Ir para conteúdo
Seja Membro VIP - Remova Banners de Propagandas, Tenha Liberado Qualquer Download, Além de Acessos em Áreas Exclusivas!! ×
Quer acesso a todas as Áreas do Fórum, até aquelas só para membros VIPs? Também quer poder baixar qualquer ARQUIVO? ×

FCONT 2011 (RESOLVIDO)


omar

Posts Recomendados


  • Tópicos Que Criei:  59
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  821
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   107
  • Pontos/Conquistas:  4.796
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  74
  • Status:  Offline
  • Idade:  61
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia.

Hoje a TOTVS liberou a BibliotecaRM_Especifica_114025110 que tem o FCONT 2011.

O prazo tá chegando ao fim.

Aproveitando, seguem os procedimentos:

http://totvsconnect....dario-2010.html

Boa sorte.

Editado por omar
Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  92
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  500
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  41

Para nós esta gerando erros e sem solução até o momento. Atualmente estou com a versão Patch RMSaldus_11.0.40.105 e BibliotecaRM_Especifica_11.0.50.110, existe também teste em paralelo com a versão 11.40 com os mesmo erros.

COD_CTA_REF e Não foi encontrada nenhuma conta referencial (I051) cadastrada para esta conta contábil.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  59
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  821
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   107
  • Pontos/Conquistas:  4.796
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  74
  • Status:  Offline
  • Idade:  61
  • Dispositivo:  Windows

Bom dia.

Tá dando erro mesmo. Já abri chamado na TOTVS.

O erro é bem longo:

System.Data.SqlClient.SqlException (0x80131904): nome da coluna ambíguo 'CRÉDITO'. em System.Data.SqlClient.SqlConnection.OnError (SqlException exceção, breakConnection Boolean) em System.Data.SqlClient.TdsParser.ThrowExceptionAndWarning () em System.Data.SqlClient.TdsParser.Run (runBehavior RunBehavior, SqlCommand cmdHandler, SqlDataReader DataStream, BulkCopySimpleResultSet bulkCopyHandler, TdsParserStateObject stateObj) em System.Data.SqlClient.SqlDataReader.ConsumeMetaData () em System.Data.SqlClient.SqlDataReader.get_MetaData () em System.Data.SqlClient.SqlCommand.FinishExecuteReader (SqlDataReader ds, runBehavior RunBehavior, String resetOptionsString) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.RunExecuteReaderTds (cmdBehavior CommandBehavior, runBehavior RunBehavior, Boolean returnStream, Boolean async) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.RunExecuteReader (cmdBehavior CommandBehavior, runBehavior RunBehavior, returnStream Boolean, o método String, resultado DbAsyncResult) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.RunExecuteReader (cmdBehavior CommandBehavior, runBehavior RunBehavior, returnStream Boolean, o método String) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.ExecuteReader (comportamento CommandBehavior, método String) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.ExecuteDbDataReader (comportamento CommandBehavior) em RM.Ctb.Sped.CtbDbReader.OpenCursor () em RM.Ctb.Sped.Fcont.CtbFCONTProcBaseData.ReadLancamentos (String filtroFilial, CtbFormaEscrituracaoEnum formaEscrituracao, Int16 codColigada, DateTime dataIni, DateTime dataFin, Boolean geraLancamentoFechamento) em RM.Ctb.Sped.Fcont.CtbFCONTProcData.ProcessaLancamentos (Int16 codColigada, String filtroFilial, List `1 ListIntervalo) em RM.Ctb.Sped.Fcont.CtbFCONTProcData.DoExecute (RMSParamsProc Params) em RM.Lib.Server.RMSProcess.Execute (RMSParamsProc & paramsProc) em RM.Lib.Jobs.RMSJobExecutor.ExecuteJob (Object jobObject)

Logo que retornem a solução, eu repasso no forum.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  59
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  821
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   107
  • Pontos/Conquistas:  4.796
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  74
  • Status:  Offline
  • Idade:  61
  • Dispositivo:  Windows

Este teu erro é de relacionamento. Vc tem de ir no plano de contas paralelo 9 (o da Receita Federal) e fazer o relacionamento com suas contas.

Para nós esta gerando erros e sem solução até o momento. Atualmente estou com a versão Patch RMSaldus_11.0.40.105 e BibliotecaRM_Especifica_11.0.50.110, existe também teste em paralelo com a versão 11.40 com os mesmo erros.

