Jump to content
FredMG

Cadastro de eventos - férias

Recommended Posts

Olá caros amigos!

Estou realizando o cálculo de férias e notei que alguns eventos são calculados automaticamente, porém não identifiquei onde são parametrizados e vinculados ao funcionário em questão.

Como exemplo o print de um recibo gerado.
Como o sistema entende que deve calcular os eventos 0038, 0040, 0185 e o 0204 ?

 

image.png

Edited by FredMG

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando você calcula férias, o sistema irá buscar o que o funcionário tem de direito, e conforme o que parametrizou para o pagamento ao mesmo ao cadastrar suas férias, e com isso faz o lançamento, usando os códigos de cálculos internos de alguns eventos. Por isso que não localizou dentro dos funcionários qualquer amarração a estes eventos. Veja no seu evento 0038 ai, que o evento de férias, usa o CC 38 - Férias, e  por ele o sistema sabe "como" calcular essa verba para o funcionário.

Veja esses links que terá mais informação sobre Códigos de Cálculo: 

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/4412890806807-RH-RM-FOP-Códigos-de-Cálculo 

Particularmente o cc 38 - Férias, veja os detalhes dele clicando aqui...

Acredito que deve clarear pra você essa questão com essas informações. 

  

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Jair - Fórmula, grato pela explicação! 
Mas ainda não entendi onde devo cadastrar o evento que tem o cc 38 e o cc 40 para calcular nas férias. Ou o sistema busca o evento que tiver cadastrado com estes cc automaticamente por se tratar de férias e de fato só precisamos ter eles cadastrados em eventos? 🙄

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, FredMG disse:

@Jair - Fórmula, grato pela explicação! 
Mas ainda não entendi onde devo cadastrar o evento que tem o cc 38 e o cc 40 para calcular nas férias. Ou o sistema busca o evento que tiver cadastrado com estes cc automaticamente por se tratar de férias e de fato só precisamos ter eles cadastrados em eventos? 🙄

Isso mesmo. Ao rodar o processo de calculo de férias eles já serão lidos lá na tabela de eventos e serão lançados para o funcionário. E a regra que o sistema usa pra saber quais eventos lançar para estes casos, é pelo Código de Cálculo. :)

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By vini.zambrotti
      Boa tarde a todos!
       
      Estou com uma situação em que na tela de Parâmetros para Finalizar Férias ao habilitar a flag Lança Movimento Próximo Mês por padrão no campo período vem com valor 1 porém fechamos nossas férias no período 2 e alguns usuários ao finalizar as férias para o movimento próximo mês acabam esquecendo de trocar o período para 2 e lançam no 1 e isso atrapalha no fechamento.
      Gostaria de saber se é possível mudar este valor Default de 1 para 2 e deixar fixo via formula visual ou se existe algum coisa no parametrizador?
      Segue anexo tela referente a situação citada acima.
       
       

    • By vini.zambrotti
      Bom dia Pessoal!
       
      O sistema lançou pensão para colaborador que foi transferido e não possui líquido e registro na ficha financeira/CC.

      O lançamento do pagamento da pensionista ocorreu após a transferência e fechamento da folha.
      Vocês saberiam o motivo desta ocorrência?
    • By Willi Ramalho
      Boa tarde alguem que trabalha com Winthor, tem o CNAB no RM para exportar Ferias e Rescisão? 
      Desde já agradeço. 
    • By vini.zambrotti
      Olá pessoal!
       
      gostaria de saber como libero o campo para edição da data de vencimento ao usuário, na tela de lançamento conforme print?

    • By Jair - Fórmula
      Informações sobre novos códigos de cálculo (Linha RM)

                    Prezado (a) cliente,
       
      Devido a necessidade de adaptação de algumas verbas rescisórias às novas regras do eSocial, serão criados novos códigos de cálculo que deverão ser utilizados no processo de rescisão.
       
      A informação de cada um destes códigos de cálculo está disponível no WikiHelp:
      http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/FOP/FOP.CodigosCalculo.aspx
       
      v  Férias Vencidas X Férias Proporcionais
       
      No processo de rescisão temos os códigos de cálculo 24 e 25, que representam os valores de férias dos períodos vencido e proporcional, respectivamente. Porém, no caso do adicional de 1/3 de férias é lançado um evento único, de código de cálculo 63, com o valor total de todos os períodos aquisitivos.
       
