: Médio.

Conhecimento em processos: Médio.

Conhecimento em Banco de Dados: Médio.

Conhecimento em infraestrutura: Médio.

Vantagens: Benefícios da empresa, Não precisar de vender seus serviços, trabalha em um único lugar, benefícios salariais.

Desvantagens: Conhecer só um modelo de negócios.

Possíveis clientes: Mercado que procura administradores de ERP.

Erro comum: Não estruturar carreira profissional. Não conhecer outras ferramentas.

Possibilidade de crescimento: Plano de carreira da Empresa.

Como ser um: Concorrer a um processo de seleção no mercado.

Resumo geral:

Se você conhece RM, não tem perfil de empreendedor e gosta de trabalhar em uma única empresa: Administrador RM em Empresas.

Se você conhece RM, não tem perfil de empreendedor e gosta de trabalhar em várias empresas: Seja um Consultor Representante Totvs

Se você conhece RM, tem perfil empreendedor e não gosta de trabalhar em uma única empresas: Seja consultor independente

O mix dos demais conhecimentos, perfis e gostos: Seja um funcionário Totvs.

Tem paciência, vontade de aprender e quer perspectiva futura?

Aplicativos Java

Desenvolvimento aplicativo/Web para celular

Segurança em sistemas

Área acadêmica em tecnologia da informação

Pessoal, fiquem a vontade para corrigir e complementar. Obrigado

:Valeu:

Editado por Alberto Libório
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  23
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  174
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  1.109
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  42
  • Dispositivo:  Windows

Alberto

Perfeito isto mesmo cara.... na realidade são todas estas faces ! Ja pude testar um pouco de algumas ai que indicou...

Abraço,

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  46
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  1.197
  • Conteúdo/Dia:  0.20
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  6.422
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline

Bela explicação Alberto. :Valeu:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  4
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  30
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Alberto, valeu pela resposta.

parece ser um panorama completo, caso não tenha esquecido de mais nada.

No entanto, sobre a questão de "preço" (valor hora) ficou a desejar uma base para comparação.

Espero que mais alguem possa ajudar: como eu comentei, qual seria a faixa de valores que pode ser cobrada ?

(R$20/Hora, R$40/Hora, R$60/Hora, R$80/Hora, mais, menos, ... ?)

Para ajudar, vamos pensar numa necessidade de criação de relatórios.

Quanto a Totvs cobra a hora e quanto um autonomo/independente poderia cobrar ?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  64
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  733
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   8
  • Pontos/Conquistas:  4.310
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  6
  • Status:  Offline
  • Idade:  56

Eu não sei qual é o valor da hora que a Totvs cobra.

Há um tempo atrás, na época que a RM não era da Totvs, cobrava-se em MÉDIA R$ 90,00 a hora da consultoria do técnico de implantação, R$ 120,00 a hora do Gerente de projetos e R$ 150,00 do analista de sistemas e/ou DBA. Isso aqui em SP (Capital).

Havia uma variação de acordo com a região (Estado e Município), fora a negociação com o cliente para "fechar" o "pacote".

Hoje, nem tenho idéia.

Mas pense bem: Precificar um serviço hoje em dia, depende mais do que você pode oferecer ao cliente e quanto ele está disposto a pagar por isso, do que um preço de "tabela".

Você não pode comparar o valor da hora da Totvs com um valor de prestador de serviços (Nós). São coisas distintas. Eles oferecem uma estrutura diferente, além de serem donos dos produtos. Nosso diferencial de preço está intimamente ligado a não necessitar de manter uma estrutura como a Totvs.

Um exemplo:

Digamos que na hora de calcular um imposto devido, a Totvs parametriza errado o sistema do cliente e em uma fiscalização, descobre-se que há um erro de parametrização que gerou uma multa no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais aproximadamente)

Se o cliente acionar judicialmente a Totvs, há como a responsabilidade da multa ser atribuída a Totvs e ela ter que pagar.

