Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×
AVISO AOS MEMBROS:

Fizemos uma atualização em 18/06/2023, e a forma de acesso ao Fórum mudou. Não mais está sendo aceito o login pelo Nome de Exibição cadastrado. Agora, apenas pelo email e pelos integradores de Login do Facebook, Google e Microsoft. O Facebook estava com uma validação pendente e já foi normalizado o acesso, já o Google, ainda estamos verificando o que está ocorrendo que não está funcionando.
Caso precisem de ajuda para o login pelo email acesse o link << Esqueci minha senha de acesso>> ou nos envie um pedido de ajuda pelo email admin@forumrm.com.br

Administração
ForumRM

Trct Portaria 1057 De 06/07/2012


Jean Marcel Orlandini

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  162
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  517
  • Conteúdo/Dia:  0.08
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  4.749
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  3
  • Status:  Offline
  • Idade:  49
  • Dispositivo:  Windows

Prezados,

De acordo com a nova modificação pelo MTB o novo termo passou a incluir outros anexos. A Totvs disponibilizou uma nova versão mas o relatório disponível não está de acordo com a mudança Portaria.

Os quadros de verbas rescisórias e deduções devem estar na mesma página. A altura das linhas dos campos 50 a 116 devem ter 7,5 mm. Estes dados estão no anexo VIII.

Alguém está com a versão do novo termo atualizado? Se sim, podem disponibilizar?

Outro detalhe é que ao emitir o novo termo os eventos de férias indenizadas, ferias sobre aviso prévio não estão mais sendo demonstrado no novo TRCT. Nossos eventos todos eles tem rubrica isso está acontecendo após atualização de biblioteca.

Estamos com a versão 11.20.45 (28) e a biblioteca 11.20.50.137, segundo recomendações do suporte da Totvs.

No aguardo.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  1
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  25
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  38

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/FOP/FOP.Trct.aspx

Saiu um novo termo no dia 10/10/2012.

ve se te ajuda.

Abraço

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  900
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.845
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   310
  • Pontos/Conquistas:  106.599
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Offline
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Caso necessite importar no RM Reports o relatório do TRCT, proceda os passos:

1) Acesse Relatórios .net (Gerador .Net)

2) Clique no botão importar e localize na sua maquina o arquivo do relatório.

3) Conclua a importação.

Caso não tenha o arquivo padrão “FOPREL0001 – Termo de Rescisão – Anexo I da Portaria 1621 – 2010.TotvsReport”, clique no link para fazer download:

Para a versão 11.20, baixe o relatório clicando aqui. new em 15/10/12- contempla portaria MTE 1057 de 7/2012 - usar com Versão específica 11.20.50.138 / superiores

Para a versão 11.40, baixe o relatório clicando aqui. new em 10/10/12 - contempla portaria MTE 1057 de 7/2012 - usar com Patch 11.40.65

Para a versão 11.50, baixe o relatório clicando aqui. new - contempla portaria MTE 1057 de 7/2012 - usar com Patch 11.50.30

Para a versão 11.80, baixe o relatório clicando aqui. contempla portaria MTE 1057 de 7/2012

Após baixar o arquivo “FOPREL0001 – Termo de Rescisão – Anexo I da Portaria 1621 – 2010.TotvsReport”, compatível com sua versão, proceda sua importação seguindo os passos acima.

Mais detalhes no link acima passado pelo ANDRE.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  13
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  125
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Boa tarde,

Reparei que todos estão com problemas com a padronização do novo TRCT segundo a portaria 1.057.

Bem não querendo esperar uma solução demorada e cansativa da TOTVS resolvi investigar e medir na mão os problemas do relatório que não estava sendo impresso nos 8 mm e 12,5 mm como especificado.

A conclusão e Solução foi a seguinte, reparei que os relatório possui um campo TEXTO para o titulo e um campo TEXTO contendo o vinculo no campo da tabela para impressão dos dados , a TOTVS seguiu o seguinte brilhante raciocínio, entrou no campo TEXTO com os dados da tabela colocou o valor para o tamanho em 80 que seria 8 mm porem ela esquece que o titulo também conta para o MT no calculo do tamanho ou seja temos um campo TEXTO com 80 no relatório da TOTVS mais 35 do TEXTO titulo que somados criam um campo com 115 que da de 11 a 11,5 mm.