      O eSocial possui rubricas distintas para os valores do período proporcional e do período vencido de férias. Por esse motivo, houve a necessidade de separar o valor do adicional de 1/3 para ser lançado em eventos diferentes com os valores de férias vencidas e proporcionais.
       
      Os novos códigos de cálculo para o adicional de 1/3 de férias na rescisão, serão:
       
      ·         367 - ADICIONAL 1/3 FÉRIAS VENCIDAS RESCISÃO
      ·         368 - DIFERENÇA 1/3 FÉRIAS VENCIDAS RESCISÃO
      ·         369 - ADICIONAL 1/3 FÉRIAS PROPORCIONAIS RESCISÃO
      ·         370 - DIFERENÇA 1/3 FÉRIAS PROPORCIONAIS RESCISÃO
      ·          
      Após atualização do patch será necessária a criação de novos eventos com os códigos de cálculo acima. Estes eventos deverão ser criados com as mesmas parametrizações dos eventos com os códigos de cálculo 63 (adicional de 1/3 de férias rescisão) e 95 (diferença de 1/3 de férias na rescisão).
       
      Os eventos com código de cálculo 367 e 369 serão lançados no processo de Rescisão e os eventos com códigos 368 e 370 serão lançados no processo da Rescisão Complementar.
       
      Observação:
       
      No Parametrizador, pasta Rescisão | Férias, caso o parâmetro "Separar médias de férias vencidas e proporcionais na rescisão" esteja desmarcado, não será possível separar o valor do adicional de 1/3. Neste caso, o processo de rescisão continuará a lançar o antigo evento de código de cálculo 63 (adicional de 1/3 de férias rescisão). Ou seja, para separar o valor do 1/3, será necessário separar também os valores de média.
       
      Portanto, para atender as novas regras estabelecidas pelo eSocial, aconselhamos a marcar o parâmetro na pasta Rescisão | Férias do Parametrizador.
       
      v  Férias em Dobro
       
      Quando ocorre o término do período aquisitivo de férias sem o devido pagamento, o funcionário passa a ter direito ao dobro de férias. Nesse caso são utilizados os eventos com códigos de cálculo 309 (férias em dobro) e 310 (adicional 1/3 de férias em dobro). Esses eventos são lançados tanto no Recibo de Férias, no cálculo de férias normais, quanto no cálculo de rescisão.
       
      Entretanto, no eSocial existem rubricas distintas para os valores de férias em dobro pagos nas férias normais e para os pagos na rescisão. Para essa separação foram criados os novos códigos de cálculo abaixo:
       
      ·         365 - FÉRIAS EM DOBRO RESCISÃO
      ·         366 - ADICIONAL 1/3 FÉRIAS EM DOBRO RESCISÃO
       
      Após a atualização do patch, será necessária a criação de novos eventos com os códigos de cálculo acima, com a mesma parametrização dos eventos com os códigos de cálculo 309 (férias em dobro) e 310 (adicional 1/3 de férias em dobro).
       
      Os antigos códigos 309 e 310 passarão a ser lançados somente no cálculo de férias normais. E os novos códigos 365 e 366 serão utilizados para os lançamentos no processo de rescisão.
       
      v  13º Salário X Licença Maternidade
       
      Quando ocorre afastamento por Licença Maternidade durante o ano é lançado o evento de código de cálculo 48 (13º salário rescisão), no processo da rescisão, com valor total de 13º salário, incluindo o valor referente ao período da licença, que será deduzido na Guia de INSS.
       
      Na rescisão também é lançado um evento do tipo base de cálculo com o código de cálculo 324 (13º salário rescisão licença maternidade), que tem por finalidade apenas demonstrar o valor a ser deduzido na guia.
       
      Entretanto, o eSocial exige que sejam informados os proventos separados de 13º salário pago pela Empresa na rescisão e o 13º salário referente ao Salário Maternidade.
       
      Isto também acontece com o pagamento da segunda parcela do 13º salário, quando paga em dezembro, no evento de código de cálculo 102 (segunda parcela 13º salário) e no evento do tipo base de cálculo com código de cálculo 322 (segunda parcela 13º salário licença maternidade).
       