Imagine o mesmo cenário causado por um profissional autônomo? Imagine o que vai acontecer com a empresa? 99,99% de chance dela ter que arcar com a despesa sozinha.

Esse é um tipo de risco que a empresa (cliente) corre, e eles sabem disso. Não são ingênuos, mas se for um risco calculado, por que não fazer?

O maior problema de quem vem da área técnica (programadores, analistas, DBA, etc) para iniciar um trabalho na área de consultoria em ERP, é que vem com aquela coisa de "tabela" de preços. O preço pode variar muito. Você tem que ter um valor mínimo que respeite a concorrência, porém, você tem que saber cobrar como uma consultoria e saber muito bem o que está fazendo.

Já houve casos, de eu cobrar mais que a RM na época, não por causa do sistema em si, mas por causa da responsabilidade atribuída ao processo. A ferramenta foi um mero detalhe.

Pense da seguinte maneira: Se eu fosse dar consultoria em investimentos financeiros, contabilidade, auditoria, quanto eu cobraria?

É nessa linha de pensamento que você tem que seguir.

Antigamente, quando o software ainda não era uma ferramenta ligada aos processos, era simplesmente sistema de cálculo e armazenagem de informações, a gente tinha mais liberdade para cobrar por hora, hoje não mais. A coisa mudou e temos que mudar também. Temos que dar um passo além. Temos que saber que hoje somos os "gurus" dos gestores. Os antecipadores de resultados e organizações. Não somos mais o "rapaz da informática" ou a "Menina da informática". Estamos ajudando as empresas se modernizarem.

A Totvs sabe muito bem disso e está investindo em mão de obra melhor qualificada. Ela tem interagido muito com o setor acadêmico para que os "novos" profissionais sejam o que o mercado precisa. Quem não seguir, corre o sério risco de ficar para trás, e bem para trás. Ser apenas o "rapaz da informática" ou a "Menina da informática".

Dica de quem já vem nessa jornada há bastante tempo: (O Jair que o diga..rs..rs..) Preocupe-se mais com a qualidade do serviço a ser prestado do que quanto irá ganhar por esse serviço.

Na economia, de um modo geral, existem 4 maneiras de "obter Lucro" : Investir, Fabricar, revender e prestar serviços

Todos eles tem seus riscos e suas vantagens. Não conheço os demais mercados, pois nunca investi, fabriquei ou revendi, mas, já prestei muito serviço e sei que a qualidade e o conhecimento são fundamentais na hora do cliente decidir pela sua mão de obra.

Portanto, tenha qualidade e conhecimento na hora de prestar serviços, que o restante acontece naturalmente. Deixe os cliente te procurarem, daí você estará com a faca e o queijo na mão na hora de negociar. Na hora de procurar seu primeiro cliente, garanto que o valor do serviço é o que menos importa para ele! Ruim é começar sem ninguém te conhecer. Depois que sabem quem você é, que você tem um histórico, a avaliação poderá ser positiva ou negativa. Depende do que você já fez, ou irá fazer. Você é dono do seu destino.

Obrigado pela oportunidade de falar um pouco sobre esse assunto.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  902
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.855
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   311
  • Pontos/Conquistas:  106.701
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  196
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

AJR,

Isso que você está questionando, é muito relativo. Existem consultores que cobram desde 30,00 por hora, até 150,00. Isso depende muito não apenas do serviço, mas de vários fatores, como já foi citado acima. Alguns dos fatores, podemos citar abaixo:

- Conhecimento Técnico do Consultor

- Responsabilidade para com o Trabalho

- Tipo do Serviço Prestado (Parametrização, Instalação de Sistema, Montagem de Relatórios, Suporte, Integração de Sistemas, Manutenção de Banco de Dados, Migração de Dados, entre tantos outros)

- Nível de Dificuldade do Serviço

- Disponibilidade para o Atendimento

- Urgência do Trabalho (Atendimento na Hora, Fim de Semana, a noite, etc...)