COD_CTA_REF e Não foi encontrada nenhuma conta referencial (I051) cadastrada para esta conta contábil.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Eu utilizo a versão 11.20. Preciso atualizar para 11.40 ?

Att

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  6
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  97
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  542
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  1
  • Status:  Offline
  • Idade:  42

Mac, a TOTVs disponibilizou apartir da 10.80!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  92
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  500
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  41

Este teu erro é de relacionamento. Vc tem de ir no plano de contas paralelo 9 (o da Receita Federal) e fazer o relacionamento com suas contas.

Realmente foi isso, mas o problema era que o validador não acusava nenhuma conta que faltava ser associada ( A RM solicitou nossa base para analisar o porque isso aconteceu). Peguei este sql e mostrou as conta faltantes:

SELECT CODCONTA, DESCRICAO FROM CCONTA

WHERE CODCONTA NOT IN (SELECT CODCONTA FROM CCTACTA2 WHERE CODPARALELO = 8)

and CODCONTA LIKE ('_.__.__.__._____')

and codcoligada = 0

order by codconta

Depois validamos e apresentou esta mensagem:

Erro: A conta referencial informada não está vigente no período da escrituração definido no registro 0000 (Ver tabela de plano de contas referencial).

Abrimos o arquivo "contasref-SRF" onde foi instalado o sistema Fcont, existe uma pasta chamada: tabelasexternas. Conforme este arquivo existe contas no plano de contas referencial que não estão mais no período de vigência. Portanto deve ser retirado a associação de contas contabeis e centros de custos associados a esta conta referencial.

---------------------

Resumindo realmente nossa conta não estava em periodo virgente, mas encontramos um problema no plano de conta do governo disponibilizado. SE analisarmos o plano de conta paralelo ele vai até a conta 4, mas se abrimos o arquivo contasref-SRF ele vai até a conta 5 e precisamos destas conta para terminamos associação.

#### Abrem os dois arquivos e conferem.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  92
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  500
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  41

Pessoal,

Referente as contas 5 que não estão na legislação, tive o retorno da raceita:

De: SPED [mailto:sped@receita.fazenda.gov.br]

Enviada em: terça-feira, 8 de novembro de 2011 11:19

Para: Rogério Rezende

Assunto: Re: Fale Conosco - Sítio SPED - e-Lalur

Pode considerar o grupo 5, disponibilizado no programa.

Atenciosamente,

Equipe Sped Contábil-Fcont

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  92
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  500
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  41

Pessoal como vocês estão fazendo para associar os centro de custo para aquelas contas contábeis que teve movimentação no período? Estão fazendo isso via sistema ou via banco?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  20
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  62
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  500
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Pessoal como vocês estão fazendo para associar os centro de custo para aquelas contas contábeis que teve movimentação no período? Estão fazendo isso via sistema ou via banco?

Ate onde eu li o Centro de Custo nao era necessario (Obrigatorio) agora to vendo que sim. Aff...

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  92
  • Conteúdo/Dia:  0.02
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  500
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  41

Pessoal descobri uma forma do PVA não acusar o Centro de Custo, se realmente der certo amanha posto todo os procedimentos.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Pessoal,

A empresa onde trabalho não se utilizou de nenhuma forma de ajuste de seus saldos contábeis. Ou seja, nada de expurgos ou adições. Eu gerei o arquivo mas deu uma série de incosistências. É necessário realizar algum procedimento além de relacionar o plano de contas contábil com o plano de contas paralelo?

Att

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  20
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  62
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  500
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Pessoal descobri uma forma do PVA não acusar o Centro de Custo, se realmente der certo amanha posto todo os procedimentos.

Desmarcando a check box enviar spedContabil do cadastro de CC ?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  2
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  6
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  50
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Pessoal,fff

A empresa onde trabalho não se utilizou de nenhuma forma de ajuste de seus saldos contábeis. Ou seja, nada de expurgos ou adições. Eu gerei o arquivo mas deu uma série de incosistências. É necessário realizar algum procedimento além de relacionar o plano de contas contábil com o plano de contas paralelo?

Att

Inseri via script a vinculacao de centros de custos movimentados no periodo, junto as contas contabeis e paralelas. Regerei, e continuou mostrando erro referente a centro de custo. Reenviei para a Totvs analisar.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Descobri que meu sistema está gerando automaticamente no campo IND_LCTO lançamentos com o descritivo "NORMAL" a cada movimento diário. Procurei por esses lançamentos no Saldus mas não encontrei para atualizar o campo complementar. Tá feia a coisa...

