Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×

License Server Monitor


Luciano Paiva

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  8
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  18
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  177
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Prezados Senhores (a), Saudações!

Recentemente realizamos atualização da Build: 7.00.101202A-20110224 para Build: 7.00.101202A-20111223

Pois conforme boletim técnico de dicas do TOTVS Connect esta nova Build possui a funcionalidade de finalizar conexões de usuário para liberação de licença.

Após realizar atualização, fiz a verificação de que a função consegue finalizar conexão, mas apenas da licença selecionada, o License Server Monitor não consegue finalizar à aplicação\programa Ex.: RMNucleus.exe da estação que foi desconectada.

Através de chamado técnico junto a TOTVS, foi informado que realmente o License Server faz apenas esta função, e que no momento não tem uma solução para finalizar aplicação\programa da estação que foi desconectada pelo License Server.

Pergunto aos meus caros amigos deste fórum tão conceituado, vocês sabem se existe algum outro procedimento onde eu possa realizar uma melhor administração sobre as licenças de uso?

Já fiz uma pesquisa e vi que o software AICO consegue da conta do recado, mas funcionado 100% na sua versão paga.

Já fiz verificação de alguns scripts, monitor de acessos, timeout, remoção de usuários inativos e procedures sql, mas

tenho duvidas de qual seria a melhor opção.

Saudações,

Luciano Paiva.

DICA - TOTVS Licence Server Finalizando Conexões.doc

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  900
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.851
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   310
  • Pontos/Conquistas:  106.650
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Online
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Mas Luciano, quando uma aplicação recebe a "notificação" do servidor, que foi desconectado, ele não fecha a aplicação?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  8
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  18
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  177
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Mas Luciano, quando uma aplicação recebe a "notificação" do servidor, que foi desconectado, ele não fecha a aplicação?

Olá! Jair,

Não campeão, o Lisence Server Monitor não fechar à aplicacação\programa da estação de rede que foi desconectado o usuário, ele apenas libera uma licença do HardLock do Servidor de Licenças, o programa que estava em execução na maquina do usuário fica com status de executando no Gerenciador de Tarefas do Windows.

Acredito que existem muitas pessoas de TI de varias empresas que estão com problemas em fazer uma melhor administração das licenças de uso e consumo, para saber realmente quem esta usando licença para realizar atividades e quem esta usando licença apenas para "segurar" uma vaga.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  46
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  1.197
  • Conteúdo/Dia:  0.20
  • Reputação:   17
  • Pontos/Conquistas:  6.422
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline

O pior que é verdade, nosso banco é Oracle e ficam N conexões executando/consumindo memória e a TOTVS diz que esse problema é meu, como pode ser meu se o host.exe fica executando no BD.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  8
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  18
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  177
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Bom dia, Jair

Você tem mais algum ou alguns post sobre uma possivel solução sobre uma melhor Administração das licenças do TOTVS License Server.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  900
  • Tópicos/Dia:  0.14
  • Meu Conteúdo:  8.851
  • Conteúdo/Dia:  1.34
  • Reputação:   310
  • Pontos/Conquistas:  106.650
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  195
  • Status:  Online
  • Idade:  52
  • Dispositivo:  Windows

Olá! Jair,

Não campeão, o Lisence Server Monitor não fechar à aplicacação\programa da estação de rede que foi desconectado o usuário, ele apenas libera uma licença do HardLock do Servidor de Licenças, o programa que estava em execução na maquina do usuário fica com status de executando no Gerenciador de Tarefas do Windows.

Acredito que existem muitas pessoas de TI de varias empresas que estão com problemas em fazer uma melhor administração das licenças de uso e consumo, para saber realmente quem esta usando licença para realizar atividades e quem esta usando licença apenas para "segurar" uma vaga.

Deixa entender melhor, não é que não derruba o usuário na estação... se a pessoa está usando, ela recebe uma mensagem e sai do sistema, certo? Não tem lógica vc ter derrubado pelo controle de licenças e não cair a conexão da pessoa, ao menos se ela está usando. Senão, todo mundo faria isso pra não pagar licenças extras. Precisou, vai la e derruba uma, e vai entrando mais gente...

Agora, a questão pelo que parece pelo seu texto, é o fato da pessoa efetivamente não estar ali no sistema no momento, deixando uma sessão aberta no terminal, ai ela deve até receber um aviso que a conexão caiu, mas depende de um clique para assim sair do sistema, e se ela não está lá, efetivamente não sai, mantendo como tarefa em execução. É isso?

Abraço.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  8
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  18
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  177
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Olá! Jair,

Pergunta: Deixa entender melhor, não é que não derruba o usuário na estação... se a pessoa está usando, ela recebe uma mensagem e sai do sistema, certo?

Isso mesmo, ao finalizar a conexão do usuário (a) o TOTVS License Server informa a mensagem: Erro Renovação de Licenças: Usuário foi desconectado pelo administrador através do Monitor de Licence Server Código: -16

No momento em que o usuário (a) clica no botão de [OK] da mensagem o sistema Ex: RMNucleus.exe ainda fica com status =[Executando] no Gerenciador de Tarefas do Windows, ou seja, o License Server apenas finalizou a conexão da licença de uso em que o usuário (a) estava utilizando no Hardlock.

O modulo ainda fica aberto na maquina com a impressão de esta "congelado" na área de trabalho do usuário (a), não abre mais nenhuma rotina, dai para que o mesmo possa reutilizar o sistema será necessário finalizar a tarefa ou processo do RMNucleus.exe pelo Gerenciador de Tarefas do Windows.

Resposta do chamado técnico TOTVS

Analista DEIVISSON DE PAULA OLIVEIRA

Equipe RM_ATE_FRAMEWK

Prezado Luciano, Bom dia!

Conforme informado pelo desenvolvimento, A partir da versão 12.0 a opção de derrubar usuários inativos será implementada como melhoria.

Em caso de duvidas, estou à disposição.

Atenciosamente,

Deivisson Torquatto

Dai pergunto aos meus caros amigos deste fórum tão conceituado, vocês sabem se existe algum outro procedimento onde eu possa realizar uma melhor administração sobre as licenças de uso?

Já fiz uma pesquisa e vi que o software AICO consegue da conta do recado, mas funcionado 100% na sua versão paga.

Já fiz verificação de alguns scripts, monitor de acessos, timeout, remoção de usuários inativos e procedures sql, mas

tenho duvidas de qual seria a melhor opção.

Saudações,

Luciano Paiva.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.