Resumindo os desenvolvedores de relatório da TOTVS não consideraram o tamanho do campo do titulo, sendo assim para ficar com 8 mm teve que ser subtraído os 35 do titulo dos 80 do campo de dados para encontrar 45, colocando 45 no campo de dados temos os 80 necessários para o campo conter 8 mm.

parece confuso mais digo que é uma coisa bem simples que a TOTVS errou feio.

qualquer duvida meu Email é *** Email Removido ***, fiz os testes de impressão e saiu corretamente em uma folha com o campo a 8 mm e os 21 e 22 a 12,5. Agora estou analisando o caso do campo 99 se tem que ser estritamente impresso ao lado direito do TOTAL BRUTO se sim, acho que terá que ser acrescentado uma condição para que nos campos acima não imprima o 99 e colocar o campo fixo abaixo.

Amanhã irei entrar em contato com o suporte da TOTVS vou questionar essa falha e ver se eles vão corrigir e soltar um versão alterada, tambem vou questionar o campo 99.

VLW, abraço a todos.

Editado por Jair - Fórmula
E-mail não permitido
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  110
  • Tópicos/Dia:  0.02
  • Meu Conteúdo:  1.391
  • Conteúdo/Dia:  0.21
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  8.047
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

ATENÇÃO.

Já foi comunicado aqui no Fórum, e consta também nas Regras Gerais que não é permitido postar nem usar nas assinaturas do seu perfil:

- E-mails;

- Telefones fixos ou celulares;

- MSNs;

- SKYPEs;

- Endereços de sites pessoais;

- e quaisquer outros comunicadores.

Toda mensagem, troca de informação, de arquivos, etc, deverá ser sempre pelo Fórum. É pra isso que ele foi criado. E não para apenas alguns se beneficiarem com alguma informação direta. Se sabe algo, poste... responda pra quem tem dúvida, inicie um tópico e fale pra o pessoal.

Regras Gerais do Fórum (Ítens 4.22 e 5.6): http://www.forumrm.com.br/index.php?s=&showtopic=1573

Se está tentando baixar arquivos ou outro recurso que seja exclusivo para membros VIPs. Seja VIP e acesse todos os recursos do Fórum RM.

Informações: http://www.forumrm.com.br/index.php?showtopic=5413

Faça sua Doação: http://www.forumrm.com.br/index.php?act=paysubs&CODE=index

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

  • Tópicos Que Criei:  30
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  225
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   18
  • Pontos/Conquistas:  1.434
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  11
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Olá pessoal, finalmente comecei a "configurar" o modelo novo da rct p/ usar no menu relatórios/gerador .net. Eu uso atualmente um modelo alternativo do gerador de relatórios que modifiquei, porém, vou mudar para o novo formato. Minha versão é 11.51.40, já consegui obter quase todos os valores dos campos da rct utilizando o lance da rubrica no evento... e criando rubricas novas e tal... tô com probleminha é na fórmula do campo 50 para saldo de salário... ela não apresenta valor algum... queria saber se rodou normal pra vcs ou se necessitaram fazer algo além de mudar os códigos de eventos na fórmula... Testando a formula pelo editor de formulas ele retorna erro dizendo q a função MR deve ser do tipo valor... mas percebi q ela mistura outra função, a PARMQRY que pega valores de parâmetros do relatório (pelo q entendi)... daí penso que essa formula só vai funcionar no relatório mesmo (por causa dessa PARMQRY)... pensei em reconstruir uma fórmula de um jeito simples, mas me deparei com a possibilidade de gerar RCTs de competências anteriores, daí meu valor ia ficar errado... Sendo assim, gostaria de saber se essa fórmula tá funcionando certo por ai?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Olá Devailton

Para o campo 50 basta que os eventos estejam que o compõem estejam com a númeração dentro da faixa exigida pela totvs, pois, na hora de executar o relatório se você marcar a opção "alterar rublicas" vai perceber que o campo 50 nem aparece.

Isso por que o RM o monta sozinho somando os eventos que tem seu código dentro da faixa exigida.

Outra coisa é estar com as versões de biblliotéca sempre atualizada, pois, as rotinas de cálculo deste e demais campos estão na biblioteca.

Agora tem uma coisa que eu não sei te responder mas, que eu supeito se poderia ou não gerar umproblema....

Todo cálculo no campo 50 vai buscar os valores lançados com os novos eventos que você criou. Já teve alguma rescisão lançada em envelope com os novos eventos?

Acredito que se não tiver o campo 50 não vai trazer nada mesmo...

