Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×

Licença Full e Específica


Rodrigo Burgos

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  236
  • Tópicos/Dia:  0.04
  • Meu Conteúdo:  798
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  6.333
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Oi pessoal,

Houve alguma mudança nas licenças do sistema?

Até aonde sei, a licença era por máquina. Ou seja, quando uma pessoa loga no RM Nucleus em um máquina, ela pode entrar também no RM Labore, RM Saldus, que o sistema vai "contar" que ela está utilizando apenas uma licença (desde que esteja na mesma máquina).

Pessoal aqui na empresa está pendendo em adquirir mais licenças e foi passada a informação para eles de que isso mudou, agora é possível comprar licença "FULL" ou por programa.

Sabem se esta informação confere?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  38
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  438
  • Conteúdo/Dia:  0.08
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.592
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia Rodrigo...

Pelo que sei, agora são dois tipos de licença mesmo. Mas não por máquina... e sim por módulo. Veja abaixo.

A) FULL - você compra esta licença e poderá acessar qualquer módulo do sistema disponível em sua empresa (ex. Fluxus, Labore, Saldus, etc). Está é a licença vendida anteriormente. Acho que está em torno de R$ 7.500,00 cada.

B) LIGHT - você compra licenças específicas para cada módulo do sistema e só poderão acessar os módulos solicitados (Ex. 5 licenças para o Fluxus - serão disponibilizados 5 acessos para o finaneiro... Se quiser acessar o Labore com estas licenças, não terá como...) Acho que está em torno de R$ 3.500,00 cada.

Quando se tem Full e light na empresa, serão utilizadas as Lights para os módulos específicos e depois as licenças FULL.

EX: você tem 2 licenças light para o Financeiro e 5 FULL.

Se 3 usuários do setor financeiro farão login no sistema. Então serão consumidas 2 lights e 1 full.

Se 1 usuário do setor financeiro utilizará o sistema e 2 do depto. pessoal. Então serão consumidas 1 light e 2 full.

Se tiver algum complemento ou mudança, poste para que tenhamos mais informações.

Abraço.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  236
  • Tópicos/Dia:  0.04
  • Meu Conteúdo:  798
  • Conteúdo/Dia:  0.13
  • Reputação:   3
  • Pontos/Conquistas:  6.333
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline
  • Idade:  44

Oi Léo, obrigado pelos esclarecimentos.

Sabe se isso realmente é novo, de quanto tempo pra cá?

E antes só existia mesmo aquele primeiro modelo de venda que citei?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  38
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  438
  • Conteúdo/Dia:  0.08
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.592
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

Bom, teve um evento aqui em BH e conversei com o nosso Gerente de AR. Foi ele quem me passou estes dados... Isto foi +- em outubro/novembro de 2009. Antigamente, era somente daquela forma que você citou... Você comprava uma licença que atendia a todos os módulos (que é a Full atualmente).

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  34
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  187
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   4
  • Pontos/Conquistas:  1.306
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  4
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Bom, teve um evento aqui em BH e conversei com o nosso Gerente de AR. Foi ele quem me passou estes dados... Isto foi +- em outubro/novembro de 2009. Antigamente, era somente daquela forma que você citou... Você comprava uma licença que atendia a todos os módulos (que é a Full atualmente).

Pois é, aqui no final de 2009 tivemos essa ingrata surpresa, ai sim fomos surpreendidos. Não migramos nosso contrato para essa nova modalidade pois achamos um abuso.

Estamos analisando e entendendo melhor seu funcionamento, pois na nova modalidade teríamos que no mínimo dobrar nosso número de licenças ou comprar a Full que financeiramente é inviável. Mas a revenda disse que terá uma funcionalidade chamada cenários que minimiza esse impacto, seria por exemplo de dentro do nucleus poder abrir a tela de lançamentos do fluxus.

Acho que no mínimo eles deveriam converter as licenças atuais em Full, mantendo o que tínhamos anteriormente e, qdo houvesse necessidade de novas aquisições de encaixaria na nova modalidade.