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  59
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  821
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   107
  • Pontos/Conquistas:  4.796
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  74
  • Status:  Offline
  • Idade:  61
  • Dispositivo:  Windows

E o prazo tá acabando.

Estou com um chamado aberto por causa de mensagem de erro. O contador daqui já resolveu fazer o arquivo a partir do SPEED e colando o resto via excel... E conseguiu. hehehe.

Bota feia a coisa.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  0
  • Tópicos/Dia:  0
  • Meu Conteúdo:  23
  • Conteúdo/Dia:  0.00
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  115
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  43

Bom dia!

Vc verificou o cadastro do centro de custo?

Os campos estão com marcação de envia para Sped?

Os centros de custo estão associados a classificação do centro de custo?

Uma dica pro pessoal da TI, depois de instalado o modulo compativel para geração do arquivo, o restante é com o contador, verificar os centros de custo, associar contas contabeis ao plano de contas paralelo, ao gerar o arquivo validador na consistencia aparece os campos onde não foram associados.

Abraços.

Completando... sou contadora e após colocar versão compativel o restant foi parte contábil, o pessoal da TI não saberia localizar o problema, coloca o contador para verificar os logs de erro,

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Bom dia!

Vc verificou o cadastro do centro de custo?

Os campos estão com marcação de envia para Sped?

Os centros de custo estão associados a classificação do centro de custo?

Uma dica pro pessoal da TI, depois de instalado o modulo compativel para geração do arquivo, o restante é com o contador, verificar os centros de custo, associar contas contabeis ao plano de contas paralelo, ao gerar o arquivo validador na consistencia aparece os campos onde não foram associados.

Abraços.

Completando... sou contadora e após colocar versão compativel o restant foi parte contábil, o pessoal da TI não saberia localizar o problema, coloca o contador para verificar os logs de erro,

Eu tenho uma grande quantidade de centros de custo. Vou ter que vincular todos conta por conta ?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  193
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline

Pessoal,

Referente as contas 5 que não estão na legislação, tive o retorno da raceita:

De: SPED [mailto:sped@receita.fazenda.gov.br]

Enviada em: terça-feira, 8 de novembro de 2011 11:19

Para: Rogério Rezende

Assunto: Re: Fale Conosco - Sítio SPED - e-Lalur

Pode considerar o grupo 5, disponibilizado no programa.

Atenciosamente,

Equipe Sped Contábil-Fcont

Rogério bom dia,

Como vou utilizar este grupo de contas se o plano de contas disponibilizado pela totvs não contém o mesmo???

Abraços!!!!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  15
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  71
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   1
  • Pontos/Conquistas:  506
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  52

Rogério bom dia,

Como vou utilizar este grupo de contas se o plano de contas disponibilizado pela totvs não contém o mesmo???

Abraços!!!!

Pois é, agora ficamos de mãos atadas. Preciso do grupo 5 porque todas as contas que eu vinculei estão fora do período vigente.

Att

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  17
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  138
  • Conteúdo/Dia:  0.03
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  860
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline
  • Idade:  35

Um bom tempo sem entrar no forum, estou com problemas e pensando que era algo exclusivo daqui da empresa vejo os mesmos problemas de todos... to pensando ainda o que fazer...

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  59
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  821
  • Conteúdo/Dia:  0.16
  • Reputação:   107
  • Pontos/Conquistas:  4.796
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  74
  • Status:  Offline
  • Idade:  61
  • Dispositivo:  Windows

O problema abaixo foi ocasionado por um campo complementar de lançamento com o nome de CREDITO. Removi o campo e parou de dar o erro.

A TOTVS já disponibilizou uma biblioteca especial da versão 11.20 que resolve o problema. Deve disponibilizar breve uma da 11.40.

Caso tenha campo complementar com nome DEBITO ocorre a mesma coisa.

Bom dia.

Tá dando erro mesmo. Já abri chamado na TOTVS.