:victory:

Olá pessoal, finalmente comecei a "configurar" o modelo novo da rct p/ usar no menu relatórios/gerador .net. Eu uso atualmente um modelo alternativo do gerador de relatórios que modifiquei, porém, vou mudar para o novo formato. Minha versão é 11.51.40, já consegui obter quase todos os valores dos campos da rct utilizando o lance da rubrica no evento... e criando rubricas novas e tal... tô com probleminha é na fórmula do campo 50 para saldo de salário... ela não apresenta valor algum... queria saber se rodou normal pra vcs ou se necessitaram fazer algo além de mudar os códigos de eventos na fórmula... Testando a formula pelo editor de formulas ele retorna erro dizendo q a função MR deve ser do tipo valor... mas percebi q ela mistura outra função, a PARMQRY que pega valores de parâmetros do relatório (pelo q entendi)... daí penso que essa formula só vai funcionar no relatório mesmo (por causa dessa PARMQRY)... pensei em reconstruir uma fórmula de um jeito simples, mas me deparei com a possibilidade de gerar RCTs de competências anteriores, daí meu valor ia ficar errado... Sendo assim, gostaria de saber se essa fórmula tá funcionando certo por ai?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  30
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  225
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   18
  • Pontos/Conquistas:  1.434
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  11
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Bom dia Robinson, obrigado pelo retorno. Mas esse campo 50 é o único que não usa o esquema de rubricas, ele é retornado por uma fórmula como orientado no link ==> http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/FOP/FOP.Trct.aspx, o lance é que a fórmula não retorna valor...

Eu deixei ela assim ==>

(

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0001') + MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0002')

)

+

(

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0101') + MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0102') + MV(MES, ANO, '0104') + MV(MES, ANO, '0126')

)

0001 e 0002 são meus eventos de salário (Proventos do tipo Hora);

0104 DESC. DIAS DE DSR PERDIDO (Desconto do tipo Dia);

0126 DESC. HORAS DE D.S.R. PERDIDO (Desconto do tipo Hora);

Valeu,

DNS

Olá Devailton

Para o campo 50 basta que os eventos estejam que o compõem estejam com a númeração dentro da faixa exigida pela totvs, pois, na hora de executar o relatório se você marcar a opção "alterar rublicas" vai perceber que o campo 50 nem aparece.

Isso por que o RM o monta sozinho somando os eventos que tem seu código dentro da faixa exigida.

Outra coisa é estar com as versões de biblliotéca sempre atualizada, pois, as rotinas de cálculo deste e demais campos estão na biblioteca.

Agora tem uma coisa que eu não sei te responder mas, que eu supeito se poderia ou não gerar umproblema....

Todo cálculo no campo 50 vai buscar os valores lançados com os novos eventos que você criou. Já teve alguma rescisão lançada em envelope com os novos eventos?

Acredito que se não tiver o campo 50 não vai trazer nada mesmo...

:victory:

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  58
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  672
  • Conteúdo/Dia:  0.11
  • Reputação:   25
  • Pontos/Conquistas:  4.005
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  18
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

É verdade Devailton

Olha como está aqui na minha base:

Formula TRCT1 - TRCT - ANEXO I - CALCULO DE DIAS DE FALTAS

SE CREC = 'M' ENTAO

MR(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0182') +

MR(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0163') +

MR(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0358')

SENAO SE CREC <> 'M' ENTAO

INT(MR(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0182') * 30 / J)

SENAO 0

FIMSE

FIMSE

Formula TRCT2 - TRCT - ANEXO I - CALCULO DE DIAS TRABALHADOS

SE CREC = 'M' ENTAO

MR(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0002')

SENAO SE CREC <> 'M'

ENTAO

INT(MR(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0001') * 30 / J)

SENAO 0

FIMSE

FIMSE

Formula TRCT3 - TRCT - ANEXO I - VALOR DO CAMPO 50

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0001') +

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0002') -

(MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0163') +

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0358') +

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0182') +

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0321') +

MV(MES, ANO, '0070') )

Importante: Lembrando que em minhas formulas estão os códigos dos meus eventos, conforme os numeramos e já estavam com tal numeração antes de eu implantar este novo TRCT.

TRCT%2520Portaria%252016212010.png

Espero que te ajude Devailton

:victory:

Bom dia Robinson, obrigado pelo retorno. Mas esse campo 50 é o único que não usa o esquema de rubricas, ele é retornado por uma fórmula como orientado no link ==> http://wikihelp.totv...P/FOP.Trct.aspx, o lance é que a fórmula não retorna valor...