Abs,

Rogério

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  38
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  438
  • Conteúdo/Dia:  0.08
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.592
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  9
  • Status:  Offline
  • Idade:  47
  • Dispositivo:  Windows

Mas pelo que eu sei, irá ser assim.... Ou seja... todas as licenças que você possuia, serão FULL, e para compras de novas, você poderá optar por FULL ou Light.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  5
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  34
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  225
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Mas pelo que eu sei, irá ser assim.... Ou seja... todas as licenças que você possuia, serão FULL, e para compras de novas, você poderá optar por FULL ou Light.

Pessoal tenho acompanhado de perto esse drama de entendimento do novo formato de licenciamento da TOTVS.

Para ficar mais claro para todos.

Todas as licencas dos produtos RM viraram FULL, pois as mesmas já o eram. Dessa maneira o investimento feito por todos nos foi preservado na integra.

O novo modelo torna o processo de aquisicao mais suave, visto que o as licenças light são no minimo 50 % mais bataras que a licença full o que torna o investimento mais suave.

Vale a pena a migracao viso que iremos ter mais vantagens no processo de aquisição. Além disso o processo de conversão de contratos pemirte que utilizemos todos os modulos sem a necessidade de aquisicao do mesmo.

No caso de se precisar de um novo modulo, precisamos apenas da implantação e de licença, sem a necessidade de comprar o modulo como era anteriormente.

Em suma vale a pena, ainda mais que se pode usar qualquer modulo da TOTVS sem distinção da linha de produto ( RM, Microsiga, Datasul ou Logocenter ).

Abraços.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  34
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  187
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   4
  • Pontos/Conquistas:  1.306
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  4
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Pessoal tenho acompanhado de perto esse drama de entendimento do novo formato de licenciamento da TOTVS.

Para ficar mais claro para todos.

Todas as licencas dos produtos RM viraram FULL, pois as mesmas já o eram. Dessa maneira o investimento feito por todos nos foi preservado na integra.

O novo modelo torna o processo de aquisicao mais suave, visto que o as licenças light são no minimo 50 % mais bataras que a licença full o que torna o investimento mais suave.

Vale a pena a migracao viso que iremos ter mais vantagens no processo de aquisição. Além disso o processo de conversão de contratos pemirte que utilizemos todos os modulos sem a necessidade de aquisicao do mesmo.

No caso de se precisar de um novo modulo, precisamos apenas da implantação e de licença, sem a necessidade de comprar o modulo como era anteriormente.

Em suma vale a pena, ainda mais que se pode usar qualquer modulo da TOTVS sem distinção da linha de produto ( RM, Microsiga, Datasul ou Logocenter ).

Abraços.

Uma dúvida quanto ao Hard Lock, pois após migrar para o novo formato de licenciamento é necessário o mesmo.

Quando for fazer uma cópia do banco de dados para teste, no mesmo servidor, irá funcionar? Ou seja, posso ter duas ou mais bases do Corpore no mesmo servidor e todas irão "autenticar" no hard lock?

Obrigado,

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  3
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  15
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  48

Uma dúvida quanto ao Hard Lock, pois após migrar para o novo formato de licenciamento é necessário o mesmo.

Quando for fazer uma cópia do banco de dados para teste, no mesmo servidor, irá funcionar? Ou seja, posso ter duas ou mais bases do Corpore no mesmo servidor e todas irão "autenticar" no hard lock?

Obrigado,

Rogério

Segundo o nosso Gerente de AR, com a utilização do hard lock o controle de licenças fica por conta do servidor de licenças, que nada mais é do que uma aplicação que controla a utilização das licenças em conjunto com o hard. Ele debita a utilização das mesmas independe da quantidade de bases que você possua. Ex: Uma empresa que possui 50 licenças e está utilizando 10 na base de homologação. Nesse caso os 10 serão debitados do pool restando apenas 40 licenças para produção.