- Garantias do Trabalho para o Cliente

- Metodologia Utilizadas

Esses são alguns dos fatores, mas não são apenas estes. Tudo isso conta na hora de formar um preço de venda do serviço.

Agora, para quem contrata, também tem que ser analisado tudo isso, e não apenas preço. As vezes o mais barato não é o melhor, e nem sempre o mais caro... têm que ser analisados os vários pontos. Pode ser que o mais caro seja o melhor, as vezes quem sabe, o mais barato, mas, é meio dificil de acreditar nesses que cobram menos, pois, você pode até comparar com mercadorias de camelô, que parecem ser a mesma coisa, mas normalmente não são.

Bom, fica ai a minha contribuição a respeito.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  4
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  30
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Sim, concordo com todos os pontos levantados até o momento.

Apesar da enfase de vocês, não estou ignorando as variáveis de uma consultoria.

Na minha area de desenvolvimento tenho trabalhado com elaboração de propostas, montagem de preço principalmente consideranto tecnologias que serão usadas no processo, nivel de dificuldade para uma solução e custo (de folha para a empresa) de um recurso técnico.

E é comum na empresa onde trabalho haverem chamados para bancos onde o serviço deve ser prestado em "janelas", como por exemplo sexta feira as 3 da madrugada ou manha de domingo.

também é comum a solicitação de suporte em tempos de greve, considerando acesso remoto ou pior, presença no local onde há 'tumulto', e daí se considera um valor de atividade de risco.

E assim por diante, as variáveis encheriam este tópico...., mas falar delas é chover no molhado, pois qualquer um acostumado a precificação sabe que tem que incluir todos os custos, até o estacionamento.

Enfim quando abri este tópico, comentei sobre faixa de valores praticados, e neste caso, para questões de referencias, não podemos ficar falando de riscos.

Segundo os 2 ultimos post, estou entendendo que se varia de 30 a 100, sendo que alguns fatores (de risco e localização ) podem elevar isto até R$ 150.

Esta é uma resposta com visibilidade e sem muito rodeios.

Tenho visto, alguns anuncios de analistas com experiencia em RM, para relatorios. em outro post, se aponta para uma lista da info exame com a media salarial para os niveis junior, pleno e senior.

Considerando que é um profissional contratado, ao se converter o custo mensal para a empresa e dividir pelas horas de um mes, podemos chegar a R$40 a hora por um analista junior...digamos um profissional para gerar de relatorios e com conhecimento na operação de um RM.. isto já é uma base sem rodeios.

mas, de qualquer forma, obrigado pelas informações.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  64
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  733
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   8
  • Pontos/Conquistas:  4.310
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  6
  • Status:  Offline
  • Idade:  56

AJR, é isso mesmo!!! É disso que estou falando.

Pelo meu ver, você tem todo o potencial para iniciar nesta carreira. É uma das mais promissoras, principalmente agora, em tempos de início do SPED.

Muitos colegas cometeram "suicídio" ultimamente, e veja você, acabam prejudicando também os consultores independentes com seus preços "competitivos".

Bicos de fim de semana, foi o que muita gente acabou fazendo. O que restou? toda uma implantação sem pé nem cabeça. A partir desse instante, esses clientes perderam a credibilidade no Consultor independente e migraram para a Totvs ou trocaram o sistema. A gente acaba perdendo com isso, pois, um dos trunfos mais importantes que nós temos perante a Totvs é o "preço", pois não carregamos o peso da estrutura.

Mas se o preço não for acompanhado de qualidade, o que acarreta? Descredibilidade nos consultores autônomos.

AJR, espero que você consiga sucesso, caso trabalhe com produtos RM. O que depender da gente, principalmente essa galera do fórum, todos estão dispostos a ajudar. Tenho certeza.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.