Eu deixei ela assim ==>

(

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0001') + MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0002')

)

+

(

MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0101') + MV(PARMQRY('MESCOMP'), PARMQRY('ANOCOMP'), '0102') + MV(MES, ANO, '0104') + MV(MES, ANO, '0126')

)

0001 e 0002 são meus eventos de salário (Proventos do tipo Hora);

0104 DESC. DIAS DE DSR PERDIDO (Desconto do tipo Dia);

0126 DESC. HORAS DE D.S.R. PERDIDO (Desconto do tipo Hora);

Valeu,

DNS

  • Gostei 1
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  30
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  225
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   18
  • Pontos/Conquistas:  1.434
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  11
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Legal Robinson, Obrigado.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  1
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  5
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Pessoal, boa tarde.

Quando faço uso da formula TRCT2, ela retorna a mensagem abaixo:

---------------------------

Erro na fórmula TRCT2

---------------------------

Parâmetro 1 da função MR deve ser do tipo VALOR

---------------------------

OK

---------------------------

Se alguem puder contribuir, agradeço.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  30
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  225
  • Conteúdo/Dia:  0.04
  • Reputação:   18
  • Pontos/Conquistas:  1.434
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  11
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Bom dia Elio, eu tive mesmo problema que vc... daí eu fiz alguns ajuste na fórmula... agora tá funcionando...

TRCT - ANEXO I - CALCULO DE DIAS DE FALTAS ===>

SE CREC = 'M' ENTAO

MR(MESDT(DTD) , ANODT(DTD), '0101') + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0102') * 30 / J)

SENAO SE CREC <> 'M' ENTAO

INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0102') * 30 / J) + MR(MESDT(DTD) , ANODT(DTD), '0101')

SENAO 0

FIMSE FIMSE

TRCT - ANEXO I - CALCULO DE DIAS TRABALHADOS ===>

SE CREC = 'M' ENTAO

INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0538') * 30 / J) + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0001') * 30 / J) + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0002') * 30 / J)

SENAO SE CREC <> 'M'

ENTAO

INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0538') * 30 / J) + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0001') * 30 / J) + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0003') * 30 / J)

SENAO 0

FIMSE FIMSE

TRCT - ANEXO I - VALOR DO CAMPO 50 ===>

(

MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0001') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0002') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0538')

)

-

(

MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0101') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0102') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0104') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0126')

)

Vê se ajuda...

DNS

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

  • Tópicos Que Criei:  3
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  18
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  101
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline

Pessoal, boa tarde.

Quando faço uso da formula TRCT2, ela retorna a mensagem abaixo:

---------------------------

Erro na fórmula TRCT2

---------------------------

Parâmetro 1 da função MR deve ser do tipo VALOR

---------------------------

OK

---------------------------

Se alguem puder contribuir, agradeço.

Bom dia Elio, eu tive mesmo problema que vc... daí eu fiz alguns ajuste na fórmula... agora tá funcionando...

TRCT - ANEXO I - CALCULO DE DIAS DE FALTAS ===>

SE CREC = 'M' ENTAO

MR(MESDT(DTD) , ANODT(DTD), '0101') + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0102') * 30 / J)

SENAO SE CREC <> 'M' ENTAO

INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0102') * 30 / J) + MR(MESDT(DTD) , ANODT(DTD), '0101')

SENAO 0

FIMSE FIMSE

TRCT - ANEXO I - CALCULO DE DIAS TRABALHADOS ===>

SE CREC = 'M' ENTAO

INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0538') * 30 / J) + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0001') * 30 / J) + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0002') * 30 / J)

SENAO SE CREC <> 'M'

ENTAO

INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0538') * 30 / J) + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0001') * 30 / J) + INT(MR(MESDT(DTD), ANODT(DTD), '0003') * 30 / J)

SENAO 0

FIMSE FIMSE

TRCT - ANEXO I - VALOR DO CAMPO 50 ===>

(

MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0001') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0002') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0538')

)

-

(

MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0101') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0102') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0104') + MV(MESDT(DTD),ANODT(DTD),'0126')

)

Vê se ajuda...

DNS

Bom dia,

Este erro aparece quando se executa a fórmula, na sua edição. Esta função PARMQRY é utilizada para buscar um determinado valor no momento de execução da fórmula, então não está incorreto.

Att.,

Fernanda Cerqueira.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.