      Sendo assim, foram criados os códigos de cálculo abaixo:
       
      ·         371 - SEGUNDA PARCELA 13º LICENÇA MATERNIDADE PROVENTO
      ·         372 - DIFERENÇA 13º SALÁRIO LICENÇA MATERNIDADE PROVENTO
      ·         373 - 13º RESCISÃO LICENÇA MATERNIDADE PROVENTO
      ·         374 - DIFERENÇA 13º RESCISÃO LIC. MATERNIDADE PROVENTO
       
      Após a atualização do patch será necessária a criação de novos eventos com os códigos de cálculo acima, com a mesma parametrização dos eventos com os códigos de cálculo 322, 323, 324 e 325, respectivamente.
       
      Os novos códigos de cálculo irão substituir os eventos do tipo base lançados na rescisão e na segunda parcela de 13º salário, com códigos de cálculo 322 e 324. E também os lançados na Rescisão Complementar e Diferença de 13º, com códigos de cálculo 323 e 325.
       
      Como os novos eventos para o 13º referente à licença maternidade serão proventos, os seus respectivos valores serão abatidos nos valores dos eventos de 13º salário a ser pago pela Empresa, com códigos de cálculo 48 (13º salário rescisão) e 102 (segunda parcela 13º salário).
       
      Observação:
       
      Os códigos de cálculo 371 e 372 só serão utilizados no processo da segunda parcela a ser calculada em dezembro. Os devidos tratamentos no cálculo estão em desenvolvimento no sistema e serão disponibilizados em patchs ainda a serem definidos.
               
       
      FIQUE LIGADO!
       
      Realizamos a atualização de nossas documentações. Acesse nossas páginas abaixo e veja o conteúdo disponibilizado para nossos clientes:
       
       
             
        365 - Férias em Dobro Rescisão
      366 - Adicional 1/3 de Férias em Dobro Rescisão
      367 - Adicional 1/3 Férias Vencidas Rescisão
      368 - Diferença 1/3 de Férias Vencidas Rescisão
      369 - Adicional 1/3 Férias Proporcionais Rescisão
      370 - Diferença 1/3 de Férias Proporcionais Rescisão
      371 - Segunda Parcela 13º Licença Maternidade Provento
      372 - Diferença 13º Salário Licença Maternidade Provento
      373 - 13º Rescisão Licença Maternidade Provento
      374 - Diferença 13º Rescisão Lic. Maternidade Provento
       
      ** Informação recebida nesta data, diretamente da TOTVS, por Comunicado / Informativo de Folha de Pagamento
    • By rafaelf
      Esse manual irá te ajudar a identificar:
      - uma tabela a partir de uma tela de cadastro.
      - entender como foi criada a tabela GLINKSREL
      - a executar comandos em SQL e outros.
       
       
      treinamentodesql.pptx
    • By Pedro Emanuel de Ara
      Bo tarde!
       
      Não consigo excluir o horario 055, apresenta esse erro. 

    • By Pedro Emanuel de Ara
      Boa tarde!
       
      Estamos cadastrando os feriados ano 2019, o calendario ano 2020 ajusta automaticamente? Ou será necessario cadastrar manualmente? 
       
      Atenciosamente,
       
       
    • By fernandamalenamm
      Ola, galera!
      Utilizo o RM Labore e estou integrando novamente o evento S1000 por conta de uma alteração e estou com o seguinte erro:
      Ocorreu erro que impediu a execução do processo. System.Exception: Não foi possível fazer a integração do lote com o TAF.
      Código erro TAF: 803.
      Descrição erro TAF: O valor do campo sourceBranch (TAFFIL)  n�o est� cadastro no complemento de empresas.
         at RM.Fop.Esocial.FopEsocialIntegrarTafMod.Enviar(Int16 codColigada, String codUsuario, List`1 eventosList, RMSExecProgress progress, RMSServerLog log, Int32& numErros, Int32& totalIntegracaoTaf, String ticketCode, DateTime dataIntegracao)

      Estou anexando o print também

    • By carlamoema
      Olá pessoal, o RM Labore faz a gestão do fracionamento das férias conforme aqueles limites da nova lei trabalhista?
      Alguém já fez uso desse recurso antes da publicação da lei?
  • Recent

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.