O erro é bem longo:

System.Data.SqlClient.SqlException (0x80131904): nome da coluna ambíguo 'CRÉDITO'. em System.Data.SqlClient.SqlConnection.OnError (SqlException exceção, breakConnection Boolean) em System.Data.SqlClient.TdsParser.ThrowExceptionAndWarning () em System.Data.SqlClient.TdsParser.Run (runBehavior RunBehavior, SqlCommand cmdHandler, SqlDataReader DataStream, BulkCopySimpleResultSet bulkCopyHandler, TdsParserStateObject stateObj) em System.Data.SqlClient.SqlDataReader.ConsumeMetaData () em System.Data.SqlClient.SqlDataReader.get_MetaData () em System.Data.SqlClient.SqlCommand.FinishExecuteReader (SqlDataReader ds, runBehavior RunBehavior, String resetOptionsString) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.RunExecuteReaderTds (cmdBehavior CommandBehavior, runBehavior RunBehavior, Boolean returnStream, Boolean async) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.RunExecuteReader (cmdBehavior CommandBehavior, runBehavior RunBehavior, returnStream Boolean, o método String, resultado DbAsyncResult) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.RunExecuteReader (cmdBehavior CommandBehavior, runBehavior RunBehavior, returnStream Boolean, o método String) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.ExecuteReader (comportamento CommandBehavior, método String) em System.Data.SqlClient.SqlCommand.ExecuteDbDataReader (comportamento CommandBehavior) em RM.Ctb.Sped.CtbDbReader.OpenCursor () em RM.Ctb.Sped.Fcont.CtbFCONTProcBaseData.ReadLancamentos (String filtroFilial, CtbFormaEscrituracaoEnum formaEscrituracao, Int16 codColigada, DateTime dataIni, DateTime dataFin, Boolean geraLancamentoFechamento) em RM.Ctb.Sped.Fcont.CtbFCONTProcData.ProcessaLancamentos (Int16 codColigada, String filtroFilial, List `1 ListIntervalo) em RM.Ctb.Sped.Fcont.CtbFCONTProcData.DoExecute (RMSParamsProc Params) em RM.Lib.Server.RMSProcess.Execute (RMSParamsProc & paramsProc) em RM.Lib.Jobs.RMSJobExecutor.ExecuteJob (Object jobObject)

Logo que retornem a solução, eu repasso no forum.

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  4
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  30
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   2
  • Pontos/Conquistas:  193
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  2
  • Status:  Offline

Pois é, agora ficamos de mãos atadas. Preciso do grupo 5 porque todas as contas que eu vinculei estão fora do período vigente.

Att

Mac boa tarde,

O arquivo Contasref-SRF.txt localizado no diretório C:\Program Files\Programas_SPED\SPEDFCONT2011\tabelasexternas de onde foi instalado o validador do fcont possui informações de quais contas estão em período vigente e quais não estão.

No exemplo abaixo vou mostrar como se verifica esta questão.

No arquivo Contasref-SRF.txt você vai encontrar a conta que deseja verificar se esta vigente ou não como essa logo abaixo.

3.01.01.07.01.33.00;Outras Despesas Operacionais;28122007;31122008;A;3.01.01.07.01;6;4;A

A conta acima não está vigente pois como podemos observar ela possui duas datas ou seja o início e o fim da vigencia.

3.01.01.07.01.33.90;Outras Despesas Operacionais;01012008;;A;3.01.01.07.01;6;4;A

Já esta linha possui somente uma data, possui somente o inicio da vigencia, ou seja, ainda é vigente.

Espero ter ajudado.

E ficarei no aguardo de mais noticias para fechar este Fcont.

att,

Marcelo Wagner

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  69
  • Tópicos/Dia:  0.01
  • Meu Conteúdo:  339
  • Conteúdo/Dia:  0.06
  • Reputação:   12
  • Pontos/Conquistas:  2.393
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  8
  • Status:  Offline
  • Idade:  46

Inseri via script a vinculacao de centros de custos movimentados no periodo, junto as contas contabeis e paralelas. Regerei, e continuou mostrando erro referente a centro de custo. Reenviei para a Totvs analisar.

Flavio, boa tarde!

Tu poderia disponibilizar o script que utilizou para fazer as inserções de centro de custos conforme você mencionou?

Link para comentar
Compartilhar em outros sites


  • Tópicos Que Criei:  20
  • Tópicos/Dia:  0.00
  • Meu Conteúdo:  62
  • Conteúdo/Dia:  0.01
  • Reputação:   0
  • Pontos/Conquistas:  500
  • Conteúdo Resolvido:  0
  • Dias Ganho:  0
  • Status:  Offline

Ok então!

Link para comentar
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora, e se registrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esse tópico

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi automaticamente inserido no corpo do post.   Exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar conteúdo do editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Usando este site, você concorda com nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.