Uma outra forma de fazer seria a utilização de uma base teste, onde a TOTVS disponibiliza algumas licenças para homologações de processos, entretanto, esse modelo não é flexível uma vez que é utilizada uma empresa teste, com dados que não são da sua empresa embora, segundo a TOTVS, algumas coisas podem ser importadas para a mesma. Por isso esse modelo não se encaixa para a empresa onde trabalho uma vez que realizamos um plano de testes envolvendo todos os setores com suas respectivas etapas do sistema e responsáveis pelos testes, registrando os erros e as soluções propostas pela TOTVS, repetindo essa bateria de testes para cada atualização. Sendo assim, temos a necessidade de replicar a base de produção para que o ambiente seja o mais fidedigno possível. Embora não concorde com esse modelo, as licenças utilizadas nesse caso, serão debitadas do meu pool de licenças de produção.

[]'s

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  34
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  187
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   4
  • Pontos/Conquistas:  1.306
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  4
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Rogério

Segundo o nosso Gerente de AR, com a utilização do hard lock o controle de licenças fica por conta do servidor de licenças, que nada mais é do que uma aplicação que controla a utilização das licenças em conjunto com o hard. Ele debita a utilização das mesmas independe da quantidade de bases que você possua. Ex: Uma empresa que possui 50 licenças e está utilizando 10 na base de homologação. Nesse caso os 10 serão debitados do pool restando apenas 40 licenças para produção.

Uma outra forma de fazer seria a utilização de uma base teste, onde a TOTVS disponibiliza algumas licenças para homologações de processos, entretanto, esse modelo não é flexível uma vez que é utilizada uma empresa teste, com dados que não são da sua empresa embora, segundo a TOTVS, algumas coisas podem ser importadas para a mesma. Por isso esse modelo não se encaixa para a empresa onde trabalho uma vez que realizamos um plano de testes envolvendo todos os setores com suas respectivas etapas do sistema e responsáveis pelos testes, registrando os erros e as soluções propostas pela TOTVS, repetindo essa bateria de testes para cada atualização. Sendo assim, temos a necessidade de replicar a base de produção para que o ambiente seja o mais fidedigno possível. Embora não concorde com esse modelo, as licenças utilizadas nesse caso, serão debitadas do meu pool de licenças de produção.

[]'s

Jadson, muito obrigado pela explicação.

A preocupação era não poder replicar a base de produção em uma teste quando necessitar simular alguma alteração mais complexa que poderia danificar a de produção. Em nosso caso não tera impacto no uso das licenças, pois quando ocorrer será apenas uma licença.

O importante era não perder essa opção de criar uma base teste.

Um abraço.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

  • Tópicos Que Criei:  9
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  240
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  50

Jadson, muito obrigado pela explicação.

A preocupação era não poder replicar a base de produção em uma teste quando necessitar simular alguma alteração mais complexa que poderia danificar a de produção. Em nosso caso não tera impacto no uso das licenças, pois quando ocorrer será apenas uma licença.

O importante era não perder essa opção de criar uma base teste.

Um abraço.

Uma questão, quando utilizamos mais que um módulo do sistema (a partir do novo modelo), contará um acesso por módulo, debitando do total de licenças?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  • Tópicos Que Criei:  34
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  187
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   4
  • Pontos/Conquistas:  1.306
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  4
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Também estou com essa dúvida, se hoje na versão 10.80, converter para autenticação utilizando o hard lock, tendo 10 (dez) licenças FULL, na mesma máquina se o usuário acessar o Fluxus e o Nucleus ao mesmo tempo, irá consumir duas ou uma licença das dez que possuo?

Sei que quando tiver tudo estiver em dot net o acesso não será mais por módulo, podendo na mesma máquina o usuário acessar o aplicativo TOTVS e de dentro dele acessar emissão de NF (antigo Nucleus) e contas a pagar (antigo Fluxus) consumindo apenas uma licenças.

Obrigado,

Rogério

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.